sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ciclo das Festas Juninas






Bem, nesse mês de junho é comemorado em todo o Brasil, desde o período colonial o ciclo das festas juninas que gira em torno de três santos e datas especiais: Santo Antonio (13/06); São João (24/06); São Pedro (29/06).
No nordeste, principalmente, esses santos são reverenciados e essas festas são importantes e marcantes para a região e historicamente são os eventos mais festivos e com forte apelo popular e cultural.
 É interessante notar que as datas são comemoradas na véspera, havendo sorteios e simpatias, ou seja, adivinhações a respeito de amores e do futuro.
A primeira que abre o ciclo é o culto a Santo Antonio, um santo português, nascido em Lisboa que foi cultuado como casamenteiro e de causas perdidas.
A segunda é a São João, considerado o protetor dos casados e dos enfermos é o santo festeiro caracterizado pelas festas alegres e coloridas, os acordes das sanfonas que arrastam pessoas ao longo das ruas e pátios dos eventos.
A terceira é São Pedro considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. Os fogos e o pau de sebo são as principais atrações da festa. Reza a tradição que no seu dia, todos os que recebem seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas.

As comemorações dos 03 santos têm cunho religioso e intenções diferentes com inúmeras atrações como as guloseimas e iguarias como batatas-doces assadas, canjica, quentão, milho verde e assado, bolos típicos, cuscuz, amendoim, licores, e como as fogueiras, as quadrilhas, fogos de artifício, bombinhas e tantos outros atrativos que fazem um festival de alegrias, transformando o espírito das pessoas diante das afinidades e particularidades da festa, ocasionando um fluxo migratório muito grande para essas regiões.
Durante esse período as ruas são enfeitadas com bandeirolas e balões de forma bem humorada, através de personagens típicos como o padre, a beata, a parteira, o prefeito, a primeira dama, o noivo, a noiva e tantos outros que compõe o cotidiano da vida.
Destaque para as carroças ornamentadas, os casamentos matutos, as quadrilhas tradicionais e estilizadas.
A queima das fogueiras, dos foguetes e balões fazem festa no céu, transformando o evento em um espetáculo interessante e divertido. O show pirotécnico é fascinante, com fogos de todos os tipos e feitios juntamente com os balões espalhados por todo canto movimentando o encanto do imaginário de cada pessoa. 
As quadrilhas são consideradas uma herança do folclore francês, chamando atenção as roupas típicas e coloridas e as danças entre homens e mulheres, enchendo de irreverência e alegria os olhos dos que assistem.
Enfim, ainda persiste e resiste a valorização das tradições, dos costumes e das características da festa, incentivando as transmissões de suas brincadeiras e popularidade através de várias gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário