terça-feira, 23 de agosto de 2011

FILME A Árvore da Vida / The Tree of Life















É um filme que narra a história de duas gerações de uma família Texana que tem no patriarca representado por Brad Pitt a figura central da trama e a sua relação com a esposa encarnada por Jessica Chastan, mãe meiga e carinhosa e seus 03 filhos.
Anos 1950. Nesse contexto da dinâmica familiar, a paternidade era baseada no castigo e austeridade, imperava a autoridade e a intransigência, prevalecendo um clima de medo e respeito. O filho mais velho Jack (Hunter Mccracken) reage a essa situação e vive em constante atrito e conflito consigo e com o pai, estabelecendo uma relação conturbada até mesmo com o irmão mais novo por motivo de ciúmes.
Nesse cenário o caçula morre precocemente desencadeando paralelamente por parte do espectador uma busca para entender os fatos e traduzir literalmente a mensagem do filme. É um desafio, não só pelas imagens e fotografias nada banais, um tanto simbólicas e abstratas, como traduzir nas entrelinhas as perguntas que o filme induz - é possível viver o caminho da natureza, mundano ou o caminho da graça universal? Viríamos para esse mundo para nos redimir?
Esse sentido de transcendência da jornada humana através da busca pelo amor altruísta, da herança que cada um carrega, a representação simbólica do mundo e do tempo se traduz em uma obra repleta de simbolismos e significados, de conteúdos existencialistas, divagando por questões filosóficas, chegando até mesmo a dificultar a compreensão diante da complexidade dos temas abordados.
Belas fotografias e ótimos efeitos especiais. A trilha sonora é de Alexandre Deplat. Excelentes atuações de Brad Pitt e Sean Penn.
Escrito e dirigido por Terrence Malick. EUA / 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário