segunda-feira, 15 de agosto de 2011

FILME Filhos de João - o Admirável Mundo Novo Baiano





É um longa/documentário sobre um grupo musical – Os Novos Baianos que escreveu a história da Música Popular Brasileira dentro de uma época efervescente, criativa, irreverente e de um espírito libertário no final da década de 1960.
O interessante é que os protagonistas / personagens principais são os próprios músicos, como Moraes Moreira, Galvão, Pepeu Gomes, Baby Consuelo que falam e poetizam sobre essa época, as músicas e a filosofia de vida que eles adotaram quando viviam em uma comunidade em um sítio no RJ, onde compartilharam experiências incríveis, momentos intensos de muita criação e inovação além de terem desenvolvido o senso comum e o coletivo, onde o dinheiro não era o mais importante, mas o espirito de coletividade dominante e o respeito entre eles.
O filme é mais que um documentário é um espelho e uma reflexão sobre uma época, capta com sutileza a mentalidade e o pensamento das pessoas, a sintonia do grupo referente às mudanças comportamentais entre as décadas de 60 e 70, tendo como pano de fundo a ditadura militar.
Sem esquecer, é claro, do redirecionamento do grupo com a chegada de João Gilberto dos EUA, da sua influência e transformação do som que tendia mais para o rock, passando a introduzir o samba, choro e outros ritmos brasileiros, marcando definitivamente esse grande momento histórico da MPB.
É um filme sensível, criativo, saudosista e nostálgico, uma verdadeira pérola, não só pelo aspecto histórico do grupo e consequentemente da música, como pela própria utopia vivida, um sonho realizado, uma evocação e um retrato de uma geração que desafiou todos os padrões de comportamento. É um verdadeiro resgate cultural.
Esse filme ganhou o prêmio de público no Festival de Brasília. A direção é do bahiano Henrique Dantas / 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário