quinta-feira, 4 de agosto de 2011

FILME: Namorados para Sempre / Blue Valentine








Trata-se de um filme sensível, comovente e contagioso, baseado na história do casal Dean (Ryan Gosling) e Cindy (Michelle Williams) que estão tentando responder as perguntas: o que deu errado entre eles? Por que a paixão que outrora os unia agora desmoronou? Teria alguma explicação ,se sim, onde poderia buscar? Enfim, esse é o mote dessa fita baseada na relação entre Dean e Cindy, casados a 6 anos e com uma filha pequena que passam por momentos de crises e incertezas no casamento e tentam seguir em frente a fim de superar os problemas de uma relação já desgastada.
O pano de fundo são as diferenças psicossociais entre os dois e a própria maneira de ambos de encarar a vida, seja pessoal como profissional, desmistificando a fantasia de que o amor é para sempre e trazendo à tona uma realidade seca e cruel da vida a dois. As cenas são intercaladas através de flashback, desde quando se conheceram, ou seja, ela estudante de medicina e ele ajudante de mudanças, vivendo uma paixão energizante sendo transformada em uma relação amarga e doída, restando apenas a escolha da separação como algo inevitável.
Essa busca de respostas para o que realmente aconteceu para o amor entre eles ter acabado é que cria uma atmosfera de interesse e encantamento, cabendo ao espectador identificar-se ou não com a história que também desconstrói a instituição casamento, desnudando todo o desgaste causado pela convivência no dia a dia.
Vale ressaltar que o diretor Derek Cianfrance preparou esse filme durante 12 anos, permitiu que os protagonistas se encantassem um com o outro para filmar o passado e fez com que morassem juntos um mês para que a química dos dois se tornasse real e visível. Merece destaque a sensibilidade e a atuação individual de cada um.
A produção é EUA/2010. A trilha sonora é de Grizzly Bear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário