segunda-feira, 31 de outubro de 2011

FILME / MOVIE Uma Doce Mentira / De Vrais Mensonges
















Uma agradável e engraçada comédia romântica ambientada na cidade de Sète, no sul da França que conta a história de Émille (Audrey Tautou) uma jovem e bela cabeleireira e dona de um salão de beleza que vive a vida trabalhando, se dedicando e preocupando com a mãe Maddy (Nathalie Baye) a ponto de arquitetar inúmeras situações para torná-la feliz.

Tudo acontece quando um dia Émille recebe uma carta anônima que é uma verdadeira declaração de amor. Ela não se importa com a carta, joga no lixo e continua a falar, só que o remetente da tal carta é o eletricista e encarregado de serviços gerais Juan (Sami Bouajila), homem tímido e discreto que, por acaso, se apaixonou pela patroa e trabalha no salão dela e também por acaso está presente na hora que a carta é recebida e jogada fora.

Como Maddy vive deprimida e triste por causa da separação, Émille tem um ideia, pega a tal carta anônima e resolve reenviar para a mãe como se tivesse sido escrita para ela, a partir desse momento, há uma sucessão de cenas cômicas e divertidas, desencadeando situações fora de controle.

Nesse ínterim, vamos descobrindo as qualidades e qualificações profissionais de Juan, além de ter formação superior, é poliglota e escreve poemas, e nos deleitando com as situações hilariantes que vão desenrolando, criando um clima de expectativa e torcida para que os dois, Émille e Juan, possam finalmente se entender depois de tantas trapalhadas.

Olhe, o filme é ótimo, a trama é graciosa e encanta o espectador que sai com a sensação de leveza. Os diálogos são inteligentes, bem elaborados e utiliza-se de elementos do cotidiano para desenvolver as cenas, valorizando o desempenho do trio formado pelos personagens Émille, Juan e Maddy, respectivamente.

Ponto para a trilha sonora assinada por Philippe Eidel e a fotografia por Gilles Henry. A direção é de Pierre Salvadori, lê-se Amar ...Não Tem Preço, também estrelado por Audrey em 2006.
França / 2010.

Curiosidade: Audrey Tautou ganhou projeção internacional com o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain em 2001 que se tornou um marco em sua carreira, inclusive indicada a 05 prêmios de Oscar. Dentre outros O Código Da Vinci e Coco Antes de Chanel.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR - RJ




















FOTOS DE LEYLA ALBAN
CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR


Bem ... discorrer sobre o Bondinho do Pão de Açúcar é penetrar num universo prazeroso e agradável não só por ser uma das principais atrações turísticas e ecológicas, mais também por ser um verdadeiro convite para apreciar as belas paisagens naturais, tornando uma marca registrada da cidade do Rio de Janeiro.

Só para relembrar um pouco da história do bondinho, já em 1908 o Eng.º Augusto Ferreira Ramos foi o idealizador de um sistema teleférico que facilitasse o acesso ao cume do monte. Preparado e aprovado o arrojado projeto e depois de exaustivos trabalhos, em 27/10/1912   foi inaugurada a primeira etapa da gigantesca obra através de uma ousada operação para a engenharia da época.

Desde então, o bondinho funciona ao longo de duas rotas, uma ligando a base do Morro da Babilônia ao Morro da Urca e outra ligando o Morro da Urca ao Pico do Pão de Açúcar. Só para se ter ideia, a primeira linha (estação inicial – Morro da Urca) possui extensão de 600 m (21,6 km/h) e a segunda linha (Morro da Urca – Pão de Açúcar) possui uma extensão de 850 m (36 km/h).  A capacidade atual é de 60 passageiros por viagem e o trajeto de cada linha é realizado em aproximadamente 3 minutos.  O morro do Pão de Açúcar tem 396 m de altura e o Morro da Urca tem 220 m de altura.

Como curiosidade, o bondinho foi cenário do filme 007 Contra o Foguete da Morte em 1979 e palco de visitantes ilustres e atrações diversas, promovendo e dando visibilidade a cidade do Rio de Janeiro, transformado em marco natural, histórico e turístico.   Em 2002 completou 90 anos, e obviamente em 2012 completará 100 anos.

Foi construído e até hoje é operado e mantido pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar que mantém e administra o empreendimento.

Olhe, vale a pena conferir, apreciar e se deleitar nesse descortinamento de magníficas paisagens naturais, um verdadeiro presente para os olhos e para a alma, literalmente.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

FILME Balada do Amor e do Ódio / Balada Triste de Trompeta













A narrativa contém altas doses de drama e pouquíssimo ou quase nenhum humor, apesar de ter como pano de fundo o universo circense e suas particularidades e peculiaridades e a guerra civil que assolou a Espanha na ditadura Franco no período compreendido entre o início (1936-39) até meados dos anos 1970, sinalizando a véspera do início e a fase final de um sangrento e sombrio período da história da Espanha. Nesse cenário caótico e sangrento, o cineasta espanhol Aléx De La Iglesia desenrola uma espiral de paixão, loucura e violência entre dois homens pela disputa do amor de uma mulher, desencadeando uma permanente tensão nessa história passional com desdobramentos angustiantes e imprevisíveis.

Tudo acontece em 1937, nesse contexto de guerra quando os republicanos caçam voluntários para lutar contra as forças franquistas e um dos palhaços, o Palhaço Branco (Santiago Segura), dentro de um vestido e peruca de mulher, ataca armado de foice e faz um verdadeiro estrago contra os soldados do Exército Nacional que o levam preso e acabam matando-o. Nesse ínterim, o seu filho Javier (Carlos Areces), ainda menino, absorve todo o ódio, abraça a profissão do pai e acata o pedido de se tornar, quando adulto, um palhaço triste e comece a trabalhar em um circo.

Passaram-se os anos, Javier se tornou um homem introvertido e triste devido a perda de seu único laço afetivo, e então, ele começa a trabalhar em um circo nos arredores de Madri por volta de 1973 onde conhece o Palhaço Gracioso Sergio (Antonio de La Torre), o rei absoluto do circo.

A trama narra os conflitos existentes entre os palhaços Javier e Sergio que se apaixonam pela bela trapezista Natália (Carolina Bang), então mulher do segundo, provocando um insano e violento duelo por seu amor. Natália vai dividir-se entre a paixão violenta e doentia de Sergio e o amor tranquilo de Javier.

O inesperado nos surpreende a todo momento, levando o espectador a se comover com o drama entre os dois palhaços e a relação de amor e ódio desencadeando uma cruel e sangrenta batalha. É uma obra alegórica e com estilo, enriquecendo a trama com os efeitos visuais. No mínimo diferente.

O filme venceu os prêmios de melhor direção e roteiro de De La Iglesia no Festival de Veneza / 2010. França / Espanha / 2010.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

FORTE DE COPACABANA - RJ

      










FOTOS DE LEYLA ALBAN
CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR


O Forte de Copacabana foi inaugurado em 28/09/1914 pelo então Presidente da República Marechal Hermes da Fonseca e ocupa uma área de 114.000 m².  O local é aprazível, extraordinariamente belo e dotado de uma paisagem natural privilegiada. É agradável para os olhos e o coração.  Vale a pena visitar.