terça-feira, 24 de abril de 2012

FILME / MOVIE: Diário de um Jornalista Bêbado / The Rum Diary



Baseado no romance do escritor Hunter S. Thompson (1937-2005), criador da controvertida “imprensa gonzo”, ícone da contracultura e da revista Rolling Stone, de personalidade controvertida e curiosa, o seu amigo Depp protagonizou o espírito e a personalidade de Hunter nesse longa deliciosamente adaptado do livro “Rum:Diário de um Jornalista Bêbado”.

O autor se inspirou e escreveu o livro quando morava em Orange County, N.Y. e era repórter do jornal local The Times Herald Record, na década de 1960.

A história se passa em clima dos anos 60, quando o jornalista americano Paul Kemp (Johnny Depp) deixa os EUA por ser convidado a trabalhar em um jornal na cidade de Porto Rico. Chegando lá, depara-se com uma cultural local bastante peculiar e o jogo da especulação imobiliária de estrangeiros inescrupulosos que veem na ilha uma oportunidade de enriquecimento.

No jornal The San Juan Star do editor Lotterman (Richard Jenkins), Kemp faz amizade com o fotógrafo Bob Sala ((Michael Rispoli) e passam a dividir o mesmo espaço, a rotina diária de muitas garrafas de rum e as inúmeras experiências profissionais e pessoais. Eles não compartilham com os hábitos, costumes e moradores locais.

Tudo vai bem até que conhece o empresário ambicioso Hal Sanderson (Aaron Eckhart) e sua bela Chenault (Amber Heard) que mudará a vida de Kemp fazendo-o confrontar-se com um dilema ético que o motivará a refletir sobre os rumos de seu jornalismo. Se é para melhor ou não, só assistindo para saber.

A narrativa é envolvente, misto de drama, aventura e comédia com humor um tanto ácido. Consegue capturar o espírito e o universo da obra de Thompson que tinha 22 anos ao escrever o livro, em total clima de rebeldia e transgressão da época. A ficção é baseada em suas próprias memórias no período em que trabalhou em um jornal em Porto Rico nos anos 60.

A simbiose entre Thompson x Depp foi perfeita desde quando sem o ator não haveria o filme e nem o livro, já que foi ele mesmo que convenceu a Hunter a publicá-lo.

The Rum Diary é o segundo filme que Depp atua como protagonista da obra de Thompson, antes de tudo, seu amigo. O outro foi Medo e Delírio (1998), também adaptação do livro homônimo.

A direção e o roteiro são de Bruce Robinson. EUA / 2011. Muito legal. Vale a pena conferir.

Foto de Hunter S. Thompson


segunda-feira, 23 de abril de 2012

FILME / MOVIE: Na Sombra de um Rapto / The Clearing


É um drama psicológico baseado em fatos reais sobre um rapto envolvendo o empresário Wayne Hayes (Robert Redford) que construiu fortuna ao longo da vida e teve muitos tropeços em sua caminhada para chegar na posição que está ...

Wayne é casado com Eileen Hayes (Helen Mirren), tem dois filhos que já estão na fase adulta e um netinho.

Empresário de sucesso, construiu uma grande fortuna através do trabalho, despertando a curiosidade e o interesse de revistas sensacionalistas e especializadas, atraindo com isso, o olhar de pessoas inescrupulosas e perigosas.

Em uma manhã, ao sair de casa, Wayne é abordado pelo desconhecido Arnold Mack (Willem Dafoe), sequestrado, levado para uma floresta e mantido refém a espera de resgate. Tenta "negociar” a sua vida, mas em vão.

No decorrer da trama recheada de mistérios e suspenses, vamos acompanhando o desespero da família em busca de notícias e as intensas negociações com o sequestrador para a libertação de Wayne, tudo isso com o apoio e monitoramento dos agentes do FBI.

O sequestro possibilita que o casal reavalie o seu casamento e reconheça o sentimento que ainda existe entre eles, apesar de parecer diferente.

A direção é de Pieter Jan Brugge. Alemanha / EUA / 2004.

terça-feira, 17 de abril de 2012

FILME / MOVIE: Um Método Perigoso / A Dangerous Method


O longa é um drama psicológico ocorrido às vésperas da 1ª Guerra Mundial, por volta dos idos de 1904/1905, em Viena, onde o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, encarnado por Michael Fassbender começa a colocar em prática os ensinamentos do pai e mentor da psicanálise Sigmund Freud, interpretado por Viggo Mortensen. A partir do surgimento de questionamentos e discordâncias, surgem novas teorias.

O filme é histórico visto que recria o início da era da psicanálise e retrata o desenvolvimento e avanços de uma fértil e estimulante amizade entre dois gênios da psiquê humana e que tem como ponto central e catalisador a paciente e futura assistente de Jung, a russa Sabina Spielrein (Keira Knightley), que veio a se tornar uma das primeiras mulheres psicanalistas.

A narrativa é objetiva e aborda a intensa e polêmica relação entre analista x paciente, permeado com conflitos éticos, científicos, morais e sexuais.

A trama é uma adaptação do livro “A Most Dangerous Method” de John kerr.

Palmas para a dupla de atores Fassbender-Mortensen que convencem e imprimem realismo através de diálogos inteligentes e debates filosóficos.

Esse filme teve indicações no Globo de Ouro/2012 para Melhor Ator Coadjuvante – Viggo Mortensen e pela National Board of Review/2011 para Melhor Ator – Michael Fassbender.

Esse é o terceiro filme de Viggo Mortensen em parceria com o diretor David Cronenberg, os outros são Marcas da Violência e Senhores do Crime.

Vale ressaltar a grandiosidade das imagens, a esmerada reconstituição da época, os cenários elegantes e o vestuário impecável. As locações foram realizadas na Alemanha, Áustria e Suíça. Filme para ser visto e revisto. I.m.p.e.r.d.í.v.e.l.

A direção é do cineasta canadense David Cronenberg. Em seu currículo: Gêmeos, Mórbida Semelhança, A Mosca (1986), Crash-Estranhos Prazeres (1996), Transfer, Marcas da Violência (2005), dentre outros.
Reino Unido/Alemanha/Canadá/Suiça/ 2011.

Viggo Mortensen como Freud
Michael Fassbender como Jung
 
Keira Knightley como Sabina

segunda-feira, 16 de abril de 2012

FILME / MOVIE: A Toda Prova / Haywire



É um thriller policial e de suspense, regado a muita ação e pancadaria que movimenta a história de uma oficial de operações especiais de uma organização especializada em resgates de reféns Mallory Kane (Gina Carano), uma espiã destemida e esperta que é convocada para realizar uma missão secreta que envolve a libertação de um jornalista chinês, mas ao descobrir que existe um complô para matá-la, constrói um plano de vingança para tentar a todo custo, salvar a própria pele.

Ao conhecermos Mallory, percebemos a sua habilidade e destreza para executar missões difíceis, é fisicamente ágil, especialista em artes marciais, inteligente, sagaz e seu desempenho se destaca como uma grande espiã.

Ao ser contratada por Kenneth (Ewan McGregor) para realizar uma missão secreta com Paul (Michael Fassbender), passa a se envolver com grupos perigosos, como Robert (Michael Douglas) e Aaron (Channing Tatum), daí, constatará que além de não poder confiar em ninguém, armaram uma emboscada para eliminá-la, então, busca se defender e desarticular a ação dessa conspiração internacional.

O longa faz uso de flashbacks e as músicas dão o tom forte de conspiração e do gênero espionagem, lembrando também que tem uma pontinha com Antonio Banderas.

O longa marca a estreia da americana Gina Carano no cinema, a lutadora de MMA – Mixed Martial Arts.

A direção é de Steven Soderbergh, lê-se:  Onze Homens e Um Segredo (2001),  Confissões de Uma Garota de Programa (2009), Traffic,  O Estranho,  Contágio, dentre outros.   EUA / Irlanda/ 2011.


sexta-feira, 13 de abril de 2012

E Viva a Bahia!!!!!


                                                         Haverá sempre um olhar,
                   para apreciar e viajar nesse mar ...

              Haverá sempre um olhar,
           para despertar a beleza
          elevar a natureza

             Haverá sempre um olhar,
                                                        para  fugir com a fantasia
               eternizar a poesia ....

                                                              E Viva a Bahia!!!!!!!!!!

 
 
Fotos de Leyla Alban
      

quinta-feira, 12 de abril de 2012

O Eterno Raulzito


Aproveitando a trilha do filme Raul Seixas – O Início, o Fim e O Meio, o soprodeideiasnoar não poderia ficar distante do reconhecimento e da homenagem prestada ao grande artista e arquiteto de uma nova cultura.


Na letra da música Mosca na Sopa ...

"Eu sou a mosca
Que pousou em sua sopa
Eu sou a mosca
Que pintou pra lhe abusar …"


Essa foi o espírito das suas obras, ou seja, ser a mosca que incomodava, gritava, bradava, berrava com suas ideias, sua filosofia, sua mente brilhante.

Em Metamorfose Ambulante ...

"Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo

Eu quero dizer
Agora, o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante"

Raul Seixas foi uma explosão da contracultura, virou um mito na trajetória de criação e do sucesso do rock brasileiro e por ter trilhado tanto em tão pouco tempo.

Deixou como legado uma vasta discografia inseridas em suas ideologias, suas loucuras … Sua obra musical é composta de 21 discos lançados em seus 26 anos de carreira.

Em Ouro de Tolo,

"Eu devia estar contente
Porque eu tenho um emprego
Sou um dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros
Por mês …

Eu devia agradecer ao Senhor
Por ter tido sucesso
Na vida como artista
Eu devia estar feliz
Porque consegui comprar
Um corcel 73 …

É você olhar no espelho
Se sentir
Um grandessíssimo idiota
Saber que é humano
Ridículo, limitado
Que só usa dez por cento
De sua cabeça animal.."


É apenas uma síntese do pensamento, da expressão e da percepção realista de um símbolo do rock. Será eternamente lembrado como o “maluco beleza”!!! 
Viva, Viva, Viva a Sociedade Alternativa!