sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O Mundo à Mesa- Preceitos, Mitos e Tabus da Gastronomia




Diante da crescente demanda pela literatura gastronômica, os leitores interessados poderão apreciar o livro O Mundo à Mesa- Preceitos, Mitos e Tabus da Gastronomia do jornalista italiano Vittorio Castellani, no qual ele assina sob o pseudômino de Chef Kumalè.

O autor se debruçou em uma extensa pesquisa de campo para entender as razões de existirem hábitos alimentares tão diferentes ao redor do mundo, traçando um panorama a partir da relação do ato de comer a aspectos étnicos e culturais, além de preceitos religiosos.

Discorre com questões sobre hábitos alimentares com suas regras e tabus nos diversos países do mundo, por meio de uma viagem gastronômica pelos cinco continentes, analisando e expondo como o mundo se comporta a mesa.

Os leitores curiosos e ávidos por gastronomia podrão conhecer os costumes alimentares de vários países através de uma linguagem leve e divertida, entrando em contato com as regras alimentares que regulam o comportamento das diferentes civilizações.

O mundo globalizado viabiliza o interesse pelas tradições e culturas diferentes, em especial no que toca a mesa e o mercado editorial, atento as novidades, pega carona nos lançamentos, sejam de autores nacionais ou por traduções. A exemplo do Brasil que o mercado está em crescente ascensão. Saberes Editora.


Diogo Nogueira e o seu "Ao Vivo em Cuba"





Em ritmos caribenhos, começou esse mês no Rio de Janeiro a turnê de lançamento do novo CD e DVD "Ao Vivo em Cuba" do sambista carioca Diogo Nogueira.

O CD e DVD foi gravado em novembro de 2011 no Teatro Karl Marx em Havana, Cuba, após receber convite da Feira Internacional de Havana - FIHAV.

O repertório do CD é composto por canções consagradas da MPB e do samba, como O que é o Que é, Verdade Chinesa, Madalena e Que Maravilha, nessas últimas sente-se o tempero cubano, além da gravação "El Cuarto de Tula" , música do repertório do grupo cubano Buena Vista Social Clube.

A viagem de Diogo também rendeu um documentário que está no DVD, que são as visitas aos pontos turísticos de Havana através de relatos de suas experiências.

Para firmar a parceria entre os dois países, Diogo convidou o grupo local Los Van Van para tocar e cantar junto com ele.


Foto: Divulgação


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Exposição "Dalí: A Divina Comédia"


Foto: Divulgação

Ainda dá tempo de correr e apreciar a exposição Dalí: A Divina Comédia que está na Caixa Cultural do Rio de Janeiro.

A mostra reúne 100 gravuras do pintor surrealista espanhol Salvador Dalí (1904-1989) inspiradas em uma das maiores obras da literatura mundial, a "Divina Comédia", de Dante Alighieri.

A Divina Comédia é uma obra-prima da literatura mundial. Sua escrita começou em 1304 e foi concluída em 1321.

A coleção é uma das mais originais, com alusões ao mundo dos sonhos e do subconsciente. A obra de Dalí foi encomendada  pelo governo italiano da década de 50, por ocasião das comemorações dos sete séculos da Divina Comédia. O artista deveria produzir uma série de 100 aquarelas que traduzissem com imagens a obra de Dante.  A exposição é uma viagem ao imaginário de Dante.

Na década de 60, as xilogravuras foram publicadas em forma de livro por uma editora francesa e a coleção se tornou uma das principais realizações do espanhol, sendo muito apreciada e prestigiada.

O objetivo da mostra é aproximar o público da obra dos dois artistas. Vale a pena conferir.


Exposição “Dalí: A Divina Comédia”
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Galeria 3
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro 
Informações: (21) 3980-3815
Visitação: até  2 de setembro de 2012
Horário: de terça-feira a domingo
Entrada Franca 


Fotos: Divulgação

Ivan Lins com o seu "Amorágio"




O cantor e compositor carioca Ivan Lins acaba de lançar o novo disco AMORÁGIO pela Som Livre.

Ivan traz canções autorais e em parceria com o compositor Vitor Martins, passa pelo samba, xote, fado, sertanejo, entre outros gêneros.

Segundo o cantor ... "são músicas que simbolizam o meu universo musical .... e a minha preocupação é em fazer uma música bonita ..."

O disco conta também com as participações especiais de Maria Gadú / Quem Me Dera; Antonio Zambujo / Fado Saramago; Pedro Luís / X no Calendário e Tatiana Parre com Amorágio. daí, a origem do nome do CD.

A Bahia é lembrada, surgindo nos versos da canção Roda Bahiana, um samba lançado em 1981, por Gal Costa.


terça-feira, 28 de agosto de 2012

MPB Na Era do Rádio


O jornalista, escritor, compositor, pesquisador e historiador Sergio Cabral acaba de lançar uma versão mais atualizada do livro que foi lançado em 1996, 'MPB - Na Era do Radio".

Essa nova edição foi revisada pela Lazuli Editora e Companhia Editora Nacional e suas páginas traça um panorama da história da música brasileira e o radio como meio de difusão.

O autor é conhecedor profundo de músicas, principalmente de décadas passadas. Fundador do Pasquim e já escreveu livros sobre Nara Leão, Tom Jobim, Pixinguinha, Ataulfo Alves, dentre outros.

A leitura leve e deliciosa remete o leitor para os longos caminhos percorridos desde o primeiro disco gravado em 1902, os avanços das radios até a Bossa Nova pelos idos dos anos 50.

De entendimento fácil e claro, é um convite para o leitor "mergulhar" em um tempo em que o radio tinha como principal função não só informar através de notícias como entreter os ouvintes. 

Historia também a relação da música com o Governo até os primeiros passos da arrecadação dos direitos autorais sob o comando do SBAT - Sociedade Brasileira de Autores Teatrais até o atual ECAD.


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Christopher Nolan – A Jornada de um Cineasta


Foto:  Divulgação


Falar da elogiada trilogia Batman / Homem Morcego é associar ao cineasta britânico Christopher Jonathan James Nolan, o inigualável Christopher Nolan.




Diretor, roteirista e produtor de cinema, Nolan tem se destacado na direção de longas-metragens, desde a sua estreia com “Following / “Seguindo” (1998); seguindo de “Amnésia” (2000) e “Insônia” (2002).

O diretor foi convidado para reiniciar a história de um dos personagens mais populares da DC Comics. Em 2005 começou sua jornada ao lado de Batman Begins vivido por Christian Bale.




Em 2006 dirigiu “O Grande Truque” e mostrou o embate de dois ilusionistas.




Em 2008 dirigiu Batman – O Cavaleiro das Trevas.




Em 2010 levou para as telonas “A Origem”, no qual a história se passa dentro do mundo dos sonhos.




Em 2012, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, fechando a trilogia comandada por ele. 



E para 2013 foi contratado para escrever a história de Superman: O Homem de Aço.

Em sua filmografia o recurso narrativo de forma não linear e os temas sobre a mente humana e os seus limites são recorrentes em suas direções. Os milhares de espectadores e fãs do inovador cineasta tem muito o que apreciar do seu talento e criatividade.


Foto: Divulgação



FILME / MOVIE: Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge / The Dark Knight Rises




É um eletrizante filme de ação que reconta a história do famoso personagem Batman / Homem Morcego da DC Comics e suas aventuras, junto ao fiel mordomo Alfred Pennyworth (Michael Caine). 


Nesse filme, o super herói Bruce Wayne interpretado por Christian Bale está com a reputação abalada e se tornou um foragido da lei, sendo perseguido pelo amigo comissário James Gordon (Gary Oldman) ao assumir a culpa pela morte do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart).

O recolhimento de Bruce em sua Batcaverna está com os dias contados, quando começa a perceber uma grave ameaça rodeando Gotham City com o aparecimento do terrorista mascarado e vilão Bane (Tom Hardy) e o seu desejo de aumentar a criminalidade e espalhar o caos na cidade a fim de atrair, enfraquecer e destruir Batman.

Até que certo dia, Bruce abre a mansão para uma festa e percebe o roubo de uma jóia de família que tem valor estimativo muito grande e suas impressões digitais.  Ele não se conforma e vai procurar indícios de quem pode ter furtado a peça, encontrando a esperta e ladra mulher-gato Selina Kyle encarnada com habilidade e beleza por Anne Hathaway.

Elogiado pela crítica especializada e sucesso de público, o longa do justiceiro mascarado teve um orçamento de US$ 250 milhões.

O filme empolga o espectador diante de cenas antológicas e diálogos estimulantes, regado a muita ação e efeitos visuais. Vale a pena conferir.

A direção magistral é de Christopher Nolan e escrito por ele e seu irmão Jonathan Nolan.  EUA / 2012.

















sábado, 25 de agosto de 2012

Paul McCartney & Wings - 1971




Essa é a capa do primeiro disco de Paul McCartney & Wings, banda que ele formou com a saudosa esposa Linda McCartney. 

A banda de rock foi formada em 1971, após o fim dos Beatles, e o então Paul McCartney lançou o seu primeiro álbum solo com a participação de Linda, permanecendo em atividade até 1981. Alcançou grande sucesso. E de todas as canções, vale lembrar Tomorrow, uma das mais lindas.




sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A Arte de Maria Dulce – Talento Baiano

Exposição "Cotidianos" . Foto: Leyla Alban


As técnicas utilizadas pela artista plástica Maria Dulce S. M. Tourinho, assina Maria Dulce em sua exposição intitulada "Cotidianos"  busca não só expressar sua paixão pela arte, transformada em  contornos delicados através de seus pincéis multicoloridos, como ressaltar a vida com o seu leve toque de feminilidade.


Maria Dulce é artista plástica formada pela Universidade Federal da Bahia em 1997, desde então tem participado de diversas exposições, sejam individuais ou coletivas, dentro e fora do estado da Bahia, recebendo elogios e premiações pelos belos e significativos trabalhos.


Como exemplo, participou do Salão Nacional de Belas Artes pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, em Campinas recebendo o prêmio “Pequena Medalha de Prata”.


E nessa longa caminhada que se iniciou em 1996, vem se destacando pelo senso de observação e sensibilidade em retratar temas simples e do cotidiano, imprimindo a sua personalidade e sua marca pessoal.


1-O que a motivou a pintar?

M.D. - Desde a infância sempre apreciei a pintura, comecei pintando blusas, tecidos, cangas e materiais diversos como pratos, garrafas caixas, dentre outros objetos, dando vazão ao movimento da criação.


2- Existe algum tema de sua preferência que deseja revelar?

M.D. - Gosto de pintar figuras, sem identificação, ou seja, figuras anônimas. Tenho preferência por temas simples, além de pessoas andando, sentadas, conversando, pescando. E também marinhas e flores.

Outra preferência são as texturas feitas com tecido, papel, papel marchê e outras técnicas. Desenvolvo mais um trabalho impressionista com uma tendência figurativa.


3- Nessa exposição, como surgiu a ideia de pintar contornos de figuras humanas?

M.D.- Como sou uma pessoa observadora, resolvi desenvolver uma série de trabalhos retratando temas simples do nosso cotidiano, representado nas obras " GENTE"" ",   "CASAL ",  "DEVANEIO" ou de um cotidiano passado, como " LAVADEIRAS",  “PROCISSAO”  e  ABAETE ”.



O soprodeideiasnoar  divulga e valoriza o trabalho dessa artista baiana que emana talento e poesia. Vale a pena conferir a bela exposição "Cotidianos" na Aliança Francesa de Salvador.






Fotos tiradas na exposição por Leyla Alban.