quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Memórias de um Sobrevivente: A Verdadeira História da Ascensão e Queda da Manchete de Arnaldo Niskier




Recém lançado o livro Memórias de um Sobrevivente: A Verdadeira História da Ascensão e Queda da Manchete do jornalista, professor e escritor Arnaldo Niskier, ocupante da cadeira nº 18 da Academia Brasileira de Letras.


Em suas 328 páginas, o livro conta os bastidores da famosa e emblemática Revista Manchete, um dos maiores sucessos editoriais de todos os tempos no Brasil.


Niskier foi chefe de reportagem e diretor de jornalismo da empresa e apresenta fotos e histórias da extinta revista, respaldados nos 37 anos de trabalho, convívio e amizade com Adolpho Bloch. Um verdadeiro documento histórico. Editora Nova Fronteira.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

FILME / MOVIE: A Primeira Coisa Bela / La Prima Cosa Bella



A trama se passa na cidade de Livorno, na Itália e gira em torno de Anna Michelucci, uma mulher bela, sensual e atraente encarnada na fase jovem por Micaela Ramazzotti que lá pelos idos de 1971, ganha em um concurso de beleza o título de “Miss Mama” e a partir de então, sua sorte muda: é expulsa de casa juntamente com seu casal de filhos por ciúmes do marido (Sergio Albelli).


Triste sina. Sai em busca de uma nova vida e na sua peregrinação passa por várias experiências, vários amores e nas mais de quatro décadas que se seguem, o espectador acompanha de perto a trajetória da vida de Anna e seu filho Bruno (Valerio Mastrandea) e sua filha Valeria (Claudia Pandolfi) até 2009 quando entra em cena Stefania Sandrelli, incorporando a fase adulta.

O filme se desenrola em duas épocas pontuadas por flashbacks, alterna o passado e o presente pelas fotografias, trilha sonora e principalmente por um olhar saudosista, fincado no passado.

Passado esse que marcou profundamente a vida adulta de Bruno, atualmente professor universitário que carrega dentro de si uma enorme tristeza e dificuldade em se relacionar, visto que a personalidade extrovertida e livre da mãe o impediu de ser feliz.

O longa é reflexivo e é visto sob o olhar atento do filho que vai ao reencontro do passado. Os conflitos familiares vão se acentuando com o passar do tempo dado a personalidade livre da mãe e chega ao presente carregado de erros.

Vale ressaltar a trilha sonora que pontua momentos importantes e densos, a começar pela canção que empresta o título “La Prima Cosa Bella”, grande sucesso da década de 1970.

Escrito, produzido e dirigido pelo italiano Paolo Virzi.  Itália / 2010.



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

FILME / MOVIE: LINCOLN / LINCOLN



É uma super produção sobre história. A biografia do 16º Presidente dos EUA, Abraham Lincoln (1809-1865), seus últimos meses de vida e seus esforços para passar na Câmara dos Deputados uma emenda à cosnstituição que iria abolir a escravidão no país.

O ex-presidente Abraham Lincoln permaneceu no poder entre 1861-1865 e nesse período enfrentou a crise entre o norte e o sul em torno da escravidão (o norte era contra e o sul, a favor), ou seja, o norte e o sul se enfrentavam em plena Guerra de Secessão.

Historicamente, Lincoln transformou o Partido Republicano em uma forte organização nacional e liderou o país de forma bem sucedida durante a crise da Guerra Civil Americana, preservando a união e pondo fim a escravidão.

O roteiro foca no aspecto político e na luta do presidente pelo fim da escravidão, mostrando por trás dos bastidores a crueldade do jogo político que ele enfrentou para tentar passar no Congresso o projeto da emenda à Constituição que defende a igualdade de todos os homens perante a lei, vindo a ser aprovada a 13ª Emenda da Constituição dos EUA.

É um filme fiel à história e essa por si só se desenvolve naturalmente sem contudo  envolver o espectador, apenas informa sobre os fatos.

Ponto para a brilhante atuação de Daniel Day-Lewis (02 Oscar no currículo) encarnando o presidente Lincoln de forma marcante, gestos calmo, voz baixa, suave e firme, fazendo-se ouvir e governar.

Palmas para Sally Field que encarna com habilidade a esposa Mary Todd Lincoln e suas instabilidades emocionais e comportamentais.

Atuação também de destaque a de Tommy Lee Jones como Thaddeus Stevens, o congressista liberal que causou polêmica e revolta entre os representantes do povo.

Vale ressaltar a direção de arte assinadas por Curt Beech, David Crank e Leslie Mc Donald que imprimiram autenticidade nos cenários grandiosos e na reconstituição da época.

E ao figurino que leva assinatura de Joanna Johnston pela beleza e elegância.

Bela trilha sonora de John Williams e destaque para fotografia de Janusz Kaminski.

O longa se baseia na obra biográfica "Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln" de Doris Keams Goodwin. Merece ser visto.

A direção é do competente Steve Spielberg. EUA / Índia / 2012.


Foto do Presidente Abraham Lincoln

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

FILME / MOVIE: Hasta La Vista / Come as You Are / Venha Como Você é




O título Venha como você é traduz o tema desse tocante filme sobre três rapazes jovens que vivem na Bélgica e têm um sonho que os está deixando bastante ansiosos: perder a virgindade. Só que eles esbarram na limitação que é a deficiência física que os impede de realizar tal façanha.

Então, eles pesquisam e descobrem que na Espanha existe um bordel especializado em deficientes físicos, o que os estimulam a articular um plano de viagem, cujo roteiro inclui além de visitações a vinícolas (são apaixonados por vinho), a aventura num bordel. Ops!!!

Mais nem tudo são flores, o grupo encontrará resistência dos próprios familiares, pois precisam de assistência permanente e nas limitações individuais, Jozef (Tom Audenaert) é cego, Lars (Gilles de Schrijver) é paraplégico e Philip (Robrecht Vanden Thoren) é tetraplégico.

E, para realizar essa aventura, eles contam com os serviços da motorista e também enfermeira Claude (Isabelle de Hertogh) que os conduzirá numa viagem única, recheada de surpresas, novidades, autoconhecimento, descobertas e prazer.

A trama toca de forma delicada e digna sobre necessidades especiais e as implicações que ocorrem na vida pessoal, afetiva e sexual.

Ponto para o elenco afinado, as atuações convincentes e o roteiro de Pierre De Clereq que soube imprimir realismo na rotina dos envolvidos e construir personagens ricos em emoções.

O espectador se envolve com as histórias e os desejos de cada um e torce para que o sonho de satisfazer as fantasias sexuais seja realizado. 

O longa se inspirou na história real do americano Asta Philpot. A direção é do belga Geoffrey Enthoven .  Bélgica / 2011.




Djavan e seu novo álbum "Rua dos Amores" em Salvador


Foto / Imagem: Divulgação / Google /  Tomas Rangel

O cantor e compositor Djavan vai apresentar o show de seu mais novo disco Rua dos Amores no dia 26/01 (amanhã), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador.

O cantor assina letras e melodias de 13 novas canções, além de produzir o novo CD. 

No repertório estão "Bangalô ", "Pecado ", "Já não somos dois ", além das clássicas "Flor de Lis ", "Samurai ", "Meu bem querer ", entre outras.

Data: 26/01/2013
Horário: 19:00 h
Local: Concha Acústica do Teatro Castro Alves
Valor: R$ 90,00 (inteira)


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Exposição VERMEER - Mulher de Azul Lendo uma Carta no MASP


Foto / Imagem: Divulgação

Pela primeira vez no Brasil, o Museu de Arte de São Paulo - MASP está realizando a exposição temporária VERMEER - Mulher de Azul Lendo uma Carta do holandês Johannes Vermeer (1632-1675), cujo reconhecimento veio dois séculos depois de sua morte e é hoje é considerado o mestre da representação da vida cotidiana em ambientes interiores equilibrados e atraentes.

A obra-prima Mulher de Azul Lendo uma Carta (1663-1665) veio do Rijksmuseum de Amsterdã, recentemente foi restaurada e acaba de inaugurar o novo Museu de Arte da China em Xangai e seguirá para o Getty Museum, em Los Angeles.

Vale ressaltar que Vermeer é um grande nome da história da arte, suas obras se destacam pelo refinamento e sutiliza, unindo objetividade dos detalhes e das emoções em cenas simples do cotidiano. Fica até o dia 10/02/2013.


"Cadernos de Viagem" de J R. Duran




Recém lançado o livro Cadernos de Viagem do conceituado fotógrafo J. R. Duran, que se tornou conhecido pelos belos editoriais de moda, famosas campanhas publicitárias e por seus ensaios de nu em uma famosa revista masculina.

O livro é muito interessante e em suas 344 páginas o leitor pode se deliciar com os registros de suas viagens feitas pelo mundo inteiro, salpicadas com histórias de bastidores, suas impressões e desenhos feitos em aquarelas dos quartos onde fica hospedado. Editora Benvirá.

Foto / Imagem: Divulgação