domingo, 31 de março de 2013

Beatlesmania em Alta



Acaba de ser arrematado o disco "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" autografado pelos Beatles por nada menos que US$ 290.500, ou seja, R$ 587 mil, segundo informou a revista The Hollywood Reporter.

Quem levou? um anônimo. Local? Texas, EUA. O disco teria sido autografado pelos integrantes do quarteto em junho/1967, quando foi lançado. 

Inclui preciosidades como, "Lucy in The Sky With Diamonds", She's Leaving Home", "With a Little Help from My Friend's, entre outras.




sábado, 30 de março de 2013

FILME / MOVIE: Chocolate/ Chocolat



Num certo dia, sopra um vento norte e com ele chega em uma pequena cidade na zona rural da França, uma mulher e sua filha para mudar o gosto e o sabor do vilarejo e da vida de seus habitantes.

Conhecemos Vianne Rocher (Juliette Binoche), mãe solteira de uma garota esperta que decide se instalar e abrir a chocolateria Maya em frente à igreja local. Para conquistar os céticos moradores, ela tenta adivinhar o chocolate preferido de cada um para que possa desfrutar das guloseimas que ela produz e conquistar o bem estar e a felicidade.

Porém, nem tudo anda bem, Vianne desperta no Conde de Reynald (Alfred Molina) a desconfiança e o sentimento de que os chocolates está afetando a moral do vilarejo, consequentemente, faz de tudo para prejudicá-la.


Até que um belo dia, o vento norte volta a soprar e com ele chega o atraente forasteiro Roux (Johnny Depp) que mudará o curso da vida e do coração de Vianne.



Magicamente, o longa desperta a simpatia do espectador que se rende às tentações visuais deliciosas e a trama envolvendo a solitária senhora de 70 anos, Armande Voizin (Judi Dench), mãe da controlada Caroline Clairmont (Carrie-Anne-Moss), a sofrida Josephine Muscat (Lena Olin), o padre, o conde, e tantos outros personagens que cativam e envolvem. É doce e derrete como chocolate. Gostoso de se vê.

Dirigido pelo sueco Lasse Hallström. Reino Unido/EUA / 2000.



sexta-feira, 29 de março de 2013

A Cia. Os Melhores do Mundo em Salvador




A Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo se apresentará em Salvador nos dias 27 e 28/04 no Teatro Castro Alves.

O grupo de teatro brasiliense produz e monta os próprios espetáculos e desta vez vai presentear o público baiano com Notícias Populares. Vale a pena conferir.


Foto/Imagem: Divulgação

quinta-feira, 28 de março de 2013

Mahatma Gandhi, Inspiração para a Humanidade




Nascido Mohandas karamchand Gandhi (1869-1948), conhecido popularmente como Mahatma Gandhi se tornou um símbolo e herói da independência da Índia.

Cursou direito em Londres e foi sua estadia na África do Sul que despertou e plantou a semente da consciência social.

Sua vida foi trilhada por ideais pacifistas e honestidade. Pregou a independência,  igualdade, reformas políticas e unificação.

Com seu carisma, levou palavras motivadoras e pacifistas ao seu povo, mobilizando as massas indianas.

A independência foi o propósito libertador, despertando uma consciência social e visão humanista.

Apesar de nunca ter recebido o prêmio Nobel da Paz, ele foi indicado cinco vezes entre 1937 e 1948. Deixou um grande legado para a humanidade através de sua simplicidade e ideais humanistas, servindo de exemplo para uma legião de seguidores.

Seus pensamentos refletiam suas ações:

"Resistência pacífica, mas não passiva contra as injustiças"

"Você deve ser a própria mudança que deseja ver no mundo"


Mahatma Gandhi


Gandhi Volta aos Cinemas


Foto/Imagem: Divulgação

Em breve, a história do assassinato do líder indiano Mahatma Gandhi (1869-1948) será levado aos cinemas da Índia.

O líder social foi brutalmente assassinado com 3 tiros à queima roupa em Nova Délhi no dia 30/01/1948 e é esse recorte que a trama vai focar, baseado no livro "The Men Who Killed Gandhi / Os Homens Que Mataram Gandhi" do escritor indiano Manohar Malgonkar.

Segundo informações da produtora que adquiriu os direitos autorais da obra, o cineasta escolhido foi Siddharth Sengupta, o mesmo de "Oye Lucky!Lucky Oye" e "Agneepath" e as filmagens serão rodadas no dia 15/08, dia da Independência da Índia. A data prevista para estreia do longa será em janeiro/2014, que coincidirá com o 66º aniversário de morte de Gandhi.

Além de abordar o assassinato, a narrativa vai mostrar o julgamento do nacionalista e extremista Nathuram Godse, condenado e enforcado no dia 15/11/11949.

Vale lembrar que outros filmes já registraram a biografia do pacifista, mas o que tornou mais famoso foi "Gandhi" (1982), dirigido por Richard Attenborough e protagonizado por  Ben Kingsley. A obra ganhou 8 prêmios do Oscar, como Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator, entre outros.

Foto/Imagem:  O ator Ben Kingsley e seu personagem Gandhi

quarta-feira, 27 de março de 2013

Feira do Livro de Leipzig / Leipziger Buchmesse /2013




Dado o passo inicial, a Feira do Livro de Leipzig, além de ser uma das mais antigas do mundo é a segunda maior feira de livros dedicada ao público da Alemanha. 

Aconteceu entre os dias 14 e 17/03  e foi uma prévia para a Feira do Livro de Frankfurt, o maior e mais importante evento literário do mundo.

A Feira do Livro de Leipzig busca leitores, não apenas das editoras, como de jornais que preparam edições e organizam debates na feira.

Nesse ano o Brasil será o convidado de honra da Feira do Livro de Frankfurt e de acordo a programação de atividades, contará com a participação de 70 escritores de diferentes estilos e regiões que já têm obras traduzidas na Alemanha, marcando presença e representando a literatura brasileira.

Confira a lista dos participantes da Feira do Livro de Frankfurt de 2013:

Adélia Prado (MG)
Adriana Lisboa (RJ)
Affonso Romano de Sant'Anna (MG)
Age de Carvalho (PA)
Alice Ruiz (PR)
Ana Maria Machado (RJ)
Ana Miranda (CE)
André Sant’Anna (MG)
Andrea del Fuego (SP)
Angela-Lago (MG)
Antonio Carlos Viana (SE)
Beatriz Bracher (SP)
Bernardo Ajzenberg (SP)
Bernardo Carvalho (RJ)
Carlos Heitor Cony (RJ)
Carola Saavedra (RJ)
Chacal (RJ)
Cíntia Moscovich (RS)
Cristovão Tezza (SC)
Daniel Galera (RS)
Daniel Munduruku (PA)
Eva Furnari (SP)
Fábio Moon e Gabriel Bá (SP)
Fernando Gonsales (SP)
Fernando Morais (MG)
Fernando Vilela (SP)
Ferréz (SP)
Flora Süssekind (RJ)
Francisco Alvim (MG)
Ignácio de Loyola Brandão (SP)
João Almino (RN)
João Gilberto Noll (RS)
João Ubaldo Ribeiro (BA)
Joca Reiners Terron (MT)
José Miguel Wisnik (SP)
José Murilo de Carvalho (MG)
Lelis (MG)
Lilia Moritz Schwarcz (SP)
Lourenço Mutarelli (SP)
Luiz Costa Lima (MA)
Luiz Ruffato (MG)
Manuela Carneiro da Cunha (Portugal - SP)
Marçal Aquino (SP)
Marcelino Freire (PE)
Maria Esther Maciel (MG)
Maria Rita Kehl (SP)
Marina Colasanti (RJ)
Mary del Priori (RJ)
Mauricio de Sousa (SP)
Michel Laub (RS)
Miguel Nicolelis (SP)
Nélida Piñón (RJ)
Nicolas Behr (MT)
Nuno Ramos (SP)
Patricia Melo (SP)
Paulo Coelho (RJ)
Paulo Henriques Britto (RJ)
Paulo Lins (RJ)
Pedro Bandeira (SP)
Roger Mello (DF)
Ronaldo Correia de Brito (CE)
Ruth Rocha (SP)
Ruy Castro (MG)
Sérgio Sant’Anna (RJ)
Silviano Santiago (MG)
Teixeira Coelho (SP)
Veronica Stigger (RS)
Walnice Nogueira Galvão (SP)
Ziraldo (MG)


Fonte: Fundação Biblioteca Nacional 

Foto/Imagem:  Google

terça-feira, 26 de março de 2013

FILME / MOVIE: Amor é Tudo o Que Você Precisa / Love Is All You Need / Den Skaldede Frisor




A trama devaneia entre a comédia romântica e dramática sobre encontros e desencontros de duas famílias que se reúnem para comemorar a cerimônia de casamento de seus filhos no sul da Itália, porém o que deveria ser inesquecível, o destino impõe suas regras.

Conhecemos Ida (Trine Dyrholm), uma cabeleireira na idade madura, simpática e falante, recém curada de um câncer e pronta para refazer a vida, quando descobre que o marido a está traindo. De malas prontas, embarca para o casamento da filha Astrid (Molly Blixt Egelind) sem saber que o futuro abrirá os braços e um belo sorriso.


Do outro lado Phillip (Pierce Brosnan), empresário bem sucedido do ramo de frutas e um belo e sisudo viúvo. Também está pronto para assistir o casamento de seu filho Patrick (Sebastian Jessen), apesar da distância entre eles.


Diante de um cenário encantador nos arredores da Itália e de uma narrativa interessante com pitadas de desentendimentos, choros, traições, dúvidas, escolhas, amor e desamor, o longa aborda com dignidade e sensibilidade na doença da protagonista, desafiando a sua coragem para mudar de vida.


Dirigido pela cineasta dinamarquesa Susanne Bier, lê-se “Em Um Mundo Melhor” (2010), “Depois do Casamento” (2006), “Corações Livres” (2002). Dinamarca/Suécia/Itália/França/Alemanha, 2012.


domingo, 24 de março de 2013

Paul McCartney e Sua Turnê "Out There"no Brasil em Maio


Foto/Imagem:  Divulgação

O cantor e compositor Paul McCartney virá ao Brasil em maio, desta vez, fará apresentações em cidades que ainda não fez shows.

Segundo a assessoria da produtora Planmusic, as cidades serão Belo Horizonte, Fortaleza e Goiânia e as datão ainda não foram anunciadas.

O giro faz parte da nova turnê "Out There!" e atualmente McCartney trabalha em um novo álbum de estúdio, sucessor de "Kisses on the Bottom", de 2012.

Vale lembrar que Paul marcou presença em 2010 (São Paulo e Porto Alegre), 2011 (Rio de Janeiro) e 2012 (Recife e Florianópolis).


8º Panorama Internacional Coisa de Cinema



O Festival 8º Panorama Internacional Coisa de Cinema vai acontecer em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, nos dias 29 e 30/03 com a exibição de 6 curtas metragens escolhidos entre  competitiva nacional e a competitiva baiana.

Vale lembrar que o festival que aconteceu em out/nov/2012 em Salvador e Cachoeira, simultaneamente, trouxe filmes de diversos estados brasileiros, além de produções de outros países.

O evento vai agitar o centro histórico de Rio de Contas com a exibição de filmes de artes com destaque ao cinema contemporâneo brasileiro.

Confira os curtas metragens selecionados:

  • A Mão Que Afaga, de Gabriela Amaral Almeida, 19', SP/2012
  • Dia Estrelado, de Nara Normande, 17', PE/2012
  • Dizem Que os Cães Vêem Coisas, de Guto Parente, 13', CE/2012
  • Menino do Cinco, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira, 20', BA/2012
  • Para Eu Dormir Tranquilo, de Juliana Rojas, 15', SP/2011
  • O Cadeado, de Leon Sampaio, 12' / 2012


sexta-feira, 22 de março de 2013

Caetano Veloso e a Turnê "Abraçaço"


Foto/Imagem:  Divulgação

No dia 17/05/2013 Caetano Veloso vai apresentar na Concha Acústica do Teatro Castro Alves o show do CD "Abraçaço".

No espetáculo, Caetano vai cantar as músicas do álbum, o último da trilogia com a Banda Cê, parceira desde 2006.

Entre os hits "A Bossa Nova é Foda", "Um Abraçaço", "Funk Melódico" vai fazer parte do vasto repertório. A turnê vai passar por São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e outras capitais.

Confira as datas dos shows pelo país:

Rio de Janeiro - 21 a 24 de março
Fortaleza - 6 de abril
São Paulo - 11 a 13 de abril
Petrolina - 20 de abril
Porto Alegre - 25 de abril
Salvador - 17 de maio
Recife - 18 de maio

Foto/Imagem:  Divulgação