terça-feira, 30 de abril de 2013

Festival Varilux de Cinema Francês 2013



O Festival Varilux de Cinema Francês 2013 vai acontecer nos cinemas brasileiros entre os dias 1º a 16/05 em 80 salas de exibições, espalhadas por 45 cidades.

Nessa edição estão incluídas 15 produções francesas recentes e de gêneros variados, como drama, animação, comédia, entre outros.

Em Salvador, dos 15 filmes que integram a programação, 14 chegam aos cinemas da cidade.

O evento acontecerá de 03/05 (6ª feira) a 09/05 (5ª feira), nos Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha e Cinema do Museu, no circuito Saladearte.

Vale lembrar que o Festival é patrocinado pela multinacional francesa Essilor/Varilux, fabricante exclusivo das lentes multifocais Varilux e do antirreflexo Crizal.

Confira a programação completa no link:



Segue abaixo, os selecionados para essa edição:

Aconteceu em Saint-Tropez (Des gens qui s’embrassent)
Adeus, Minha Rainha (Les adieux à la Reine)
Além do Arco-Íris (Au bout du conte)
Anos Incríveis (Télé Gaucho)
Camille Claudel 1915 (Camille Claudel 1915)
Uma Dama em Paris (Une Estonienne à Paris)
A Datilógrafa (Populaire)
Feito Gente Grande (Du vent dans mes mollets)
Ferrugem e Osso (De rouille et d’os)
O Homem que Ri (L’homme qui rit)
O Menino da Floresta (Le jour des corneilles)
Pedalando com Molière (Alceste à Bicyclette)
Prenda-me (Arrêtez-moi)
Renoir (Renoir)
Os Sabores do Palácio (Les saveurs du Palais) 

Imagem: Divulgação


 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Viva! A Personagem Mônica Completa 50 Anos


Divulgação: Maurício de Sousa Produções

A emblemática e querida personagem Mônica, criada pelo desenhista brasileiro Maurício de Sousa, está completando 50 anos de idade, muito bem vividos, diga-se de passagem, através das inúmeras aventuras em quadrinhos que fazem parte de um legado que vem sendo passado de gerações a gerações.
 
Em 03/03/1963, nascia nas páginas do jornal Folha da Manhã (atual Folha de S. Paulo) uma menina de personalidade forte, dentuça, briguenta, baixinha, gordinha e de vestidinho vermelho que tinha um amigo fiel, o coelhinho Sansão.

Divulgação: Maurício de Sousa Produções

Teve sua primeira aparição em uma tirinha do Cebolinha.


Agradou tanto que ganhou destaque nos quadrinhos do jornal, até que em 1970, foi lançada em revista própria, que dava o nome “Turma da Mônica”, com a tiragem inicial de 200 mil exemplares.


Ao longo de 50 anos, a sua trajetória crescente vem se destacando desde o final dos anos 1970, quando virou peça de teatro, baseada na obra Romeu e Julieta, de Shakespeare, além de boneca.

Nos anos 1980, virou longa-metragem, com a estréia de “Estrelinha Mágica”, marcando a estréia da Turma no cinema.

Nos anos 1990, ela e seus amiguinhos apresentaram o Estatuto da Criança e do Adolescente para o público. 

Foi nos anos 2000 que vieram as mudanças mais significativas. Precisamente em novembro de 2007, Mônica tornou-se a primeira personagem fictícia a ser designada embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), devido à influência positiva e de valores que ela exerce sobre crianças e famílias. 

 
Em 2012, ela ganhou sua versão toy e um aplicativo que marcou a estreia da Turma no mundo on-line e em 2013, ano de seu aniversário, será apresentada a “Exposição Mônica 50 anos”, onde será mostrada a trajetória da personagem desde a sua criação.

Divulgação: Maurício de Sousa Produções

Merece destaque o desenhista Mauricio de Sousa, presidente da Mauricio de Sousa Produções (MSP), que hoje é o maior estúdio de quadrinhos e líder do mercado de quadrinhos do Brasil, representando 86% dos gibis consumidos no país.

Segundo afirma, a sua carreira foi influenciada por sua avó pelas histórias que contava e a personagem Mônica foi inspirada na filha do cartunista, também chamada Mônica. Os seus primeiros personagens foram criados em 1959 e de lá pra cá não parou mais. Merecidos aplausos.

Divulgação: Maurício de Sousa Produções



FILME / MOVIE: Amargo Pesadelo / Delivrance



É um thriller dramático regado a suspense que conta a história de quatro amigos, Ed Gentry (Jon Voight), Lewis Medlock (Burt Reynolds), Bobby Trippe (Ned Beatly) e Drew Ballinger (Ronny Cox) que juntos decidem descer o rio das florestas da Geórgia antes de ser represado e, consequentemente, a bela paisagem será destruída.

Então, eles se aventuram descendo as corredeiras do rio de canoa em busca de emoção e contato com a natureza.

Ao buscar ajuda em um vilarejo, os moradores locais desaconselham o passeio em razão dos perigos da região e das fortes correntezas, mas, nada vai mudar a decisão do grupo.

Eles se encantam e se divertem com as belas paisagens e param para descansar. No dia seguinte, quando Bobby e Ed resolvem se adiantar e parar na margem do rio, dois homens armados vão ao encontro deles. As coisas tomam um rumo inesperado com consequências devastadoras que vai mudar a vida deles profundamente.

A partir desse momento, as situações de perigo vão crescendo e o espectador se mantém tenso até o final, torcendo para que tudo acabe bem.

Baseado no romance homônimo escrito por James Dickey. A direção é de John Boorman.  EUA / 1972.



sábado, 27 de abril de 2013

FILME / MOVIE / CINÉMA: Adeus Berthe - O Enterro da Vovó / Adieu Berthe - L'enterrement de Mémé



A comédia francesa dos irmãos Podalydès trata com leveza e em tom meio ácido sobre questões complexas inerentes ao ser humano como: angústia, morte, solidão, mentira, crise de meia idade, traição, separação, amor, entre outros temas.

O espectador acompanha com interesse a vida de Armand Lebrecq (Denis Podalydès), um farmacêutico em crise, que tenta se equilibrar entre duas mulheres: a esposa Héléne vivida por Isabelle Candelier e a amante Alix encarnada por Valérie Lemercier.



Nesse panorama pessoal e emocional, morre a  sua avó Berthe. A organização do funeral e as descobertas sobre a vida da avó que ele viria a saber que ela teve um passado e viveu mais intensamente do que ele imaginava, vão desencadear uma série de reflexões e de possibilidades na vida de Armand, regadas com doses de ironia e humor.


Dirigido por Bruno Podalydès. França / 2012.




sexta-feira, 26 de abril de 2013

FILME / MOVIE: Entre Inimigos / Into the White



O que aconteceria se você ficasse confinado em um mesmo ambiente com inimigos? Essa é a resposta que o interessante filme vai contar sobre um grupo de oficiais ingleses e alemães que o destino vai cruzar e marcar as suas vidas para sempre.

Entramos na história no período da II Guerra Mundial e percebemos a queda de dois aviões inimigos nos céus da Noruega, cujos sobreviventes saem em busca de um local seguro para se abrigarem do rigoroso inverno.


Por coincidência e obra do acaso, eles encontram uma cabana e se refugiam no mesmo local para sobreviver e poder voltar para a guerra.


Embora eles sejam contrários na guerra, a convivência e a falta de alimentos e outros ítens básicos vão despertar o sentimento de uma improvável amizade e a solidariedade entre dois grupos de países inimigos na gélida Noruega.



O longa transmite uma bela mensagem sobre luta e superação mesclada com outros ingredientes sobre convivência e aceitação das diferenças, quaisquer que sejam elas. Destaque pelas belas fotografias.

Dirigido por Petter Naess. Noruega / Suécia/2012.




quarta-feira, 24 de abril de 2013

O Recém Lançado "O Diário de Helga" de Helga Weiss




A artista plástica Helga Weiss, nasceu e vive até hoje em Praga e é a autora desse relato autobiográfico O Diário de Helga que através de seus desenhos e escritos que seu olhar infantil conseguiu captar e seguindo as últimas palavras ditas pelo seu pai e que ela jamais esqueceu “...desenhe tudo o que você vê...”, começou a escrever e a desenhar suas próprias impressões sobre a vida como prisioneira de um campo de concentração, prática comum entre adultos e crianças.

Quando ela tinha apenas 9 anos, as tropas nazistas lideradas por Adolf Hitler tomaram seu país, por volta de 1945, interrompendo dramaticamente a sua infância e mocidade.

Nesse mesmo ano, em Auschwitz, no sul da Polônia, Helga escaparia da câmara de gás, após passar todo tipo de privação, desde que, em 1941 fora enviada para o campo de internamento de Terezín, cidade tcheca transformada em gueto judeu.

Agora, chega às livrarias, o recém publicado livro que revisita o passado e evoca as lembranças de tudo o que aconteceu, desde os fatos importantes de família até a rotina nos campos, relembrando a total exclusão das famílias judias em locais públicos da cidade, relatando o momento histórico por que passava os judeus residentes em Praga. Editora Intrínseca.