segunda-feira, 25 de abril de 2011

FILME - Poesia / Poetry / Shi


É um filme de construção narrativa evolvente e de muita sensibilidade. Conta a história de uma senhora de 66 anos que está com mal de Alzheimer e cria o neto adolescente que está dando trabalho e é envolvido na morte de uma adolescente e estudante do mesmo colégio.
A avó apesar de ter uma vida ativa, cuida de um homem idoso e faz muitos passeios, tem uma vida triste e preocupações com o neto. A forma que encontra para fugir dos problemas é se matricular num curso de literatura do gênero poesia, o que transforma seus dias em alegrias através das próprias aulas e encontros e saraus com outros aspirantes.
A poesia a transforma e ela passa a enxergar outras formas de absorver as questões e dificuldades da própria existência.
Vale ressaltar a protagonista Jeong hie Yun que com seu estilo linear e maduro envolve o espectador com suas fraquezas e angústias, deixando o desfecho um certo ar de mistério a ser desvendado.
A produção é da Coréia do Sul / 2010 e a direção é de chang-dong Lee que ganhou o prêmio com esse filme de melhor roteiro em Cannes.  É um filme belo, detalhista e contemplativo.

FILME - A Vida Começa aos 40 / Heartbreak Hotel


O filme de gênero comédia conta as histórias de duas mulheres divorciadas, de meia idade, independentes, que se conhecem por acaso, surgindo daí uma grande e fiel amizade.
As duas encontram-se na boate Heartbreak Hotel  o local ideal para distrair e quem sabe, encontrar um novo amor.
Aos poucos a amizade vai crescendo e ambas compartilham juntas momentos de prazer e entretenimento, vivem novas emoções e através da dança extravasam os desacertos da vida e brindam a uma nova vida.
A proposta da fita é distrair e os conhecidos clichês das comédias dão alicerce a momentos previsíveis e engraçados, levando o espectador a torcer para que realmente a vida para elas comece aos 40.
A produção é da Suécia / 2006 e a direção é de Colin Nutley, estrelando Helena Bergström.

FILME - AMOR?


É um filme bastante forte, dramático e envolvente que através de depoimentos de pessoas - representadas por atores e atrizes para preservar as verdadeiras identidades dos protagonistas da vida real - vão diluindo suas dores íntimas, desilusões, medos, crises, fraquezas, enfim, as mazelas amorosas.
Trata das diversas formas de relações amorosas que viveram situações de culpa, ciúme, paixão, dor, transformando em violência física, psiquíca e emocional.
Pessoas que compartilharam suas experiências destrutivas e dolorosas nesse universo tão complexo que é o da convivência a dois, mostrando uma realidade dura e cruel, que entre tapas e beijos, cada um perde a sua própria identidade, aflorando uma baixa auestima, o que leva, principalmente as mulheres a suportarem situações de risco em prol do que ela/ele chamam de AMOR?  Enfim, é um retrato fiel daquilo que chamamos "a vida como ela é" ...
É um filme nacional / 2010, cujo roteiro, produção e direção é de João Jardim, lê-se Lixo Extraordinário e no elenco Lília Cabral, Eduardo Moscovis, Fabiula Nascimento, Ângelo Antonio, Julia Lemmertz, dentre outros.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

*Invista em você - carregue consigo somente o necessário, as coisas que ajudam a construir as condições para você ser feliz.

*Cultive a amizade - você não precisa ser forte o tempo todo. Peça colo quando precisar.

*Não se deixe dominar pelo medo - boa parte das coisas que tememos nunca acontece de verdade.
(Des)cansar  a mente
(Des)cansar a paciência
(Des)cansar a consciência  do saber
(Des)cansar a sabedoria do ser ....
                                                                   (Leyla Alban)

SEM PALAVRAS

Foto de Leyla Alban

Falar sem palavras
               só o pensamento
               sem tormento ...

Ativar a emoção
             selecionar o coração
             movimentar a paixão ...

Pensar sem medo
             exercitar o apego
             contemplar o desfecho
             colorir o efeito da ilusão ...

Ativar a sabedoria
             eleger a melhor fantasia
             cativar a filosofia
             seduzir a doce poesia ...

             Para que tanta arritmia?


  
  

terça-feira, 19 de abril de 2011

FILME - Cópia Fiel / Copie Conforme


É um drama que tem como eixo central as discussões das relações e casamentos, através dos personagens Elle (Juliette Binoche) e James (William Shimell) que saem pela estrada numa conversação com mais implicações do que parece, o que deixa o espectador na dúvida  e incerteza, não esclarecendo até que ponto seria mesmo um encontro casual ou um desencontro do passado que tem acorrentado as almas no presente.
O diretor Abbas Kiarostami faz analogia com muita propriedade na relação entre original e cópia na arte e no amor, através de diálogos inteligentes, jogos de verdades e mentiras e textos bem estruturados.
É um filme de produção França / Irã / Itália / 2010, curioso e interessante.
Como curiosidade o diretor Abbas Kiarostami é de origem Iraniana e esse é seu primeiro filme rodado fora do Irã e o mais importante cineasta do seu País, hoje considerado uma grife do cinema e Juliette Binoche foi considerada a melhor atriz atuando nesse filme no Festival de Cannes / 2010.

FILME - O Ciúme Mora ao Lado / Haarautuvan Rakkauden Talo


É uma comédia nada romântica, de conteúdo dramático que expõe com severidade o desgaste da relação entre um casal e o lado doloroso e cruel do ciúme que ambos sentem pelo outro, apesar de  concordarem em se separar amigavelmente, mas que na prática continuam morando na mesma casa.
O enredo gira em torno das brigas e desavenças entre o terapeuta familiar (Hannu-Pekka Björkaman) e a consultora (Elina Knihtilä) que durante o processo de separação "lavam a roupa suja" de maneira grosseira e inconveniente, até mesmo na frente de amigos.
Vale ressaltar o vizinho curioso e indiscreto que rouba as cenas de forma simpática, dando um tom humorístico e divertido.
É  um filme da Finlândia, ano/2009 e  a direção é de Mika Kaurismaki.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

FILME Um Lugar Qualquer / Somewhere


O filme penetra com muita sensibilidade no universo silencioso e vazio de um homem solteirão (Stephen Dorff) que vive uma vida recheada de mulheres, sexo fácil, baladas, festas e entrevistas coletivas devido a sua profissão de ator.
Até que um dia,  a sua filha (Elle Fanning) passa a visitá-lo com frequência, o que movimenta a engrenagem familiar, fazendo-o observar o cotidiano de outra forma.
Tem como pano de fundo o vazio que determinadas profissões despertam, deixando de lado os laços afetivos. Vale ressaltar a seleção da trilha sonora suave e agradável e  a preocupação despreocupada com os figurinos dos atores.
O bom gosto da decoração e arrumação dos ambientes descontraídos dá um toque feminino em cada detalhe, em cada canto, em cada objeto.
O filme discorre de maneira tranquila, sem tropeços e conquista o espectador pela simplicidade. É escrito e dirigido por Sofia Coppola, vencedor de melhor Filme no Leão de Ouro no Festival de Veneza do ano passado.

FILME O Que Mais Posso Querer / Cosa Voglio Di Più


É um daqueles filmes que despertam interesse desde o início, vai se desenrolando e envolvendo o espectador até o final. Tudo gira em torno de Anna (Alba Rohrwacher) que ao conhecer Domenico (Pierfrancesco Favino) sente uma forte atração que se transforma em paixão a ponto de mudar o percurso da vida de ambos, tendo que decidir entre o amor e a vida familiar.
A lente penetra no âmago das questões familiares, dos desejos secretos, dos desencantos da vida a dois, da solidão que alguém pode sentir, mesmo estando acompanhado, enfim, tem como pano de fundo o motor natural da vida que é a paixão.
O filme é carregado de erotismo e sensualidade, sem ser vulgar, movido pelo sentimento do desejo e da paixão com impedimentos ao assumirem o controle através de encontros clandestinos.
A produção é italiana e a direção é de Silvio Soldini.

ROUBO DE UMA FANTASIA

Foto de Leyla Alban


Roubei uma fantasia
 me enchi de alegria
 para a vida desfilar

Rolei a harmonia
       interrompi a teimosia
     para a vida renovar

  Despistei a tristeza
            nadei contra a correnteza
      para a vida despertar

Recriei a filosofia
         distribui com sabedoria
      para a vida amenizar

         Que fazer de tanto amar?

sexta-feira, 1 de abril de 2011

"A palavra falada  e / ou escrita é a libertação da "alma"
                                                                                     (Leyla Alban)
"A linguagem do coração é única, pessoal e intransferível"
                                                                                         (Leyla Alban)
"De diet e light já basta a vida"
                                    (Leyla Alban)
"A razão tira o brilho da emoção"
                                  (leyla Alban)

A ARTE DA 7ª ARTE

Se o cinema permite
                                     criar,  recriar
                                     renovar,  realizar
                                     conspirar,  inspirar
                                     amar,  inovar
                                     dublar,  plagiar                              
                                     conceber, conter
                                     investir,  curtir
                                     discutir,  abrir para o mundo ....
                                  


Se o cinema representa  poder
                       representa querer
                                                     poesia
                                                     fantasia
                                                     alegoria
                                                     sintonia ...


Se o cinema irradia
                                   inspiração    
                                   transformação
                                   inovação ....


Existe alguma contraindicação?
                        ou
      Seria uma mera opção?