segunda-feira, 30 de maio de 2011

FILME REENCONTRANDO A FELICIDADE / RABBIT HOLE






É um drama bastante denso envolvendo a história de um casal que perde um filho de 04 anos e tenta se recuperar gradativamente da dor da perda de um ente querido  e das dificuldades de enfrentar o dia a dia.
Nicole Kidman encarna com destreza Becca, a mãe sofrida que, após a morte do filho, vem tentando obter forças para superar o sofrimento, tentar entender as adversidades da vida e buscar alternativas para reencontrar e recuperar a paz.  E Aaron Eckhart encarna Howie Corbett um profissional bem sucedido que também tenta buscar forças para se refazer e o próprio casamento que encontra-se em crise.
O filme é tocante, envolvente e cativante, consegue passar o sofrimento do casal e a resignação da perda que ambos vem tentando se recuperar.
As cenas são um pouco arrastadas, imprimem comoção, conseguindo estabelecer um laço de solidariedade com o espectador que torce para o tempo, mestre de todas as dores, curar as feridas emocionais que tanto os feriu.
O filme trabalha muito bem o quanto uma situação tão delicada e sofrida consegue "quebrar" a rotina de duas pessoas e ao mesmo tempo desequilibrar uma harmonia, sendo superada pela força do amor e compreensão entre ambos.
Outro aspecto a ser ressaltado são as dificuldades de lidar com o desapego pelos objetos do filho, fortalecendo, assim, as lembranças do passado.
A direção é de John Cameron Mitchell, EUA / 2010.

FILME O PODER E A LEI / THE LINCOLN LAWYER






A trama policial é alimentada pelas cenas de um tribunal e o advogado Dr. Mick Haller (Matthew McConaughey) de moral duvidosa, que vive sua profissão de maneira perigosa e irreverente. Seu escritório funciona no próprio carro, um desses carros grandes, tipo Cadillac, onde ocorrem os trambiques e extorsões aos seus clientes. Sua vida pessoal inclui a exmulher, a promotora Maggie McPherson (Marisa Tomei) e uma filha, além de um auxiliar e amigo o detetive Frank Levin (William H. Macy).
O enredo começa a esquentar quando o advogado recebe um caso milionário, envolvendo o jovem Louis Roulet (Ryan Phillippe) acusado de estupro e agressão a uma prostituta. A princípio parecia inocente, mas no decorrer das cenas, as situações vão se modificando e complicando, tornando o filme bem interessante.
O advogado encontra o desafio de agir conforme a lei e provar a sua competência, daí, vão ocorrendo uma sucessão de reviravoltas e coincidências, o que cria uma expectativa excitante na platéia.
Vale ressaltar o desempenho de Matthew McConaughei como o advogado ganancioso, saltando a passos largos a superficialidades das comédias que já atuou. E, claro, a intimidade entre o Poder e a Lei, alertando o quão os inescrupulosos fazem uso tão bem da proximidade delicada entre os dois.
Vale como entretenimento. A direção é de Brad Furman / EUA / 2011.

terça-feira, 24 de maio de 2011

FILME LOPE





É a cinebiografia do poeta e dramaturgo espanhol Felix Lope de Vega (1562-1635), considerado o herói da literatura que teve uma vida marcada por grandes paixões, como a arte, o teatro e a boemia. Autor de obras como "Amarilis" e "La Arcádia".
O filme aborda o período da juventude de Lope (Alberto Ammann) que ao regressar da guerra para Madri do século XVI, o jovem e talentoso soldado se depara com a dura realidade e, após a morte e o enterro de sua mãe Paquita (Sonia Braga) que o faz endividar-se para manter as aparências perante a sociedade da época, duas mulheres cruzam o seu caminho, a liberal Elena (Pilar López de Ayala) filha de um empresário do teatro local e a virginal e sonhadora Isabel (Leonor Watling), pretendente do Marquês de Navas (Selton Mello), marcando a sua vida profundamente e transformando-o de herói a vilão.
A coprodução é Brasil/Espanha /2010, dirigido pelo carioca Andrucha Waddington.Concorreu ao prêmio Goya, considerado o Oscar do cinema Espanhol e venceu dois prêmios: melhor canção original e melhor figurino. Vale ressaltar a qualidade da produção em termos de fotografia e montagem.
O brasileiro Ricardo della Rosa assina a direção de fotografia.

terça-feira, 17 de maio de 2011

* Não recue diante das dificuldades, a dor pode tornar você mais madura.
   Não fuja quando ela aparecer - entende-a.

O QUE É QUE A VIDA TEM?

FOTO DE LEYLA ALBAN / RJ

Um jeitinho de namorar ...
Um gostinho de quero mais ...
Um pouquinho de amor e paz ...

Um docinho de coco no olhar ....
Um reboladinho de arrepiar ...
Um queridinho para amar ...

Um apertinho para balançar ...
Um dinheirinho para gastar ...
Um ouvidinho para escutar ...

O balanço do coração
Falando de emoção
Interpretando a razão
Adoçando a eterna paixão ...

                                         Retirado do Livro de Leyla Alban "ACENOS DE UM OLHAR"

terça-feira, 10 de maio de 2011

*Não se impressione demasiadamente com o que as pessoas dizem a seu respeito. Liberte-se da opinião dos outros e tenha como referencial o seu próprio valor.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

* Canalize sua atenção para as coisas mais importantes. Estabeleça prioridades.
* Momentos de crise podem ser transformados em momentos de criação. Aprenda a aceitar e conviver com o novo.

FILME - Como Você Sabe / How Do You Know



É uma comédia romântica contemporânea, temperada por tiradas de humor que retrata a história de Lisa (Reese Witherspoon)  uma veterana jogadora de beisebol que se encontra em situação difícil ao ser cortada da equipe e ser substituída por uma mais jovem e que terá que recomeçar a sua vida profissional.
Nesse ínterim, ela conhece Manny (Owen Wilson) um jogador de beisebol e inicia um romance sem muita empolgação e imaginação, cheio de idas e vindas, até que, paralelamente, conhece George (Paul Rudd) um homem inseguro e tímido, filho de  Charles (Jack Nicholson) um empresário malicioso, sem escrúpulos e mau caráter, que leva o filho a ser acusado de fraude e sofrer uma investigação federal e tem o desplante de usar o próprio filho nos negócios escusos da empresa, o que acaba criando situações embaraçosas para ambos.
O que a princípio pareciam encontros sem muita pretensão entre Lisa e George, vai despertando grandes interesses mútuos, fazendo com que Lisa tenha que decidir entre os dois.
A película é leve e agradável, levando o espectador a um clima de descontração e entretenimento, através de personagens simpáticos e carismáticos, dando um passo adiante em relação à superficialidade das comédias.
A direção é de James L. Brooks, lê-se, Laços de Ternura/ 1983 e Melhor é Impossível/1997. O elenco é de primeira, ano/2010.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

*Cuide de sua aparência para que goste do que vê no espelho.
*Aprenda a dizer "não".
*Dê às pessoas uma segunda chance. Aprenda a perdoar, com certeza aliviará as dores de alguém.
*Tenha o hábito de acondicionar o lixo úmido (restos de comida) em sacos plásticos e separados do lixo seco (plásticos, vidros, latas, papéis, metais, dentre outros).
*Banhos que duram 15 minutos ou mais são ecologicamente incorretos; gastam em média 243 litros de água.
*Use papel ou outros produtos reciclados. Isso reduz a necessidade de extração de recursos naturais.
* Economize papel. Estima-se que para cada 100 quilos de papel reciclado são poupadas 60 árvores.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

*Não se preocupe tanto - de todas as atitudes, preocupar-se é a menos produtiva.

CONFEITARIA COLOMBO / RJ








Fotos de Leyla Alban

Doce, Doce, Doce ...  e eis que surgem doces lembranças circulando e deleitando o meu imaginário incansavelmente .... de repente, vejo-me passeando mentalmente pelos idos do ano de 1894, Nossa!  época da Belle Époque, com todo seu charme e sofisticada beleza. Compondo esse cenário elegante, deparo-me com a mais famosa, charmosa e inigualável - Confeitaria Colombo/RJ. Quanta perdição! Quanta tentação! Quanta provocação!

A decoração de "art nouveau" com seus amplos salões e espelhos belgas é um show a parte, suas vitrines repletas de tentações maravilhosas, não menos artísticas que suas vitrines recheadas de doçuras e salgados incontroláveis. E o seu charmoso mobiliário? Ah! com suas tradicionais mesas e cadeiras ao estilo da época, emoldurando um ambiente de charme, elegância e originalidade.

Já que é para lembrar dos velhos tempos, os modismos desfilavam e perfilavam pelos salões da Confeitaria, ditando moda, inovando os costumes, renovando as ideias ...

E eis que de repente, sinto um cheiro no ar, os aromas se misturam, atravessam os salões e sinto perder a noção ... quanta emoção!  peço perdão ao meu excesso de peso, mas devo ser permissível comigo mesma, afinal, se um dos prazeres da vida é a gula, pra que me privar desse pecado não é mesmo?





quarta-feira, 4 de maio de 2011

ROMARIA A BOM JESUS DA LAPA






 Fotos de Leyla

Inesquecível. A cidade a 773 km de Salvador/BA, banhada pelo Rio São Francisco, é palco de muita fé e devoção ao Senhor Bom Jesus, o que atrai centenas de visitantes, fiéis e romeiros que vão em peregrinação até o Santuário para pagar suas promessas, renovar a fé, convictos da transformação espiritual de suas vidas. É tocante e indescritível.
A data comemorativa é 06/08 e esse ano/2011 será a 320º ano de romaria. Durante esse período, missas são realizadas todos os dias em todos os turnos.
O diferencial é o morro em estilo gótico e suas inúmeras grutas entranhadas, de pedras irregulares e lisas que lhe conferem um clima místico e grandioso.
Curiosidade: o significado do nome vem da gruta Lapa do Morro, onde foi colocada a imagem de Bom Jesus.

terça-feira, 3 de maio de 2011

FILME - O Louco Amor de Yves Saint Laurent / L'Amour Fou





É um documentário e retrato de tom melancólico sobre a vida de um dos mais famosos e cultuados estilistas do mundo da moda Yves Saint Laurent. Adorado e admirado por dez entre dez mulheres, não só pelo seu estilo sofisticado, mas também contemporâneo, popularizando a moda e valorizando as linhas e contornos femininos.
O filme retrata basicamente do relacionamento amoroso e profissional de Saint Laurent  com Pierre Bergé, que se conheceram no enterro de Christian Dior, tornando o substituto do mesmo aos 22 anos, tornando o ícone da alta costura internacional.
A fita transcorre em clima de muita sofisticação, beleza e requinte, com a participação de Bergé, detalhando o relacionamento dos dois, as brigas e momentos prazerosos, a fortuna construída e acumulada pelo casal ao longo de 50 anos de convivência, um verdadeiro império de moda e uma impressionante e valiosa coleção de artes e antiguidades chinesas, dentre quadros do pintor Matisse.
A polêmica foi justamente o leilão realizado por Bergé em fevereiro de 2009, um ano após a morte de Saint Laurent, no qual foram vendidas as obras de arte de sua coleção, o mais lucrativo de toda a história.
O conteúdo do filme retrata um homem depressivo, que enfrentou problemas de isolamento, além do envolvimento com drogas e alcoolismo.
A direção é de Pierre Thoretton, ano 2010, cujo elenco, Pierre Bergé, Jack Lang, Betty Catroux, Loulou de la Falaise, dentre outros.