sexta-feira, 30 de março de 2012

FILME / MOVIE: O Artista / The Artist


É uma longa poético e saudosista que narra a história de George Valentim (Jean Dujardin), um astro do cinema mudo que no auge de sua carreira enfrenta a chegada do cinema falado e não sabe lidar com a nova realidade, tendo que enfrentar situações que acabará por aproximá-lo de Peppy Miller (Bérénice Bejo) que se tornará sua grande amiga.

George é um ator talentoso e vaidoso, faz muito sucesso no cinema e com as mulheres e tem o cachorrinho Jake o seu grande companheiro. Com o início do cinema falado, ele sofre com as mudanças e não hesita em brigar e consequentemente se afastar do diretor. Só que acontecerá uma série de fatos que refletirá no seu futuro …

Peppe é uma linda e talentosa artista, faz de tudo para chamar a atenção de Hollywood, até que consegue aos poucos ser admirada e reconhecida pelo seu talento. Guarda em seu coração um segredo que servirá de munição para o futuro …

Essa dupla consegue dar o brilho e glamour a esse emocionante e fascinante filme que vai mais além de um resgaste à história do cinema mudo, mas que consegue abrilhantar a memória do cinema em todos os tempos.

Foi o grande vencedor do Oscar / 2012 de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Figurino. Tem conquistado elogios de público e crítica em plena era da comunicação, das tecnologias, das redes sociais e dos filmes 3D.
Vale a pena conferir. Imperdível.

A direção é de Michel Hazanavicius. França / Bélgica / 2011.


quinta-feira, 29 de março de 2012

Aniversário de São Salvador


Foto de Leyla Alban

É dia de pensar,
sonhar,
ver,
crer,
sentir,
fluir,
ousar,
adorar,

e compartilhar os 463 anos da 
Cidade do São Salvador da Baía de Todos os Santos 
 
Cidade do amor,
da alegria
  da fantasia
      da ousadia …


 ao som da música de Dorival Caymmi, 
 
São Salvador

São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra de Nosso Senhor
Pedaço de terra que é meu
São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra do branco mulato
A terra do preto doutor
São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra do Nosso Senhor
Do Nosso Senhor do Bonfim
Oh Bahia, Bahia cidade de São Salvador
Bahia oh, Bahia, Bahia cidade de São Salvador



Fotos de Leyla Alban

O Versátil Millôr Fernandes


Se autodefinia como um “escritor sem estilo”, mas foi, sem dúvida,  um homem de todos os estilos … cartunista, humorista, dramaturgo, escritor, tradutor ...

Seus desenhos construiram a crônica dos costumes brasileiros e destacou-se pelos duplos sentidos, trocadilhos e tantos outros que marcaram a sua arte. E que arte !!!

Artista raro. Sucesso de crítica e de público. Distinguiu-se pelo tom irônico, polêmico, engraçado, versátil, afinado, sempre atual.  Notadamente sem igual.


O soprodeideiasnoar presta homenagem a  Millôr Viola Fernandes,
 o especial Millôr Fernandes  (1923-2012)

quarta-feira, 28 de março de 2012

FILME / MOVIE: Repórteres de Guerra / The Bang Bang Club



É um longa bastante interessante, intenso e estimulante baseado nas histórias reais de quatro fotógrafos Greg Marinovich (Ryan Phillippe) , Kevin Carter (Taylor Kitsch), João Silva (Neels Van Jaarsveld) e Ken Oosterbroek (Frank Rautenbach) que faziam coberturas de guerra movidos a muita adrenalina e ao amor pela profissão.

Eles saiam unidos pela amizade e companheirismo em busca das melhores imagens para mostrar ao mundo e contar as verdades sobre os horrores de uma guerra fria e sangrenta que aconteceu nas primeiras eleições livres na África do Sul após o fim do regime do Apartheid na década de 1990.

Esses quatro homens foram mais que testemunhas oculares, eles se colocavam na linha de frente do perigo e da violência para mostrar ao mundo as verdades sem maquiagens e censuras.

O filme é um drama carregado de muita ação que provoca reflexões sobre os limites de uma profissão, mesmo a de repórteres e as sequelas que podem provocar levando em conta o ser humano e suas complexidades. Boas interpretações e ótimas fotografias.

Especificamente esse episódio da política mundial tornou-se o maior dos trabalhos desse grupo, inclusive Kevin Carter e Greg Marinovich ganharam o prêmio Pulitzer.

Baseado no livro The Bang Bang Club escrito por Masinovich e João Silva.

A direção é de Steven Silver e o roteiro de Steven Silver e João Silva. Canadá / África do Sul/ 2010.


segunda-feira, 26 de março de 2012

O Chico do Riso, do Sempre Sorriso ...


 
Ah! falar do Chico, que burburinho!
        pensar em Chico, que segredinho!
        ouvir o Chico, que cochicho!
        ver o Chico, que ouriço!
        viver sem o Chico , que desperdício!

 Afinal, que fazer sem o Chico? ...

O Chico dos risos,
               dos sorrisos,
               dos improvisos ...

O Chico  da velha guarda
                do anjo da guarda
                da guarda da sebedoria ...

O Chico das anedotas,
               das piadinhas inteligentes,
               do humor popular,
                dos variados personagens ...

O Chico deixa saudade,
               deixa verdade
               deixa fantasia,
               deixa a eterna alegria ...

    O soprodeideiasnoar presta homenagem a Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o inigualável e memorável Chico Anysio (1931-2012)


terça-feira, 20 de março de 2012

FILME / MOVIE: A Separação / Jodaeiye Nader az Simin


É um envolvente drama familiar que desnuda a história da família de Simin (Leila Hatami) que quer sair do Irã com o marido Nader (Peyman Moaadi) e a filha Termeh (Sarina Farhadi, filha do diretor), mas depois de tudo preparado, Nader desiste da viagem por conta da doença crônica de seu pai e a partir desse momento começa a desenrolar e a enrolar (?) a vida de cada um …

Com a desistência da viagem, Simin pede o divórcio, mas sua solicitação não é aceita, então, ela decide sair de casa por um período e em consequência, Nader precisa contratar uma ajudante para dar apoio ao seu pai já idoso e com Alzheimer.

É justamente por causa da diarista Razieh (Sareh Bayat), muçulmana praticante que começa a desencadear uma série de situações e um incidente que levará as famílias para um conflito e consequente julgamento de cunho moral e religioso, surgindo dúvidas, incertezas e culminando as queixas em um tribunal.

O longa é reflexivo e tenso, gera perguntas, estimula dúvidas, busca a verdade dos fatos, faz julgamentos de valor. Envolve o espectador na trama emotiva da crise e dissolução de um casamento que tem como pano de fundo o retrato da sociedade iraniana e seu universo social e religioso.

Enfim, só assistindo para entender esse drama e conhecer sobre a cultura, religião, justiça, preconceitos, usos e costumes do Irã. O longa não propõe soluções, permite sim, que a plateia tire suas próprias conclusões.

Ponto para o elenco afinado e o tom da dramaticidade nos diálogos e cenas altamente inquietantes e turbulentas.

Foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro / 2012. A direção é de Asghar Farhadi. Irã / 2011. Vale a pena conferir. Imperdível.


segunda-feira, 19 de março de 2012

Zoom na Natureza ... Zoológico de Salvador


Foto de leyla Alban
 
O Parque Zoobotânico Getúlio Vargas em  Salvador, na Bahia foi inaugurado em 1958. A sua área verde é de aproximadamente 250.000 m² e possui 152 espécies que habitam o parque. 
É um centro de referência e base de apoio as diversas pesquisas da fauna e da flora . Atualmente conta com 86 espécies de aves, 38 espécies de mamíferos e 28 de répteis. 

É um rico passeio e encontro com a natureza.  Vejam as fotos.


Fotos de Leyla Alban