quarta-feira, 30 de maio de 2012

FILME / MOVIE: A Delicadeza do Amor / La Délicatesse


É um longa como o título indica, altamente delicado e leve que conta a história de Nathalie Kerr (Audrey Tautou) que após a morte do marido François (Pio Marmaï), vítima de acidente de trânsito, fecha as possibilidades para um novo amor.

Como tinha uma vida perfeita e feliz, a perda inesperada do amado fez Nathalie repensar sobre o futuro e para superar a dor, dedica-se obsessivamente ao trabalho, transformando-se em uma máquina humana.

Mas, o destino é voluntarioso, abre as portas e entra em cena o carismático, desajeitado e engraçado Markus Lundl (François Damiens) um dos funcionários de Nathalie em um escritório de advocacia.

Os dois começam uma preciosa amizade, e a partir de um despretensioso beijo, surge uma improvável e singela história de amor. E viva o amor!!!!

O espectador se inspira e torce para que a delicada magia dessa relação possa ser descortinada e vivida. Sessão pipoca garantida. Muito legal.

A direção é dos irmãos franceses David e Stéphane Foenkinos. O filme é baseado no romance do mesmo diretor “A Delicadeza” (Ed. Rocco). França/2011.

terça-feira, 29 de maio de 2012

65º Edição do Festival de Cinema de Cannes 2012


Aconteceu no dia 27/05, a 65ª Edição do cultuado Festival de Cannes e as indefinições quanto a conquista da tão cobiçada Palma de Ouro finalmente foram reveladas.

O evento francês, um dos mais disputados do mundo teve nessa edição o grande vencedor  Amour do austríaco Michael Haneke que  entrou para o seleto grupo de diretores que já ganharam o prêmio duas vezes.
A primeira foi em 2009 com A Fita Branca que chegou a concorrer ao Oscar. 

Haneke agora divide a dupla premiação com outros pesos-pesados como os irmãos Dardenne, Francis Ford Coppola, Emir Kusturica, Shohei Imamura, Alf Sjöberg, Bille August.

Vejam a lista dos vencedores:

Longa-metragens

Melhor Filme | Palma de Ouro
Amour – Michael Haneke (França)

Grande Prêmio do Juri
Reality – de Matteo Garrone (Itália)

Prêmio do Júri
The Angel’s Share – Ken Loach (Inglaterra)

Melhor Diretor
Carlos ReygadasPost Tenebras Lux (México)

Melhor Atriz
Cosmina Straton e Cristina Flutur – Beyond the Hills, de Cristian Mungiu (Romênia)

Melhor Ator
Mads Mikkelsen –Jagten, de Thomas Vinterberg (Dinamarca)

Melhor Roteiro
Beyond the Hills – Cristian Mungiu (Romênia)

Curta-metragens

Caméra D’Or | Filme de Estreia
Beasts of the Southern Wild – de Behn Zeitlin (EUA)

Palma de Ouro de Curta-Metragem
Sessiz-Be Deng (Silencieux/Silent) – L.Rezan Yesilbas (Turquia)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

FILME / MOVIE: As Idades do Amor / Manuale d’Amore


É uma deliciosa comédia romântica dividida em três histórias que são contadas por um taxista que se autodenomina como cupido encarnado por Vittorio Emanuele Propizio que é o elo nos três episódios e conta as histórias de personagens em idades e momentos diferentes da vida amorosa.

A primeira é intitulada “Juventude” que trata do advogado Roberto (Riccardo Scarmacio), jovem ambicioso que vai para uma pequena vila da Toscana para convencer um casal de idosos a vender a propriedade para construção de um grande empreendimento, um campo de golfe.  Devido a resistência do casal, Roberto é obrigado a ficar mais alguns dias. Porém, nesse tempo, conhece Micol (Laura Chiatti), se empolga e fica em maus lençóis por já estar comprometido com Sara (Valeria Solarino).

A segunda é “Maturidade”, ou seja, a história do apresentador de tele jornal Fabio (Carlo Verdone), homem sério e casado a 25 anos.  Numa festa, conhece Eliana (Donatella Finocchiari), se envolve com ela, não sabendo ele que tudo vai mudar ...

E o terceiro e último caso é “Mais Além”, a mais bem resolvida das histórias. Trata-se de Adrian (Robert De Niro), americano e professor de história das Artes que se mudou para Roma logo após se divorciar. Torna-se amigo de Augusto (Michele Placido) o porteiro do prédio onde mora.  Porém, o destino lhe “prega uma peça” ao se apaixonar por Viola (Mônica Bellucci), filha de seu companheiro de farras.

A narrativa é leve e divertida e fala sobre o amor nas diversas fases da vida. O espectador se desmancha com o enredo simpático e alegre. 

A fotografia é bastante agradável e a trilha sonora é deliciosa. Agrada muito. Vale a pena conferir. 

Esse é o 3º filme da trilogia e da franquia italiana iniciada com Manual do Amor (2005) e Manual do Amor 2 (2007). Todos os filmes da série foram dirigidos por Giovanni.

Escrito e dirigido por Giovanni Veronesi.  Itália / 2011.

1ª História "Juventude"
2ª História "Maturidade"
3ª História "Mais Além"

sexta-feira, 25 de maio de 2012

FILME / MOVIE: Battleship – A Batalha dos Mares / Battleship


É um longa de muita ação e efeitos especiais que narra a invasão do nosso planeta por forças superiores nocivas e desconhecidas e a luta pela sobrevivência sob o comando da frota naval do almirante Shane (Liam Neeson) que enfrenta navios de seres alienígenas em alto mar.

A ficção dá inicio durante um exercício de guerra naval quando uma frota americana de navios  se depara com outra frota de alienígenas que emerge em alto mar e provoca uma intensa e sangrenta batalha, ameaçando a sobrevivência do planeta terra, desencadeando a partir daí, um gigantesco conflito entre as duas e a união da tripulação para vencer as forças inimigas. 

A tripulação contará com a ajuda de um grupo de cientistas, comandado por Cal Zapata (Hamish Linklater) e de especialistas em armas, como Cora Raikers (Rihanna).

Paralelo a esse combate, existe outro que envolve as vidas de Alex Hopper (Taylor Kitsch), um oficial do navio USS John Paul Jones que namora Sam (Brooklyn Decker), filha de Shane, mas por ter uma vida irregular, é forçado a entrar na Marinha por seu irmão Stone (Alexander Skarsgaard) que faz de tudo para ajudar o irmão a mudar de vida.

A produção é movimentada por fortes cenas de explosões e destruições de embarcações e pontuada pela trilha sonora assinada por Steve Jablonsky compatível com o clima barulhento e de tensão.

Esse filme marca a estreia da cantora Rihanna no cinema e foi inspirado no clássico jogo Batalha Naval, criado por Milton Bradley, em 1931. O orçamento girou em torno de US$ 200 milhões. 

Para os menos exigentes, a sessão pipoca é garantida, agrada como entretenimento e pura diversão.

A produção e direção é de Peter Berg.  EUA / 2012.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Exposição "Caravaggio e Seus Seguidores"


O soprodeideiasnoar divulga o cartaz da mega exposição do Mestre Caravaggio


Caravaggio – O Estilo Único de Um Artista


São Jerônimo que Escreve (1605-1606)
San Giovanni Battista (1604)

Abriu na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte no dia 22/05 a 15/07, a exposição do pintor italiano Michelangelo Merisi (de Caravaggio) (1571-1610), o mestre Caravaggio.

O nome artístico Caravaggio se origina da pequena aldeia natal de sua família.

A exposição Caravaggio e Seus Seguidores faz parte da programação do Momento Itália-Brasil. É a maior realizada na América Latina em número de obras e estas vieram dos principais museus da Itália e de coleções particulares.

A mostra reúne 06 quadros originais e as outras 14 obras pertencem aos seus discípulos chamados “caravaggescos” , ou seja, os seguidores do estilo do artista.

Fazem parte da exposição outros trabalhos consagrados como São Jerônimo que Escreve, São Francisco em Meditação, Retrato do Cardeal, São Januário Degolado.

É considerado o maior representante do estilo barroco, causou grande impacto na época devido a arte de manipular o jogo de luz e sombra, dando um toque de complexidade em suas obras.  Até hoje existem 62 quadros de sua autoria comprovados.

A 1ª Mostra que aconteceu em 1954 expôs duas obras do artista na Oca, no Parque Ibirapuera, em comemoração ao quarto centenário de São Paulo.

A exposição segue rumo ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) no período de 26/07 a 30/09 e depois será montada em outubro no Museo Nacional de Bellas Artes de Buenos Aires.

Tela Medusa Murtola (1597) - um dos destaques da exposição
Tela São Francisco em Meditação (1606)

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Donna Summer - Clip de Bad Girls






O soprodeideiasnoar por ser fã de Donna Summer não poderia deixar de rever esse clipe de uma de suas mais famosas músicas - Bad Girls.

Donna Summer – A Diva da Dance Music

Seu último Disco CRAYONS


Morreu no dia 18/05 a Rainha da Era Disco, a cantora nascida LaDonna Adrian Gaines (1948-2012), conhecida popularmente como Donna Summer.

Estourou nas paradas de sucesso, principalmente na Europa na década de 1970, época das famosas e eletrizantes discotecas. Representou a juventude de uma geração. E que geração!

Deu voz a enormes sucessos nos anos 70, como Love to Love You Baby, I Feel Love, Hot Stuff, Bad Girl, Last Dance e tantos outros que incrementavam as festas.

A maioria das músicas foi composta por ela mesma, o que a permitiu transitar por vários gêneros, conseguindo emplacar um estilo próprio, espalhando pelo mundo uma legião de fãs e admiradores.  Dentre os gêneros, destaca-se o pop, disco, dance-pop, gospel, e tantos outros.

Deixou um enorme legado na história da música. Vendeu mais de 130 milhões de discos, tendo recebido 5 Prêmios Grammys e 6 American Music Awards (AMA).

Foi a primeira artista com 3 álbuns duplos consecutivos no 1º lugar do top de vendas nos EUA.

Em 1978 atuou no filme “Até que Enfim é Sexta-Feira” na qual cantava a música Last Dance, através da qual ganhou seu primeiro Grammy.

Ao longo da carreira, lançou 17 álbuns de estúdio editados desde 1974, sendo o mais recente Crayons, de 2008. To Paris with Love foi o último lançamento oficial da cantora.

No Brasil a sua última turnê foi em 2009, onde se apresentou em São Paulo e Rio de Janeiro. Até hoje o seu trabalho é aplaudido pela crítica. Merecido.


soprodeideiasnoar reverencia o legado deixado por Donna Summer que tanto fez, popularizou e disseminou os hits de uma época altamente inovadora e contagiante.  Deixou saudades.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Outros Projetos do Centenário de Jorge Amado



Em comemoração ao centenário de nascimento do escritor baiano Jorge Amado outros eventos estão acontecendo ao redor do país, como:

  • A exposição Jorge Amado Universal em São Paulo até o dia 22 de julho no Museu da Língua Portuguesa com acervo da família e da Fundação Casa Jorge Amado.
  • Lançamento de novas edições de seus livros como Navegação de Cabotagem, Mar Morto, Os Velhos Marinheiros, O Compadre de Ogum e a correspondência Jorge & Zélia, organizada pela Cia das Letras.
  • Nos palcos dos teatros está sendo interpretada a peça Dona Flor e seus Dois Maridos que acontecerá em Belo Horizonte e Salvador, no Teatro Castro Alves, em junho.
  • A TV Globo relançará a produção Gabriela, Cravo e Canela.
  • A partir do segundo semestre a exposição Jorge Amado Universal acontecerá em Salvador, no Museu de Arte da Bahia.

Projeto Amar Amado


O escritor Jorge Amado será homenageado em Ilhéus (BA) pelo seu centenário através do projeto Amar Amado que acontecerá entre os dias 04 e 12 de agosto desse ano.

O Evento traz uma extensa programação cultural que vai desde seminários e palestras a apresentações artísticas com nomes da dramaturgia e shows de músicos como Caetano Veloso,Margareth Menezes, Família Caymmi e a Orquestra Sinfônica da Bahia.
Além de outras atividades nas áreas de gastronomia, cinema, literatura e teatro.

5ª Edição do Circuito das Artes - Bahia

A 5ª Edição do Circuito das Artes 2012 reúne em Salvador a partir de 19/05 a 03/06 a exposição de obras de 120 artistas em dez espaços culturais com o objetivo de promover as artes visuais e divulgar os trabalhos de artistas baianos, sejam renomados ou iniciantes.

As 360 obras serão expostas em pequenos formatos, como pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, cerâmicas que podem ser conferidas no:
  • Museu  Carlos Costa Pinto
  • ICBA
  • Aliança Francesa
  • Instituto Cervantes
  • MAB
  • Galeria Canizares (EBA)
  • Galeria do Conselho
  • Galeria ACBEU
  • Palacete das Artes
  • Sala de Arte do Museu
O Evento pretende estimular a visitação a galerias de arte e museus, além de divulgar os trabalhos dos artistas locais.

O Adeus a Warda Al-Jazairia - A Grande Voz do Amor


Faleceu no dia 17/05 aos 72 anos a cantora franco-argelina e a grande voz do mundo árabe Warda Ftouki, conhecida popularmente como Warda Al-Jazairia.

Admirada e reverenciada em todo o mundo pela sua voz potente e pelas suas belas canções de amor "A Rosa Argelina".  A diva vendeu dezenas de milhões de álbuns com mais de 300 canções.


O soprodeideiasnoar presta homenagem a uma das mais belas vozes da Argélia e do mundo Árabe.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O Adeus a Robin Gibb – O Lendário Bee Gees




Morreu aos 62 anos Robin  Hugh Gibb  (1949-2012), ou simplesmente Robin Gibb,  um dos integrantes de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, o Bee Gees

Irmão gêmeo de Maurice Gibb, juntamente com o mais velho Barry Gibb, formaram o trio musical desde os 6 anos de idade. Sua primeira apresentação ocorreu em 1957, quando tinha 8 anos, nessa época já existia o Bee Gees.

O músico britânico depois de romper com a banda, iniciou sua carreira solo em 1969, lançando o Single Saved by the Bell, gravando o primeiro álbum solo, Robin’s  Reign, em 1970.

Em meados da década de 70, os Bee Gees se reconciliaram e foram responsáveis por sucessos como Stayin’ Alive; More Than A Woman; How Deep is Your Love; Night Fever, músicas que alcançaram o primeiro lugar em vários países do mundo. Ficaram juntos até 2002.

Quando o 5º álbum de Robin seria lançado, morreu Maurice, seu irmão gêmeo.  De 2004 a 2006 Robin fez uma turnê com a Orquestra Neue Philharmonie Frankfurt, fez parcerias com outros cantores e lançou o seu 6º disco My Favourite Christmas Cards com canções de Natal.




Abrindo parêntese, o Bee Gees passou por vários ritmos musicais, indo do rock psicodélico às baladas, do country à música disco, do romântico ao pop rock moderno. A banda vendeu mais de 250 milhões de discos e ganhou 9 prêmios Grammy.

O álbum Saturday Night Fever (trilha sonora do filme Embalos de Sábado à Noite) é um das mais vendidos de todos os tempos. Foi um marco musical e cultural dos anos 70.  Um fenômeno.

Foram os artistas que mais tiveram músicas em 1º lugar nos anos 70. O conjunto de suas composições, produções e gravações escreveram  história na música em todo o mundo.


Os Irmãos Gibb em Show nos EUA - 1997

O soprodeideiasnoar presta homenagem ao Bee Gees, símbolo de uma época efervescente, criativa e inovadora.

FILME / MOVIE: Plano de Fuga / Get the Gringo


É um thriller policial regado a muita ação, tiros e sangue que conta a história de Gringo (Mel Gibson), um assaltante que ao fugir da polícia americana e cruzar a fronteira do México é pego com o fruto do roubo do banco, capturado e enviado para a prisão local El Pueblito.

Ao ser capturado pela polícia mexicana, ele é enviado para o presídio e mantido preso. O local é altamente deprimente e nojento, controlado por bandidos, viciados, assassinos, elementos da pior espécie e policiais corruptos enfim, o submundo impera nesse antro de delinquentes.

Para sobreviver nesse lugar sujo e caótico, Gringo, inteligente e sagaz, tenta se virar, vai se situando como as coisas funcionam, quem manda lá dentro e quais os pontos que pode atacar para conseguir escapar.

A partir daí, articula um plano de fuga , mas para isso, faz amizade com um garoto de 9 anos que está condenado a um destino cruel que é  doar o seu fígado para o chefão do crime dentro do presídio. 

Juntamente com a mãe, o menino (Kevin Hernandez) tenta ajudar o americano a sair desse “hospício” de marginais.

O longa começa em ritmo acelerado e se mantém numa sequência de ações bem executadas e dramáticas. A direção de arte faz uso de elementos repugnantes e asquerosos para caracterizar uma “favela” dominada por gente da pior espécie.

Esse filme marca o retorno de Gibson no cinema de ação, expondo a sua boa forma física e o seu carisma.

O orçamento girou em torno de US$ 20 milhões.  Esse é o 3º trabalho de Adrian Grunberg junto com o ator. O 1º foi Apocalypto (2006) e o 2º O Fim da Escuridão (2010), ambos como assistente de direção.

Inicialmente o filme teria o título original  “How I Spent My Summer Vacation”.
O roteiro é assinado por Adrian Grunberg e Mel Gibson e a direção é de Adrian Grunberg.   EUA / México / 2011.