sexta-feira, 29 de junho de 2012

FILME / MOVIE: Apenas Uma Noite / Last Night


É um estimulante longa metragem que fala sobre relacionamentos e os perigos que rondam quando as tentações e os desejos invadem a mente e o corpo de uma pessoa.

O casal Joanna e Michael Reed (Keira Knightley) e (Sam Worthington) vai a uma festa de trabalho de Michael e de repente Joanna  percebe o interesse do marido pela sensual colega Laura (Eva Mendes).

Joanna passa a observar os dois de longe, acompanhando o comportamento e os movimentos deles, sem intrometer-se, mas planta uma semente de dúvida na relação do casal. 

Só que por obra do destino, mais uma viagem a trabalho está para acontecer entre Michael e Laura o que deixará Joanna desconfiada das reais intenções do marido.

A história se passa numa única noite, daí o título, quando o casal fica separado e então começam a surgir dúvidas e incertezas, ocorrendo os testes de fidelidade.

E nessa mesma noite, Joanna reencontra o seu antigo amor, o francês Alex Mann (Guillaume Canet) que a deixará emocionalmente abalada, pondo em risco o seu atual relacionamento.

É um filme adulto e evidencia a atração pelo proibido e as conseqüências que podem afetar um relacionamento, o que motiva o espectador a querer entender o que pode acontecer a partir de um olhar ambíguo, os perigos que rondam a relação e os limites da emoção. É muito interessante.

A direção e o roteiro são da iraniana Massy Tadjedin.  EUA / França / 2010.


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Um Olhar “Sustentável” Sobre a Rio+20



Em tempos de Rio +20, o soprodeideiasnoar pega carona no encerramento da Conferência para refletir sobre os resultados finais e entrevista Joseh Severiano membro da Fundação Terra Mirim (www.terramirim.org.br) que é uma comunidade ecológica espiritual com ênfase no xamanismo, localizada em Simões Filho, na Bahia.


Na Rio+20, Joseh participou do encontro da CASA - Conselho de Assentamentos Sustentáveis das Américas, que consiste em uma rede que está se formando na América Latina cujo objetivo é agregar experiências e projetos de assentamentos e comunidades sustentáveis, ecovilas, institutos de permacultura, agroecologia, aglofloresta, ecopegagogia, cidades em transição (ecobairros), dentre outras, visando integração e fortalecimento mútuos.

1     1- O que você achou da Rio +20 ?

R-  A Rio +20 agregou uma diversidade de encontros e eventos que aconteceram no Rio de Janeiro durante este período, em paralelo ao evento oficial promovido pela ONU, que reuniu delegações oficiais e chefes de Estado. Foi uma grande quantidade de grupos e pessoas da sociedade civil se apresentando, reunindo-se, buscando articulações, em diversas áreas, tais como: ambiente, economia e redes solidárias, tecnologia, política, grupos étnicos, religiosidade, redes virtuais livres, agricultura, cultura, educação, dentre outros.
O encontro da sociedade civil na Rio+20 ocorreu em face da possibilidade de empoderamento e fortalecimento de projetos e redes diversas, do encontro entre irmãos e irmãs no mundo com objetivos comuns, ou seja, a busca da transformação da sociedade, em seus amplos níveis. Esses encontros foram pouco divulgados na mídia. Ao contrário da sensação de pouco avanço que ficou do encontro oficial, aquele mais amplamente divulgado, a percepção e sentimento é que realmente temos que agir e nos unir. 


2       2-   E qual a visão de futuro?

R- É a possibilidade de ampliação dos vínculos dos vários grupos, visando um bem maior para si e para a humanidade. Atuar em seus lugares, cidades, mas também em redes, num nível nacional, global. O compromisso maior é com o coração da Terra.


3      3- E o amadurecimento desses grupos?

R- Percebe-se que já está acontecendo, já existem grupos que estão vivendo novas possibilidades sociais, econômicas e políticas, etc., ou seja, saíram do estágio de questionamento e já atuam na prática, forçando os governos a adotarem realmente a sustentabilidade, a solidariedade, etc. de forma efetiva.


4      4- Valeu?

R- Totalmente.  Não só pela possibilidade dos encontros como perceber que já existem instrumentos e ferramentas disponíveis, seja econômica, social, política, técnica para vivermos de uma maneira mais sustentável e solidária. A sensação é de que agora, mais do que nunca, é um momento de compartilhar, de se articular para fortalecermos o que acreditamos e nos apoiar mutuamente. Este, por exemplo, é o objetivo da CASA, a rede que faço parte.


5     5-  Qual o grande desafio?

R- Dizer sim para esses instrumentos e articulações e tentar influenciar os líderes políticos e as instâncias hegemônicas do mundo a romper com as antigas e atuais estruturas de poder. São sonhos. Mas, os sonhos se realizam assim, no dia a dia, fazendo, criando...


O soprodeideiasnoar abre espaço para avaliar os avanços desse mega Evento e ampliar os olhares nas perspectivas futuras do nosso planeta.

terça-feira, 26 de junho de 2012

10ª Flip – Feira Literária Internacional de Paraty


Carlos Drummond



Acontecerá entre os dias 04 a 08/07 em Paraty, no Rio de Janeiro a 10ª Edição da Festa Literária Internacional de Paraty e o grande homenageado deste ano será o escritor e poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), que faria 110 anos.

Nesta edição de 2012 haverá três destaques, Jennifer Egan, Jonathan Franzen e Jean-Marie Gustave Le Clézio que participarão do evento na Tenda dos Autores.

Egan venceu o prêmio Pulitzer de ficção no ano passado. O francês Le Clézio é o 5º a ganhar o Prêmio Nobel e Franzen é o autor do aclamado “Liberdade”, de 2011.

A conferência de abertura será dividida em duas partes. Na primeira, Luis Fernando Veríssimo será o convidado e em seguida Drummond será homenageado com participação dos poetas Antonio Cícero e Silviano Santiago.

O show de abertura estará a cargo do pernambucano Lenine.

Além disso, uma das mesas da festa literária terá o crítico Antonio Carlos Secchin falando sobre o livro 25 Poemas da Triste Alegria, uma compilação de textos feitos por Drummond antes da publicação de seu primeiro livro, Alguma Poesia (1930), nunca publicados.

A ser lançado o livro Flip - Dez Anos escrito em forma de reportagem pelos jornalistas convidados Zuenir Ventura, Ángel Gurría-Quintana, Sergio Augusto e Humberto Werneck, com imagens e textos que rememoram os momentos mais relevantes de cada uma das nove edições.

Além de criar uma ampla programação com o lançamento de dois livros e um DVD comemorativo sobre sua história.

Durante os cinco dias da Festa haverá uma exposição com fotos de Walter Craveiro que registrou todas as edições da Flip.

Confiram a programação completa da Flip 2012:

4 de julho - quarta-feira
19h - Abertura / Flip, Ano 10, com Luis Fernando Veríssimo e homenagem a Carlos Drummond de Andrade
21h - Show de abertura: Ciranda de Tarituba e Lenine

5 de julho - quinta-feira
10h - Mesa 1: Escritas da Finitude, com Altair Martins, André de Leones e Carlos de Brito e Mello. Mediação: João Cezar de Castro Rocha
11h45 - Mesa Zé Kleber: A Leitura no Espaço Público, com Silvia Castrillon e Alexandre Pimentel. Mediação: Écio Salles
15h - Mesa 2: Apenas Literatura, com Enrique Vila Matas e Alejandro Zambra. Mediação: Paulo Roberto Pires
17h15 - Mesa 3: Ficção e História, com Javier Cercas e Juan Gabriel Vásquez. Mediação Ángel Gurría-Quintana
19h30 - Mesa 4: Autoritarismo, Passado e Presente, com
Luiz Eduardo Soares e Fernando Gabeira. Mediação: Zuenir Ventura

6 de julho - sexta-feira
10h - Mesa 5: Drummond – O Poeta Moderno, com Antonio C. Secchin e Alcides Villaça. Mediação: Flávio Moura
12h - Mesa 6: O Mundo de Shakespeare, com
Stephen Greenblatt e . Mediação: Cassiano Elek Machado
15h - Mesa 7: Exílio e Flânerie, com Teju Cole e Paloma Vidal. Mediação: João Paulo Cuenca
17h15 - Mesa 8: Literatura e Liberdade, com
Adonis e Amin Maalouf. Mediação: Alexandra Lucas Coelho
19h30 - Mesa 9: Encontro com
Jonathan Franzen. Mediação: Ángel Gurría-Quintana

7 de julho - sábado
10h - Mesa 10: Cidade e Democracia, com Suketu Mehta e
Roberto DaMatta. Mediação: Guilherme Wisnik
12h - Mesa 11: Pelos Olhos do Outro, com Ian McEwan e
Jennifer Egan. Mediação: Arthur Dapieve
15h - Mesa 12: Em Família, com Zuenir Ventura, Dulce Maria Cardoso e João Anzanello Carrascoza. Mediação: João Cezar de Castro Rocha
17h - Mesa 13: O Avesso da Pátria, com Zoé
Valdéz Dany Laferrière. Mediação: Alexandra Lucas Coelho
19h30 - Mesa 14: Encontro com J. M. G Le Clézio. Mediação: Humberto Werneck

8 de julho - domingo
10h - Mesa 15: Vidas em Verso, com Jackie Kay e Fabricio
Carpinejar. Mediação: João Paulo Cuenca
11h45 - Mesa 16: A imaginação Engajada, com Rubens
Figueiredo e Francisco Dantas. Mediação: João Cezar de Castro Rocha
14h30 - Mesa 17: Drummond – O Poeta Presente, com Armando Freitas Filho (em vídeo),
Eucanaã Ferraz e Carlito Azevedo. Mediação: Flávio Moura
16h30 - Mesa 18: Entre Fronteiras, com
Gary Shteyngart e Hanif Kureishi. Mediação: Ángel Gurría-Quintana
18h15 - Mesa 19: Livro de Cabeceira. Autores convidados da Flip 2012 leem e comentam trechos de seus livros favoritos.

Aproveitando a data comemorativa, a Flip publica periodicamente em seu novo blog (www.flip.org.br/blog) depoimentos de autores, curadores e amigos que fizeram parte da história da Festa. 

A bela cidade de Paraty se mobilizará para celebrar os 10 anos da grande festa e através de uma programação especial dárá início com a Banda Santa Cecília que sairá pelas ruas do centro histórico onde todas as igrejas tocarão seus sinos e as bandas e bonecos festejarão a Flipinha.  Imperdível.
 



“A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.”
 Carlos Drummond de Andrade    


segunda-feira, 25 de junho de 2012

FILME / MOVIE: Flores do Oriente / The Flowers of War

 

Baseado em fatos históricos, o drama narra o Massacre de Nanquim ocorrido em 1937 durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa na China tomada e destruída pelos japoneses.

O filme retrata esse período, quando o agente funerário John Miller (Christian Bale) é chamado a Nanquim para providenciar o enterro de um padre que vivia no convento da igreja juntamente com estudantes.

Ao chegar, Miller se depara com as jovens adolescentes e um cenário devastador e de destruição, onde imperava o horror e o medo.  

Diante do caos instalado, as prostitutas de um bordel próximo, foram para o abrigo do convento em busca de refúgio e ficaram instaladas no subsolo, podendo assistir a todo tipo de destruição.

No início Miller não se importou muito com a situação, mas com o decorrer do tempo, ele foi se sensibilizando e tomou a defesa do lugar, fazendo-se passar pelo padre e assumir o compromisso de proteger os dois grupos, desenvolvendo o seu lado humanitário.

Até que um dia, um general japonês exige que as estudantes façam uma apresentação para os soldados, o que gerou um enorme pânico entre elas, temendo o que podia lhes acontecer, despertando, a partir daí, uma tomada de decisão inesperada por parte das prostitutas do bordel que mudaria suas vidas para sempre.

O longa concorreu ao Oscar/2012 de Melhor Filme Estrangeiro e recebeu indicação para o Globo de Ouro/2011 de Melhor Filme Estrangeiro.

O orçamento foi de US$ 90 milhões. Adaptado do livro de Geling Yan – “The 13 Women of Nanjing ".

A habilidosa direção de fotografia é de Zhao Xiaoding que utiliza jogos de cores e esmera na riqueza de detalhes que chamam a atenção do curioso espectador.

Destaque para os figurinos criados por William Chang e Graciela Mazón que dão o toque artístico e colorido nas roupas das mulheres em contraste com os tons escuros das vestes do convento. A maquiagem é assinada por Yang Xiaohai. 

O filme é muito bom. Emociona. O espectador se sensibiliza com o sofrimento e o medo daquelas mulheres, independente da idade ou situação, vítimas e testemunhas oculares dos horrores de uma guerra fria e sangrenta.  Vale a pena conferir.

A direção é do cineasta chinês Zhang Yimou, lê-se " Lanternas Vermelhas",“O Clã das Adagas Voadoras”, “A Maldição da Flor Dourada”, “Herói”, “A Árvore do Amor”.  China / 2011.


sexta-feira, 22 de junho de 2012

O Lúdico das Festas Juninas da Bahia


E Viva o São João da Bahia!
 Festa  multicolorida 
Festa da alegria
Festa de energia
Festa de todas sintonias!!!

O milho é o destaque das iguarias juninas
A decoração está nos pequenos detalhes
O visual é encantador
Um toque de beleza
Um toque de criatividade
Um toque de harmonia de cores
O efeito multicor
A dança das mesas e cadeiras
A "chita"  estampa suas alegres cores

quinta-feira, 21 de junho de 2012

São João passou por aí? Sim senhor... E Viva O São João do Brasil !!!


Foto de Leyla Alban
 
E então, são tantas lembranças que invadem a minha mente, que não cabem em mim. São reminiscências do passado que evocam a minha infância e adolescência e me fazem relembrar de minhas histórias nas alegres festas de São João ...

... Das cantigas, das comilanças, das decorações, das bebidas e comidas típicas, das roupas enfeitadas, dos balões coloridos, das fogueiras, das bandeirolas, dos sanfoneiros, das tradicionais danças das quadrilhas com seus pares...

Enfim, são tantas alegrias que fazem parte deste cenário ímpar de uma festa tão significativa, colorida e contagiante. Uma beleza!!!


As famosas fogueiras juninas
Os tons que fazem a bela festa
O tradicional milho cozido
As deliciosas pamonhas de milho verde

Os balões multicoloridos
 
Os saborosos licores juninos
As gostosas canjicas de milho verde
As apetitosas laranjas
O “clima” da festa estimula os namoricos, os chamegos, as paqueras ...

E para retratar o espírito alegre e divertido, a inspiração também está nas letras das músicas.  Que músicas!!! ....

Olha Pro Céu
(Luiz Gonzaga)

Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo

Foi numa noite, igual a esta
Que tu me deste o coração
O céu estava, assim em festa
Pois era noite de São João

Havia balões no ar
Xote, baião no salão
E no terreiro
O teu olhar, que incendiou
Meu coração

A fogueira ta queimando
Em homenagem a São João
O forró já começou
Vamos gente, rapa-pé nesse salão

Dança Joaquim com Zabé
Luiz com Yaiá

Dança Janjão com Raque
E eu com Sinhá

Traz a cachaça Mane!
Que eu quero ver
Quero ver paia avuar

Os famosos instrumentos musicais


Chegou a hora da fogueira
(Lamartine Babo)

Chegou a hora da fogueira
É noite de São João
O céu fica todo iluminado
Fica o céu todo estrelado
Pintadinho de bal
ão
Pensando no caboclo a noite inteira
Também fica uma fogueira
Dentro do meu cora
ção
Quando eu era pequenino
De pé no ch
ão
Eu cortava papel fino
Pra fazer bal
ão
E o bal
ão ia subindo
Para o azul da imensid
ão
Hoje em dia o meu destino
N
ão vive em paz
O bal
ão de papel fino
Já n
ão sobe mais
O bal
ão da ilusão
Levou pedra e foi ao ch
ão


Os ritmos dão o tom da festa



E as poéticas, inocentes e singelas cantigas ...

Capelinha de Melão

Capelinha de melão / É de São João /
É de cravo, é de rosa / É de manjericão.
S
ão João está dormindo / Não me ouve não /
Acordai, acordai / Acordai, Jo
ão.

Cai, Cai Balão

Cai, cai balão
Cai, cai balão/Aqui na minha mão
Não cai não, Não cai não, não cai não
Cai na rua do sab
ão. 

Sem esquecer das letras das músicas maliciosas, como ...

Severina Xique Xique
(Genival Lacerda)

Quem não conheçe Severina Xique-xique,
que montou uma butique para vida melhorar.
Pedro Caroço, filho de Zé Vagamela,
passa o dia na esquina fazendo aceno para ela.
Ele tá de olho é na butique dela!
Ele tá de olho é na butique dela!
Ele tá de olho é na butique dela!
Ele tá de olho é ba butique dela!
Antigamente a Severina,
coitadinha, era muito pobrezinha,
ninguém quis lhe namorar.
Mas hoje em dia só porque tem uma butique,
pensando em lhe dar trambique,
Pedro quer lhe paqueirar
Ele tá de olho é na butique dela!
Ele tá de olho é na butique dela!
Ele tá de olho é na butique dela!
Ele tá de olho é ba butique dela!
A severina não dá confiança, Pedro,
eu acho que ela tem medo de perder o que arranjou.
Pedro Caroço é insistente, não desiste
na vontade ele persiste, finge que se apaixonou
Ele tá de olho é na butique dela!
Ele tá de olho é na butique dela!
Ele tá de olho é na butique dela!
Ele tá de olho é ba butique dela!
Ele tá de olho é na butique dela!


É uma agradável, divertida, colorida e comunicativa festa para todo gosto e paladar.

O soprodeideiasnoar comemora as festanças juninas !!!! E Viva o São João da Bahia !!!


quarta-feira, 20 de junho de 2012

FILME: Deus da Carnificina / Carnage



É uma comédia dramática que trata do encontro entre dois casais Penelope e Michael Longstreet (Jodie Foster e John C. Reilly))  e Nancy e Alan Cowan (Kate Winslet e Christoph Waltz) que resolvem se encontrar para tentar resolver harmoniosamente sobre um incidente envolvendo seus filhos, ainda garotos.

Até aí, tudo bem, entram num acordo amigável e os Longstreet já estão de saída quando o casal anfitrião (Penelope e Michael) os convida para tomar um café para comemorar o acordo.

Então, a partir daí, entre quatro paredes, a situação vai perdendo o controle e as máscaras vão caindo aos poucos e no lugar da educação, da civilidade e  da polidez brotam diálogos frios e ásperos, até mesmo desconcertantes, surgindo as diferenças entre eles. 

As individualidades se manifestam de forma cruel, tornando o encontro um verdadeiro laboratório de reações humanas, revelando a falta de bom senso, sensatez e equilíbrio entre eles. 

E para completar, um simples celular se torna irritante, inconveniente e indesejável, pelo menos naquela situação, movimentando a tensão da trama.

O espectador torna testemunha das intempéries entre os casais e sem tomar partido, aguarda pacientemente o desfecho do que seria apenas um simples pedido de desculpas. Afinal, o que mais poderia fazer?

O longa é muito interessante e instiga a reflexão sobre o comportamento humano diante de situações de confronto e provocações.

Baseado na peça teatral “God of Carnage / Deus da Carnificina” escrita por Yasmina Reza.  

O roteiro é de Roman Polanski e Yasmina Reza.  A trilha sonora é de Alexandre Desplat.  A direção é de Roman Polanski.  EUA/2011.