terça-feira, 31 de julho de 2012

69º Festival Internacional de Cinema de Veneza 2012

Foto:divulgação


Nessa 69ª edição do Festival de Cinema de Veneza que será realizada entre 29/08 a 08/09 na ilha italiana de Lido, em Veneza, todos os olhares do mundo estão voltados para os selecionados para disputar o tão cobiçado Leão de Ouro.

Dentre as produções latino americanas, seis delas ganharam destaque, incluindo o brasileiro O Afinador, escrito e dirigido por Fernando Camargo e Matheus Parizi, em 2011.

O longa Leones, uma produção entre Argentina, França e Holanda dirigida pelo cineasta Jasmin Lopez. disputa o prêmio de Melhor Filme, além do curta mexicano Las Manos Limpias de Carlos Armella e o paraguaio Resistent de Renata Costa e Salla Sorri.

Entre os 17 diretores selecionados para disputar o Leão de Ouro, estão Brian De Palma com Passion, Terrence Malick com o drama To the Wonder e Robert Redford com The Company You Keep.

A Itália se destaca com a produção Bom Dia, Noite de  Marco Bellocchio.

Vale lembrar que no ano passado o filme Fausto do diretor russo Alexander Sokurov foi o grande vencedor.

A Mostra Internazionale d'Arte Cinematografica é realizada desde 1932 e é uma mostra competitiva, cujo prêmio principal de Melhor Filme é o Leão de Ouro (Leone d'Oro) e o de Melhor Diretor é o Leão de Prata (Leone  d'Argento).


Confiram os filmes em competição:

“Something in the Air (Après Mai)”, de Olivier Assayas
“At Any Price”, de Ramin Bahrani
“Bella Addormentata”, de Marco Bellocchio
“La Cinquième Saison”, de Peter Brosens e Jessica Woodworth
“Lemale et Há Chalal (Fill The Void)”, de Rama Burshtein
“É Stato il Figlio”, de Daniele Cipri
“Un Giorno Speciale”, de Francesca Comencini
“Passion”, de Brian De Palma
“Superstar”, de Xavier Giannoli
“Pieta”, de Kim Ki-Duk
“Outgrage Beyond”, de Takeshi Kitano
“Spring Breakers”, de Harmony Korine
“To The Wonder”, de Terrence Malick
“Sinapupunan (Thy Womb)”, de Brillante Mendoza
“Linhas de Wellington”, de Valeria Sarmiento
“Paradise: Faith”, de Ulrich Seidl
“Betrayal”, de Kirill Serebrennikov


Filme: To The Wonder


segunda-feira, 30 de julho de 2012

Victor & Leo e o seu "Ao Vivo em Floripa"




A partir de 06/08 as lojas de todo o país receberão o DVD "Ao Vivo em Floripa" da dupla sertaneja Victor & Leo.

O trabalho traz 25 faixas do repertório da carreira de vinte anos da dupla. O show também deu origem ao CD com 17 faixas.

As participações de artitas e gêneros são bem variados, desde o sertanejo, ao pop e pagode.

Yuri Azevedo - Talento Reconhecido


Foto: divulgação

O estudante baiano Yuri Azevedo, 20 anos, do Neojibá foi laureado com o prêmio máximo Eleazar de Carvalho de maior destaque durante a semana competitiva do 43º Festival de Inverno de Campos do Jordão, São Paulo.

O Neojibá é um projeto que reúne as orquestras juvenis e infantis da Bahia. Yuri ingressou em 2007, começando pela percussão, depois piano até chegar à regência.

Com o grupo, o músico fez suas primeiras apresentações internacionais na Venezuela, em 2009, e na Inglaterra, em 2010.

É a primeira vez, em 43 anos, que o festival premia um estudante que escolheu a regência como categoria. Segundo o diretor artístico da OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Arthur Nestrovski, o jovem "tem personalidade musical".

Como resultado da premiação no festival, Yuri seguirá para os Estados Unidos participando da Orquestra Sinfônica de Baltimore e de aulas no conceituado Peabody Institute of Music, Maryland.



domingo, 29 de julho de 2012

Exposição "Artistas Brasileiros na Itália" - RJ




Até 26/08 o Museu Nacional de Belas Artes - MNBA, do Rio de Janeiro apresentará a Mostra "Artistas Brasileiros na Itália" que tem como pano de fundo a ampla parceria de artistas nacionais com algumas das mais importantes instituições de ensino artístico da Itália ao longo de três séculos.

A exposição instiga a reflexão da arte através da assimilação da cultura italiana e o seu legado artístico, sendo elaborada a partir da coleção de arte brasileira do Museu Nacional de Belas Artes.

São cinco salas expositivas com cerca de 97 obras, entre esculturas, pinturas, desenhos e gravuras.

A mostra reúne obras de 38 artistas brasileiros ressaltando a influência e o fascínio que a Itália exerceu nos séc. 19 e 20 sobre os profissionais e o legado da Itália para a nossa arte, através do rico intercâmbio entre os dois países.

Reúne nomes como Vitor Meireles, Agostinho da Mota, João Zeferino da Costa, Rodolfo Bernardelli, José Pancetti, Carlos Oswald, Bruno Giorgi, Maria Bonomi, Iberê Camargo e Darel, dentre outros. 


Exposição:  Artistas Brasileiros na Itália
Curadoria:  Mônica Xexéo, Daniel Barreto, Pedro Xexéo e Laura Abreu
Local:  Museu Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro
Período:  26/06 a 26/08
Visitação Gratuita.


sábado, 28 de julho de 2012

Paulo Coelho e o seu "Manuscrito Encontrado em Accra"


Foi lançado em todo o país o novo romance de Paulo Coelho, o Manuscrito Encontrado em Accra na data de comemoração ao Dia de Santiago de Compostela (25/07).

O escritor fez a peregrinação pelo caminho de Santiago narrada em "O Diário de um Mago", lançado 25 anos atrás.

Em sua nova obra, Paulo conta a história de um manuscrito datado de 1307 da era cristã encontrado por um arqueólogo inglês Sir Walker Wilkinson em 1974, perto de Nag Hammadi, no Alto Egito.  O pergaminho traz o relato de um encontro entre um sábio grego e a população de Jerusalém.

Esse é o 22º livro do escritor, uma mistura de realidade e ficção e um convite à reflexão sobre nossos princípios e nossa humanidade. Editora Sextante.

Vale lembrar que Paulo Coelho vendeu 140 milhões de livros em 168 países e seu trabalho foi reproduzido em 73 idiomas.


Foto: divulgação


sexta-feira, 27 de julho de 2012

Circuito Cultural Banco do Brasil em Salvador


Foto:divulgação

O Circuito Cultural Banco do Brasil movimentará o Teatro Castro Alves, em Salvador nos dias 24 a 26/08  com os shows de Maria Bethânia que interpretará músicas de Chico Buarque, Lulu Santos que cantará a fase roqueira do início das carreiras de Roberto e Erasmo Carlos, reportando a Jovem Guarda e Sandy que cantará os hits de Michael Jackson.

Criado em 1999, o Circuito Cultural Banco do Brasil tem investido em várias manifestações artísticas e culturais passeando pelo país.

Nesse ano já passou por  Curitiba, São Paulo, Ribeirão Preto, Goiânia, Recife e agora chegará a Salvador.

Confiram as atrações, datas e horários dos shows:

24/08 (sex), 21 horas – Lulu Santos canta Roberto e Erasmo
25/08 (sab), 21 horas – Sandy canta Michael Jackson
26/08 (dom), 20 horas – Maria Bethânia canta Chico Buarque


Amy Winehouse - Estilo Inconfundível


Foto: divulgação

Fez no dia 23/07 um ano da morte precoce da talentosa cantora britânica Amy Jade Winehouse (1983-2011), mas apesar da ausência, o seu inconfundível estilo e as músicas continuam presentes, principalmente no bairro londrino de Camden Town, reduto de jovens e boêmios que abriga muitas lojas alternativas, onde ela viveu no limite e morreu aos 27 anos.

Suas músicas soam por toda parte e a sua imagem é onipresente nas lojas, nos pubs e em mesmo nos milhares de fãs em todo o mundo.

O pub The Hawley Arms, um dos mais frequentados pela cantora e que ficou totalmente destruído por um incêndio em 2008, transformou-se num marco da top, cujo talento foi ofuscado por sua dependência química, levando-a à autodestruição.

Para se ter ideia, canções como You Know I'm Not Good e Back to Black fazem parte da trilha sonora deste bar que presta homenagem à memória de Amy.

Outra manifestação de carinho são os fãs que circulam diariamente na frente de sua antiga casa, como uma forma de expressar saudades pelo legado deixado.

Vale ressaltar que Amy foi cantora e compositora que ficou conhecida pela mistura eclética de diversos gêneros musicais, incluindo R&B, soul, jazz, blues, pop, dentre outros.


 1º Álbum
2º Álbum


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Madonna - A Diva do Pop


Foto: divulgação

Acaba de ser lançado o novo álbum "MDNA" de Madonna Louise Veronica Ciccone, popular e mundialmente conhecida como Madonna.

Dotada de uma personalidade marcante e inovadora e conhecida por seu talento, ousadia e apresentações irreverentes, a cantora, compositora, dançarina, atriz, produtora musical e cinematográfica cada vez mais tem consolidado como rainha pop.

Vale lembrar que o seu primeiro single foi "Everybody" lançado em 1980, tornando um hit nas paradas de sucesso e nas pistas de dança do mundo. Este é o seu 12º álbum  de estúdio. 


"Material Girl"

Exposição "A Cara do Santo" de Paulo Munhoz

(foto para divulgação)


A partir de hoje 26/07 e vai até o dia 25/08 no Forte de Santo Antonio Além do Carmo está sendo aberta a exposição "A Cara do Santo" do fotógrafo, jornalista e professor universitário Paulo Munhoz.

A exposição traz 25 fotos que revelam o olhar apurado e sensível do fotógrafo sobre o local, sua cultura, seus moradores, suas raízes e suas tradições, registrando a identidade cultural do bairro.

A exibição é fruto do projeto cultural "Antonio, o Santo do Além Carmo" que conta a história do bairro Santo Antonio Além do Carmo. Vale a pena conferir.


Local: Forte de Santo Antônio Além do Carmo, Largo de Santo Antônio, s/n, Santo Antônio, Centro Histórico. Telefone: 3117-1492
Data: 26/07 a 25/08

Horário: de segunda a sexta das 9h às 18h.
Entrada franca

(foto para divulgação)


quarta-feira, 25 de julho de 2012

100 Anos de Gonzagão




Está sendo lançado o CD triplo "100 Anos de Gonzagão" que celebra o centenário de nascimento de Luiz gonzaga, o Rei da Baião.

São 50 gravações divididas em 3 temas - Sertão, Xamêgo e Baião - e retratam o sofrido universo nordestino cantadas por vários músicos de diversas regiões do país como Geraldo Azevedo, Fafá de Belém, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Chico César, dentre tantos outros.


CD 1 - Sertão

1. Hora Do Adeus/Asa Branca (Dominguinhos, Anastacia, Ednardo, Amelinha E Geraldo Azevedo)
2. A Volta Da Asa Branca (Fafa De Belem)
3. A Morte Do Vaqueiro (Ze Ramalho)
4. No Meu Pé De Serra (Elba Ramalho)
5. Estrada De Canindé (Geraldo Azevedo)
6. Légua Tirana (Amelinha)
7. Assum Preto (Vanguart)
8. Acauã (Cida Moreira)
9. Juazeiro (Daniel Gonzaga)
10. Riacho Do Navio (Ayrton Montarroys)
11. A Vida Do Viajante (Zeze Motta)
12. A Feira De Caruaru (Anastacia E Osvaldinho Do Acordeon)
13. Vozes Da Seca/Baião Da Garoa (Catia De França E Passoca)
14. Pau De Arara (Chico Cesar)
15. Ave Maria Sertaneja (Guadalupe E Liv Moraes)
16. Boiadeiro (Andre Rio Part. Mestre Genaro)
17. Noites Brasileiras (Gonzaga Leal)

CD 2 - Xamêgo

1. A Sorte É Cega (Filipe Catto)
2. Orélia (Ylana Queiroga)
3. Xamego (Maria Alcina)
4. O Cheiro Da Carolina (Forro In The Dark)
5. Xanduzinha (Karina Buhr)
6. Balance Eu (Thais Gulin)
7. Vem Morena (Ednardo)
8. Cintura Fina (Gabi Amarantos)
9. Qui Nem Jiló (Angela Ro Ro)
10. Sabiá (Jussara Silveira)
11. A Letra I (Veronica Ferriani E Chorando As Pitangas)
12. Açucena Cheirosa (Rolando Boldrin E Regional Imperial)
13. O Xote Das Meninas / Capim Novo(Elke Maravilha E Trio Dona Zefa)
14. Olha Pro Céu (Vania Bastos)
15. Roendo A Unha (Celia)
16. Dúvida (Maria Creuza)

CD 3 - Baião

1. Baiao (Baby Do Brasil)
2. Respeita Januário (Zeca Baleiro)
3. Daquele Jeito (Dominguinhos)
4. Imbalança (Paulo Neto)
5. Paraíba (Marcia Castro)
6. Dezessete Légua E Meia (Milena)
7. Forró De Mané Vito (Eliana Pittman)
8. Abc Do Sertão (Virginia Rosa)
9. Forró No Escuro (Simoninha)
10. Baião De Dois (Claudette Soares E B3 Organ Trio)
11. Dezessete E Setecentos / O Torrado / Calango Da Lacraia (Edy Star E Banda Monomotor)
12. Deixa A Tanga Voar (Ela)
13. Lorota Boa (Silvia Machete)
14. Siri Jogando Bola (China )
15. Derramaro O Gai (5 A Seco)
16. Mangaratiba (Silvia Maria E Dalua)
17. Madame Baiao ( Nation Beat)


Chico Cesar e seu "Aos Vivos Agora"




Chico Cesar lança o seu novo projeto "Aos Vivos Agora" que nada mais é que uma revisitada ao repertório original do disco "Aos Vivos" de 1995 que o projetou nacionalmente e que foi o primeiro CD gravado ao vivo com voz e violão.

Agora, Chico gravou novamente em São Paulo o novo disco e DVD com voz e violão e com a sonoridade renovada pela gravadora Biscoito Fino.


terça-feira, 24 de julho de 2012

Ana Carolina e o seu "Ensaio de Cores"


foto para divulgação

No dia 04/08 na Concha Acústica do Teatro Castro Alves em Salvador, a cantora e diva da MPB Ana Carolina se apresentará no show Ensaio de Cores que foi influenciado por suas experiências nas artes plásticas.

Vale ressaltar que a banda é composta só por mulheres, sendo Délia Fischer no piano, Gretel Paganini no violoncelo e Lanlan na percussão e bateria. Vale a pena conferir.

foto para divulgação

Turnê de Tony Bennetti pela Europa


foto para divulgação

Anthony Dominick Benedetto, ou simplesmente Tony Bennetti, 85 anos, faz atualmente uma turnê pela Europa que o levará a Espanha, Monte Carlo, Alemanha, Suécia, Finlândia, Noruega, Islândia e especialmente Roma.

Seus concertos são bastante intimistas, sem muitas luzes e efeitos sonoros e nessa turnê a sua filha Antonia, 38 anos, abre o show e eles fazem vários duetos, sendo acompanhados por Lee Musiker no piano, Gray Sargent na guitarra, Harold Jones na bateria e Marshall Wood no baixo.

Vale ressaltar que Tony é considerado uma lenda do jazz e da música pop e dentre os vários sucessos, destaca-se "I Left My Heart in San Francisco".

Esse retorno nostálgico às raízes italianas se encerrará em agosto. Para os apreciadores das músicas e do estilo Bennetti, vale a pena conferir.
 

foto para divulgação

segunda-feira, 23 de julho de 2012

43º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão / 2012


foto para divulgação

Está acontecendo a 43ª Edição do Festival Internacional de Inverno no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, São Paulo.

O mega evento acontece todos os anos no mês de julho e é considerado o maior festival de música clássica do Brasil e a partir desse ano estará sob a gestão da Fundação OSESP ( Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) que continuará trazendo grandes nomes da música erudita, além de músicos nacionais.

Os amantes da boa música terão até o dia 29 de julho para apreciar os 60 concertos que estão fazendo parte desse precioso festival. Imperdível.

Adele, o Fenômeno Pop


Adele (divulgação)

A cantora e compositora britânica Adele Laurie Blue Adkins, ou simplesmente Adele, o fenômeno do pop, ganha homenagem em um programa especial sobre sua trajetória, suas conquistas no Grammy e nas paradas de sucesso.

Além de ser uma excelente intérprete, a diva também compõe a maioria de suas canções, muitas delas autobiográficas, inspiradas em seus romances e desilusões amorosas.

Os temas de suas letras são comuns a todos as pessoas e falam de dores, tristezas, amores, havendo uma identificação em suas composições, como Someone Like You.

Vale lembrar que é a primeira mulher a ter dois discos e dois singles no TOP 5 das paradas britânicas, tal façanha alcançada apenas pelos Beatles em 1963, com os discos Please Please Me e With The Beatles.

Seu primeiro álbum 19 foi um sucesso de crítica e de vendas, recebendo três certificações de platina no Reino Unido e o álbum 21 foi o reconhecimento e a consagração  mundial pela sua bela e possante voz.



sábado, 21 de julho de 2012

Cyro & Drummond


Carlos Drummond  (divulgação)

Para comemorar os 110 anos do poeta Carlos Drummond de Andrade, a Companhia das Letras, a editora que detém os direitos de publicação investiu nos relançamentos como "Sentimento do Mundo", "As Impurezas do Branco" e "Antologia Poética".

Apostou também na publicação de "José", poema que fazia parte do volume Poesias (1942).

E a editora Globo Livros lança para o leitor brasileiro o livro "Cyro & Drummond", que são correspondências e confidências trocadas entre os compadres mineiros e companheiros de geração Cyro dos Anjos (1906-1994) e Drummond (1902-1987) no período entre 1931 e 1986. São 163 textos, entre cartas, bilhetes, telegramas, radiogramas e cartões postais.




Tame Impala


Tame Impala (divulgação)

Estará se apresentando pela primeira vez no Brasil, em São Paulo para o show no dia 14/08, a banda australiana mais psicodélica do rock do momento Tame Impala.

O grupo australiano formado em 2007 tem influências de Pink Floyd, David Bowie e Mutantes, dentre outros.

Vale ressaltar que se tornou um culto mundial após um único disco Innerspeaker, lançado em 2010 e como curiosidade o seu nome faz referência ao animal impala


Jon Anderson - A Voz do YES

Jon Anderson (divulgação)

No dia 19/09 no Teatro Castro Alves, em Salvador se apresentará o multi instrumentista, poeta e cantor britânico Jon Anderson que se tornou conhecido como o vocalista e principal compositor da banda YES

Vale relembrar que a banda se consolidou como um dos ícones do rock progressivo dos anos 1960 e 1970.

O cantor incluiu a Bahia na sua turnê Jon Anderson - A Voz do Yes pelo Brasil e se apresentará  em mais quatro capitais brasileiras, dentre elas Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

A Dinastia Rothschild



Acaba de ser lançado no Brasil pela L&PM a mais nova versão da saga dos Rothschild de autoria de Herbert R. Lottman.

A Dinastia Rothschild - A trajetória da grande família de banqueiros ao longo de dois séculos traz revelações interessantes sobre passagens da história a partir do séc. 18.

A família de origem alemã que se estabeleceu em Paris, iria se transformar numa das mais poderosas da Europa, controlando instituições financeiras, feerrovias e empresas petrolíferas.



O Som da Revolução - Uma História Cultural do Rock



O jornalista e pesquisador Rodrigo Merheb lança o livro "O Som da Revolução - Uma História Cultural do Rock" pela Editora Record no qual se detém e discorre sobre o período de 1965-1969 altamente revolucionário e fecundo da história do rock no mundo.

Por mais de 50 anos a batida saía dos guetos americanos e adquiria contornos e formas artísticas, tendo como Bob Dylan e os Beatles os maiores catalisadores dessas grandes mudanças.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Carte Blanche - James Bond Novel



Está sendo lançado "Carte Blanche" a nova aventura do famoso e charmoso Agente 007 escrito pelo americano Jeffery Deaver, pela Editora Record.

O escritor e autor do "Colecionador de Ossos" foi escolhido pela Ian Fleming Publications para escrever o mais novo romance de James Bond.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Flip / 2012






Hoje está começando um dos Eventos mais cotados e interessantes da literatura, a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty .  


Ainda dá tempo de arrumar as malas e ir para Paraty, a 260 km do litoral oeste do Rio de Janeiro, onde sediará o encontro de escritores de todo o mundo que reunirão em 19 mesas temáticas ocupando a grade principal, além da Flipinha (dedicada a literatura infantil) e da Flipzona (relacionado ao público jovem).


Ocorrerá, também, uma extensa programação paralela, com exposições, exibições de filmes e debates, abrindo espaço  para conhecer e contemplar o panorama da literatura contemporânea no Brasil e no mundo. 


O mega Evento reunirá mais de 40 autores e o grande homenageado nessa edição será Carlos Drummond de Andrade.


Marcaram presenças Luís Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, Laerte, Angeli, Roberto Da Matta, dentre tantos outros.


O centenário de nascimento de Jorge Amado será lembrado durante um bate papo com a participação de João Ubaldo Ribeiro e o autor de novelas Walcyr Carrasco.


A cidade de Paraty que desde 1966 é considerada Monumento Nacional é bastante charmosa e agradável, durante a festa, todos os caminhos levam para o mesmo mote e uma galera antenada e bonita circula pelos cinco dias da feira.


A economia local gira em torno dos eventos que fazem parte do calendário festivo da cidade, da cachaça produzida na região, atualmente seis marcas ostentam o Selo de Indicação Geográfica de Procedência e dos inúmeros restaurantes com a sua  gastronomia típica e variada, para todos os gostos, destacando as ovas de tainha “peixe branco” que em tupi se chama Paraty.



O soprodeideiasnoar sintoniza na Flip  e nos fatos e tendências do maravilhoso universo da literatura mundial.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Salon Du Chocolat na Bahia





A Bahia sediará mais uma Edição do Salon Du Chocolat que acontece todos os anos em Paris e em outras capitais mundiais e esse ano acontecerá entre os dias 6 a 8/07, no centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

O Evento será realizado pela primeira vez na América Latina, em especial no Brasil, por ser o 4º país consumidor de chocolate e o 5º país produtor de cacau.

A Bahia é hoje responsável por quase R$ 750 milhões do valor bruto da produção e é a maior exportadora de cacau do Brasil, o que representa 70% da produção nacional.

O Evento contará com palestras, demonstrações e tantas outras atrações, sem contar com os magos do chocolate vindos da França, Itália, Espanha, Dinamarca, Inglaterra que comercializarão seus produtos.



Show de Milton Nascimento em Salvador



O cantor mineiro  Milton Nascimento vai comemorar os 50 anos de carreira em terras baianas, precisamente no TCA nos dias 31/08 e 01/09/2012 e terá como convidado Lô Borges.

Além da capital, fará mais seis shows pelo Brasil, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Três Pontas / MG. As apresentações darão origem a um DVD.