segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Viva 2013 !!! Viva !!!


Foto/Imagem: Leyla Alban

O tom vem da Bahia
terra da alegria
ao som da poesia
a cor da folia

Foto/Imagem: Leyla Alban

Deseja para 2013
Saúde e Paz
Paz e Amor

Foto/Imagem: Leyla Alban


sábado, 29 de dezembro de 2012

FILME/MOVIE/CINÉMA: Intocáveis / Intouchables / Intocable



É um filme envolvente baseado em fatos reais que narra a história do encontro de opostos e de destinos, que tinha tudo para não dá certo, mas que funcionou através da força da amizade e do respeito.

Esse encontro foi do bilionário Philippe, encarnado com desenvoltura por François Cluzet com o ex-presidiário Driss, interpretado com habilidade por Omar Sy, contratado para ser seu cuidador.

Somos apresentados a Philippe, um homem muito rico, educado, elegante, gestos e gostos refinados, apaixonado por esportes radicais, mas que ficou tetraplégico em virtude de um grave acidente. Por razões óbvias, necessita de um assistente para lhe ajudar no dia a dia.

Então, a partir de uma entrevista para contratar tal assistente, somos apresentados ao escolhido, Driss. Jovem de poucos estudos, pobre, temperamental, agressivo, mas que tem uma capacidade incrível de observação, inteligência, senso de humor e tudo o que o seu patrão quer, pragmatismo e eficiência.

A partir da convivência começa a surgir uma empatia mútua entre os dois, principalmente pelo fato que Driss não o trata como um doente, conduzindo para uma forte e inesperada amizade, temperada com doses de humor, paixão pela música e pelos esportes radicais e pela tolerância e respeito às diferenças.

O longa mantém um ritmo seguro, texto enxuto, não cansa e mantém as piadas em doses certas, sem exageros. Com certeza agrada a todas as idades.

A química entre os dois é fantástica, comove e impressiona. O espectador se envolve com a trama e torce para que todas as barreiras sejam superadas.

É, acima de tudo, um filme sobre aproximação de desiguais e de semelhanças improváveis, mas que com solidariedade e amizade pode vencer diferenças.

Baseado no livro autobiográfico O Segundo Suspiro de Philippe Pozzo. Direção de Olivier Nakache e Eric Toledano.  França / 2011.



quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Violeta Parra – (Re) visitada





Nascida Violeta Del Carmen Parra Sandoval (1917-1967), ficou conhecida como Violeta Parra.

Na sua trajetória artística foi cantora, compositora, artista plástica, ceramista, folclorista. Lutou para disseminar a cultura e o folclore do Chile e para isso, fundou e  popularizou a música de seu país, compondo canções memoráveis a favor da luta contra os oprimidos e as injustiças sociais.

Foi uma referência para a cultura chilena, pesquisou e buscou nas raízes folclóricas a fonte de sua inspiração e através dela compôs músicas que correu mundo, tornando-a famosa.
      
Autora de uma vasta discografia, os temas sociais e políticos de seu país são comuns nas suas músicas. 

Como artista plástica participou de exposições individuais e coletivas e produziu obras que hoje fazem parte de coleções públicas e particulares. Merece destaque.


FILME/MOVIE: Violeta Foi Para o Céu / Violeta se Fue a los Cielos



É a cinebiografia sensível e tocante da cantora, compositora e folclorista chilena Violeta del Carmen Parra Sandoval (1917-1967), conhecida popularmente como Violeta Parra.

Autora de canções memoráveis, comprometidas com a luta dos oprimidos e contra as injustiças sociais. Artista plástica, ceramista e folclorista reconhecida e admirada, leva na bagagem diversos prêmios e participações em exposições individuais e coletivas.

O filme captura com habilidade a trajetória pessoal e artística de Violeta, encarnada com destreza por Francisca Gavilán e traz à tona a sua infância humilde e sofrida, suas lutas, vitórias, sofrimentos, sonhos, decepções, tristezas.

A trama aborda desde os momentos difíceis até chegar ao reconhecimento internacional. Não segue uma linha cronológica, intercala através do uso de flashbacks, episódios da infância, da viagem pelo interior do Chile, visita à França, Polônia, seu romance com o suiço Gilbert Favre e outros fatos que marcaram a sua existência.

O filme é baseado no romance homônimo assinado por Ángel Parra, filho de Violeta.

Palmas para a atuação de Francisca Gavilán que convence e impressiona não só pela semelhança física como pela fragilidade e semblante cansado da personagem, tornando-a de carne e osso.

O longa consegue capturar o espírito forte e empreendedor da artista e mostra a sua trajetória artística e ideológica. Vale a pena assistir.

A direção é do chileno Andrés Wood. Chile/Argentina/Brasil / 2011.



quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

FILME/MOVIE/CINÉMA: Elles / Elles



O filme se debruça sobre a jornalista Anne, encarnada com maestria pela talentosa Juliette Binoche, que trabalha numa revista feminina Elle (título do longa) e está escrevendo um artigo sobre a prostituição de jovens estudantes em Paris.

No decorrer da matéria, Anne entrevista duas estudantes que se tornam garotas de programas para financiar os seus estudos, Alicja (Joanna Kulig) e Charlotte (Anaïs Demoustier) que de forma natural, sem pudor e sem culpa falam de suas vidas, suas experiências com os clientes, planos e questões pessoais.

À medida que as conversas e a intimidade com as garotas avançam, a jornalista se envolve e se abala emocionalmente com as confissões, entrando em contato com suas próprias insatisfações pessoais, em especial com o seu casamento com Patrick (Louis-Do de Lencquesaing), sua sexualidade e desejos reprimidos.

Para um tema corriqueiro e ao mesmo tempo dramático, o sexo pago, a diretora consegue aliar sutileza e naturalidade, sem julgamento moral.

A narrativa aposta no envolvimento e na sensação que a história desperta. É um filme sobre escolhas, as garotas de vida dupla não são vistas como vítimas, mas frutos das próprias vontades.

Dirigido pela polonesa Malgorzata Szumowska. Alemanha/França/Polônia / 2012.




terça-feira, 25 de dezembro de 2012

FILME/MOVIE/CINÉMA: Os Infiéis / Les Infidèles



É uma comédia sobre a infidelidade masculina no ponto de vista de sete diretores. Cada um deles apresenta diferentes contos bem divertidos, com pitadas de humor picante, temperados com ingredientes eróticos.

O tema traição masculina já é recorrente em muitos filmes, mas este por ter um formato de pequenas e rápidas histórias que não tem ligação entre si, permite ao espectador não se envolver com nenhuma delas.

As situações sobre as relações entre homens e mulheres, com foco na infidelidade masculina,  transitam desde as normais e bizarras, passa pelas exageradas e até mesmo as aceitáveis ou não, depende da mente aberta e do humor do espectador que também pode não estar a fim de digerir altas doses do machismo dos diretores.

A trama é composta de uma salada (que pode ou não ser indigesta) de personagens, como a dupla de amigos (casados) que pegam várias mulheres, o dentista que sai com uma jovem, mas não consegue acompanhar a energia e a geração dela, o "pegador" que atira pra todo lado e não acerta ninguém, o grupo de homens viciados em sexo que buscam na terapia a solução para tal problema (será?), entre tantas outras.

Em alguns momentos, a comédia se torna grosseira, em outros, engraçada ou até mesmo constrangedora, que pode ou não causar algum tipo de desconforto. É indicada para adultos, preferencialmente com senso de humor.

O mérito do longa é abordar as várias maneiras de traição através de situações simples e engraçadas.

Destaque para a química entre os atores e diretores Jean Dujardin e Gilles Lellouche.

As direções são de Jean Dujardin, Gilles Lellouche, Emmanuelle Bercot, Fred Cavayé, Michel Hazanavicius, Eric Lartigau e Alexandre Courtès. França / 2012.