domingo, 30 de junho de 2013

Festa Literária Internacional de Paraty - Flip / 2013





A Flip - Festa Literária Internacional de Paraty vai acontecer entre os dias 03 a 07/07 na encantadora cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, cujo homenageado será Graciliano Ramos. 

Dentre as muitas novidades desse ano, as mesas literárias terão transmissão online, o que significa que os apreciadores de literatura poderão acompanhar­­ os debates e saber o que pensam seus autores preferidos pelo site www.flip.org.br

Nesta edição, o curador é o jornalista Miguel Conde e no line-up aparecem diversas gerações de autores, como Milton Hatoum, Alice Sant'Anna, entre outros.

Outra novidade deste ano é a mistura da literatura com outras linguagens artísticas, como  cinema e  música, marcando presenças de Nelson Pereira dos Santos e da cantora Maria Bethânia.

A abertura oficial acontecerá dia 03/07, às 19h com a conferência do escritor Milton Hatoum sobre Graciliano Ramos e, às 21:30h acontecerá o show do cantor Gilberto Gil, voz e violão.

V Festival Internacional do Chocolate & Cacau



Para os amantes e apreciadores do chocolate, de 03 a 07/07, no Centro de Convenções de Ilhéus, situada na Bahia, vai acontecer o V Festival Internacional do Chocolate & Cacau.

O evento é considerado um dos mais importantes acontecimentos turísticos e do agronegócio da região  e visa alavancar a produção de chocolate na região. Atrai muitos visitantes, gourmets, especialistas no assunto, empresários de agricultura e muitos curiosos e entusiastas do cacau e seus derivados.

Considerado como evento internacional, o festival vai possibilitar os grandes nomes do mundo do chocolate  conhecer a maior região produtora de cacau do país e vai reunir cerca de 20 marcas de chocolate, estandes de produtos, indústrias e cooperativas de agricultura familiar, além de espaços de chocolates finos e artesanais.


Esta edição vai juntar grandes expoentes nacionais e internacionais do mundo do chocolate e do cacau, como a Madame Chocolat, a francesa Chloé Doütre-Roussel, conhecida como a maior chocolateira do mundo, profissionais do ramo, confeiteiros e muitos outros.


sexta-feira, 28 de junho de 2013

FILME / CINÉMA: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain / Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain



A graciosa Amélie Poulain foi uma menina privada do contato com o mundo a sua volta. Devido ao equívoco de seu pai, também médico, em achar que o coração da menina tinha uma anomalia por bater rápido demais durante os exames mensais, fez com que a pequena crescesse isolada, sem contato com outras crianças e proibida de frequentar a escola. Triste sina.


Com a morte prematura de sua mãe e o recolhimento de seu pai, acentuou mais ainda o isolamento dela, vivendo fantasias, prejudicando a forma de relacionar com as pessoas e ver o mundo já na idade adulta.

Nessa fase, interpretada com habilidade e encanto por Audrey Tautou, Amélie decide sair do subúrbio onde vive e se muda para Montmartre, onde trabalha como garçonete.


Certo dia, ela encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa, julgando pertencer ao antigo morador, ela decide procurá-lo para entregar os pertences.


A partir daí, tudo muda. Ao perceber a reação de felicidade do dono dos objetos, Amélie se impressiona e começa a enxergar a vida de outra maneira. A partir de pequenas ações, ela passa a ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos e serem mais felizes.  Consequentemente, dá novo significado a sua própria vida. O amor também bate a sua porta ...


O longa é encantador. Cativa pelas atuações simples e convincentes de todo o elenco, especialmente da delicada personagem Amélie Poulain, seja pelos expressivos olhos ou pelas expressões faciais que dão um toque mágico à ficção.


Seduz pelo enredo poético e bem humorado. As cores vivas e a iluminação valorizam a fotografia. A charmosa trilha sonora assinada por Yann Tiersen dialoga com o roteiro. A direção de arte prima pela decoração e efeitos dos cenários.


O filme se tornou um elogiado clássico e uma das produções mais vistas do cinema francês.

Dirigido por Jean-Pierre Jeunet. França / 2001.




quinta-feira, 27 de junho de 2013

FILME / CINÉMA: O Filho do Outro / Le Fils de l’Autre



É um drama emocionante que toca a vida de duas famílias, uma palestina e outra judia, que foram vítimas do destino ao terem seus bebês trocados na maternidade, tendo como pano de fundo as complexas questões árabe-israelense que refletem os conflitos e as dificuldades existentes entre dois povos bem diferentes.


Conhecemos Alon (Pascal Elbé) e a médica Orith (Emmanuele Devos) que após exames médicos de rotina para o ingresso do filho Joseph Silberg (Jules Sitruck) de 18 anos de idade no serviço militar em Israel, eles dão conta que o garoto não é filho biológico do casal. As investigações apontam para um erro do hospital, ou seja, os bebês foram trocados devido aos bombardeios ocorridos.


E do outro lado, na Palestina, vive o mecânico de automóveis Saïd (khalifa Natom), sua mulher Leila (Areen Omari) e seus dois filhos: Bilal (Mahmud Shalaby), militante da causa palestina e Yacine Al Bezaaz (Mehdi Dehbi), mora e estuda medicina na França e é o filho do outro (título do filme) que foi trocado.


A narrativa contagia pelo tom sério e ao mesmo tempo leve que conduz o drama familiar e os conflitos entre Israel e Palestina, evidenciando o importante papel das mães no processo de enfrentamento de suas dores e na busca de um novo caminho, especialmente para seus filhos.

O espectador é empático com os rapazes Joseph e Yacine, torce pelo fortalecimento da amizade entre eles, pela reconstrução de uma nova identidade e pela melhor escolha de cada um. 


Elenco afinado, roteiro bem construído e fotografia compatível com o tema. Vale a pena conferir.

O filme é dirigido por Lorraine Lévy. França / 2012.




terça-feira, 25 de junho de 2013

Arnaldo Antunes Lança seu "Disco"


Foto/Imagem: Divulgação

O cantor e compositor Arnaldo Antunes  acaba de lançar o novo CD com inéditas chamado “Disco”.

A grande novidade é que além de gravar aos poucos, o cantor resolveu mostrar o resultado a medida que vai ficando pronto. Então, na primeira segunda de cada mês, até outubro, ele lança uma faixa nova.  A canção Muito Muito Pouco já está disponível por Streaming, no site www.arnaldoantunes.com.br

Esta é a primeira de uma série de quatro que serão lançadas a cada mês. 

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Exposição "100 X 100 - Carybé Ilustra Jorge Amado" em Ilhéus/Bahia



A exposição "100 X 100 - Carybé Ilustra Jorge Amado" nascida em meio à comemoração do centenário de nascimento de dois expoentes artísticos da Bahia,  Carybé (1911-1997) e Jorge Amado (1912-2001),  vai entrar em cartaz na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) a partir de 27/06 a 27/07/2013, em Ilhéus.

A mostra disponibiliza imagens das capas e ilustrações feitas por Carybé para vários livros de Jorge Amado, como "Gabriela", "O Sumiço da Santa", "Jubiabá", "O Gato Malhado e Andorinha Sinhá" e "A Morte de Quincas Berro d'Água", além de trechos dos textos, fotos e cartazes, croquis de cenários e figurinos.

A amizade e parceria entre os dois mestres rendeu bons frutos que o visitante vai poder apreciar e se deleitar com a narrativa singular de Jorge Amado, eternizada através de seus romances que dialoga com as imagens poéticas produzidas por Carybé, revelando características e peculiaridades da cultura baiana.

Realizado pelo Instituto Carybé, a curadoria fica a cargo da sua filha, Solange Bernabó. Já foi vista por milhares de pessoas desde a sua abertura oficial, em agosto/2011, no Teatro Castro Alves, em Salvador, na Bahia.


domingo, 23 de junho de 2013

Lançamento de "Marilyn" de Norman Mailer



O jornalista e escritor americano Norman Mailer acaba de lançar a biografia "Marilyn", de um dos mais adorados ícones do cinema e símbolo sexual de todos os tempos, Marilyn Monroe (1926-1962).

Sob um olhar realista e ao mesmo tempo poético, o autor apostou em construir sua própria imagem da atriz. Através das 352 páginas, percorre a história de Marilyn desde a infância vivida no orfanato até o provável suicídio devido a ingestão exagerada de barbitúricos no dia 05/08/1962.

Aborda questões polêmicas, como a hipótese da estrela ter sido assassinada e a participação da CIA e o FBI no fato, levando em conta seu envolvimento com o presidente John Kennedy.

Expõe os conflitos da personalidade da diva, desfazendo o mito de uma mulher doce, mas uma mulher manipuladora e inteligente que sabia usar seus atributos em favor do que desejava.

Vale ressaltar que Norman Mailer é ícone do jornalismo literário e vencedor duas vezes do Prêmio Pulitzer.

O livro foi lançado em 1973 e chega às livrarias em nova edição´pela Editora Record.


sábado, 22 de junho de 2013

Elles: Mulheres Artistas na Coleção do Centro Pompidou no Rio de Janeiro



Vai até o dia 14/07 a exposição Elles: Mulheres Artistas na Coleção do Centro Pompidou que exibe trabalhos que integram a maior coleção de arte contemporânea da Europa.

O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro expõe a coleção de 120 obras de 65 artistas mulheres de diversos países do mundo  que compõem o acervo do Centre Georges  Pompidou, de Paris.

Com curadoria de Emma Lavigne e Cécile Debray, a mostra apresenta a arte contemporânea de mulheres que, entre 1907 e 2010, produziram seus trabalhos em vários formatos, como pintura, desenho, fotografia, escultura, vídeo e instalação e inovaram os conceitos artísticos de sua época.

Organizada pelo Centre Georges Pompidou/Musée Nacional d'Art Moderne, que abriga a maior coleção de arte contemporânea, Elles é uma experiência visual e ao mesmo tempo  traça um panorama da trajetória e do papel feminino na história da arte moderna e contemporânea.

Vale lembrar que a mostra foi montada em Paris em 2009 e foi vista por dois milhões de pessoas.

Elles: Mulheres Artistas na Coleção do Centro Pompidou

Quando: até 14/07/2013 (de terça a domingo)
Horário: 9h a 21h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro - Av. Primeiro de Março, nº 66 - Centro
Entrada franca.

 
The Frame (Le Cadre) de Frida Kahlo (1938)

La Chambre Bleue de Suzanne Valadon