segunda-feira, 25 de abril de 2011

FILME - Poesia / Poetry / Shi


É um filme de construção narrativa evolvente e de muita sensibilidade. Conta a história de uma senhora de 66 anos que está com mal de Alzheimer e cria o neto adolescente que está dando trabalho e é envolvido na morte de uma adolescente e estudante do mesmo colégio.
A avó apesar de ter uma vida ativa, cuida de um homem idoso e faz muitos passeios, tem uma vida triste e preocupações com o neto. A forma que encontra para fugir dos problemas é se matricular num curso de literatura do gênero poesia, o que transforma seus dias em alegrias através das próprias aulas e encontros e saraus com outros aspirantes.
A poesia a transforma e ela passa a enxergar outras formas de absorver as questões e dificuldades da própria existência.
Vale ressaltar a protagonista Jeong hie Yun que com seu estilo linear e maduro envolve o espectador com suas fraquezas e angústias, deixando o desfecho um certo ar de mistério a ser desvendado.
A produção é da Coréia do Sul / 2010 e a direção é de chang-dong Lee que ganhou o prêmio com esse filme de melhor roteiro em Cannes.  É um filme belo, detalhista e contemplativo.

Um comentário: