terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FILME / MOVIE: A Luz do Tom / A Luz do Tom


Quem dá o tom sobre Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (1927-1994), o famoso Tom Jobim são três mulheres que através de suas falas e memórias afetivas, estebelece um diálogo com o passado para que se conheça um pouco da vida pessoal e da criação desse ícone da música brasileira.

O documentário trilha a vida do compositor, maestro, cantor, pianista e arranjador a partir dos testemunhos de Helena Jobim, sua irmã e autora do livro "Antonio Carlos Jobim: Um Homem Iluminado" que serviu de inspiração para o filme. Ela recorda a infância, a juventude, os anos de estudo de Tom e o casamento com Thereza Hermanny, sua primeira mulher.

Foto/Imagem: Divulgação

Vem de Thereza os momentos mais ricos, principalmente o processo da criação musical de Tom, os primeiros anos como músico, as dificuldades, as várias horas dedicadas aos estudos, o sucesso repentino e outras preciosidades tiradas de um longo período que viveram e compartilharam juntos o universo musical.

Foto/Imagem: Divulgação

E de Ana Lontra Jobim, sua última esposa, fotógrafa da natureza e cantora fez uma brilhante parceria profissional e fala sobre o Tom mais maduro e o contato mais profundo com a natureza.

Foto/Imagem: Divulgação

O filme presenteia com as belas paisagens de  Santa Catarina e do Rio de Janeiro, na serra e no Jardim Botânico, reforçando a presença constante da natureza pelos sons das aves, do vento, do mar, confundindo com os textos e as músicas do compositor.

O espectador se rende ao retrato íntimo, fiel e curioso sobre a vida e a obra de um dos maiores expoentes da música brasileira.

Foto/Imagem: Divulgação

Esse é o segundo documentário de Nelson Pereira dos Santos, o primeiro foi "A Música Segundo Tom Jobim", um estilo mais musical. Brasil / 2012. Vale a pena conferir.

Foto/Imagem: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário