quarta-feira, 4 de julho de 2012

Flip / 2012






Hoje está começando um dos Eventos mais cotados e interessantes da literatura, a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty .  


Ainda dá tempo de arrumar as malas e ir para Paraty, a 260 km do litoral oeste do Rio de Janeiro, onde sediará o encontro de escritores de todo o mundo que reunirão em 19 mesas temáticas ocupando a grade principal, além da Flipinha (dedicada a literatura infantil) e da Flipzona (relacionado ao público jovem).


Ocorrerá, também, uma extensa programação paralela, com exposições, exibições de filmes e debates, abrindo espaço  para conhecer e contemplar o panorama da literatura contemporânea no Brasil e no mundo. 


O mega Evento reunirá mais de 40 autores e o grande homenageado nessa edição será Carlos Drummond de Andrade.


Marcaram presenças Luís Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, Laerte, Angeli, Roberto Da Matta, dentre tantos outros.


O centenário de nascimento de Jorge Amado será lembrado durante um bate papo com a participação de João Ubaldo Ribeiro e o autor de novelas Walcyr Carrasco.


A cidade de Paraty que desde 1966 é considerada Monumento Nacional é bastante charmosa e agradável, durante a festa, todos os caminhos levam para o mesmo mote e uma galera antenada e bonita circula pelos cinco dias da feira.


A economia local gira em torno dos eventos que fazem parte do calendário festivo da cidade, da cachaça produzida na região, atualmente seis marcas ostentam o Selo de Indicação Geográfica de Procedência e dos inúmeros restaurantes com a sua  gastronomia típica e variada, para todos os gostos, destacando as ovas de tainha “peixe branco” que em tupi se chama Paraty.



O soprodeideiasnoar sintoniza na Flip  e nos fatos e tendências do maravilhoso universo da literatura mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário