sexta-feira, 18 de outubro de 2013

FILME / MOVIE: Além da Liberdade / The Lady



É a cinebiografia de Aung San Suu Kyi, encarnada com habilidade por Michelle Yeoh que conta a história da luta de uma mulher que sacrifica a vida pessoal para se tornar líder política na luta contra a ditadura militar de seu país, a Birmânia.

 
A narrativa começa em flashback quando Aung era criança. Seu pai Aung Sun, que conseguiu a independência da Birmânia, que deixou de ser colônia da Inglaterra foi brutalmente assassinado.

E em 1962, um golpe de estado colocou os militares no poder, que instauraram uma ditadura violenta e repressora.

Anos se passam, ela já adulta, casada com o professor universitário Michael Aris (David Thewlis) e mãe de dois rapazes Alexander e Kim (Jonathan Woodhouse e Jonathan Raggett), vivem na Inglaterra.

 
Nesse ínterim, ao ser informada sobre o estado de saúde de sua mãe que está internada no hospital, ela retorna a sua terra natal.

Ao se deparar com a violência do regime local, Aung é encorajada pela população a liderar uma revolução política rumo à democracia, por ser filha de um homem que se tornou mártir da revolução.

 
Então, decide ficar e fundar a Liga Nacional pela Democracia, candidatando-se ao governo da Birmânia.


Mas, sua decisão não agrada ao general Nyo Ohn Myint, que temendo sua ascensão ao poder, resolve boicotar a campanha da rival, perseguindo-a e subjugando-a a prisão domiciliar.

Aung vence as eleições em 1990, sendo impedida de tomar posse, passando a viver sob regime de prisão domiciliar por mais de 20 anos, se libertando em 2010.


Aung San Suu Kyi recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1991, ainda cumprindo a mesma prisão e sem acesso a nenhum familiar, valendo seus esforços pela democratização de seu país.

Dirigido pelo francês Luc Besson, lê-se Nikita (1990), O Profissional (1994) e Joana D’Arc (1999).  Roteiro de Rebbeca Prayn. 

A fotografia assinada por Thierry Arbogast ressalta as cores fortes e quentes dos cenários na Birmânia em contraste com os tons acinzentados na Inglaterra.

Vale a pena conferir pela história bem elaborada e interessante, pela fotografia e pelas ótimas atuações. É um filme sobre luta e determinação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário