quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O Rock Perdeu Lou Reed


Foto/Imagem: Divulgação

Sem deixar de mencionar a morte do músico nova-iorquino Lewis Allan “Lou” Reed (1942-2013), conhecido mundialmente como Lou Reed, um dos fundadores do mítico grupo Velvet Underground, uma das bandas mais influentes da história do rock.

Nascido no Brooklyn, N.Y., Lou foi cantor, compositor e guitarrista e fez parte da cena roqueira da cidade dos anos 1960 e 1970, ao lado de nomes  como David Bowie e Iggy Pop.

Em 1964, fundou o Velvet Underground, ao lado de John Cale, Staling Morrison a Angus Maclise (logo substituído por Maureen Tucker).

O disco mais conhecido é “The Velvet Underground and Nico” (1967). A capa foi desenhada pelo artista Andy Warhol.

Depois da separação do grupo, seguiu uma carreira solo que durou 40 anos, com discos que fizeram sucesso como “Transformer” (1972), produzido por David Bowie, além de Berlim(1973) e tantos outros. Também colaborou com diversos artistas desde membros do Yes até bandas como The Killers e Metallica.

Lou adotou temas incômodos e recorrentes em suas músicas, como a morte, drogas, violência e investidas no seu lado selvagem. Influenciou o rock e marcou gerações e gerações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário