segunda-feira, 11 de maio de 2015

A Estreia de “A Língua em Pedaços” Inédito no Brasil


Foto/Imagem: Divulgação


Acaba de estrear a peça de teatro “A Língua em Pedaços”, escrito pelo espanhol Juan Mayorga, baseada no “O Livro da Vida” (1565), que é a autobiografia de Teresa d’Ávila (1515-1582), a santa e poetisa espanhola, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.

O drama fala de amor, religiosidade e incompreensão, dando enfoque ao embate entre a religiosa e o inquisidor que a acusa de subversão e heresia.

Vale lembrar que Teresa d’Ávila, mística e poeta, foi uma mulher à frente de seu tempo. Fundou dezessete Conventos de Carmelitas Descalças em toda a Espanha. Foi incompreendida e perseguida pelos setores mais conservadores da Igreja e da sociedade espanhola do final do Séc. XVI.

O espetáculo comemorativo do V Centenário de seu nascimento propicia ao público brasileiro conhecer melhor a vida e o pensamento de uma grande personalidade feminina.

O cenário acontece na cozinha do Mosteiro São José, o primeiro Convento de Carmelitas Descalças, fundado por Teresa, em 1562.

A idealizadora do projeto, a atriz Ana Cecília Costa, adquiriu a autobiografia de Teresa d’Ávila por admiração, junto ao desejo de levá-la em cena.

O texto é do dramaturgo Juan Mayorga que foi agraciado em 2013 pelo Ministério da Cultura Espanhol com o prêmio de Melhor Texto de Literatura Dramática.

Vale ressaltar que Santa Teresa é patrona dos escritores de língua espanhola e considerada um de seus maiores patrimônios culturais. Sua autobiografia “O Livro da Vida” é um dos clássicos literários mais lidos no país. Vale a pena conferir.

Ficha Técnica:

“A Língua em Pedaços”
Gênero: Drama
Direção: Elias Andreato
Elenco: Ana Cecília Costa e Marco Antonio Pâmio
Texto: Juan Mayorga
Classificação: 12 anos
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro
Endereço: R. Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo
Quando: 09/05 a 29/06/2015 (de 2ª a sábado, às 20h e domingo, às 19h)




Fotos/Imagens: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário