quinta-feira, 11 de agosto de 2011
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Certas Lembranças ...
![]() |
Prosear sobre um passado não tão distante assim requer uma certa habilidade e condições psicoemocionais para (re)visitar esse lugar às vezes apagado ou adormecido nesse universo tão precioso que é a emoção.
Não quero me despedir de tantas lembranças tão deliciosamente queridas, nem tampouco sentir saudades desse tempo, mas é preciso entender a dinâmica do mundo, da vida, das tecnologias... é preciso se aproximar do tempo, ser seu amigo, buscar respostas, aliviar as dores … é preciso querer se libertar das amarras … é preciso erguer a taça para celebrar o novo e conviver com o antigo, este, não como divisor de águas, mas como protagonista de uma época que não vai mais voltar, nem precisaria, já que a essência foi traçada e trançada nas linhas do imaginário e nas engrenagens da evolução dos homens e de suas contribuições filosóficas ou não.
Sentir orgulho de fazer parte de uma geração inovadora é sem dúvida um privilégio, o que me estimula a testemunhar, expressar e acreditar que essa maneira peculiar de ver e sentir a vida e exprimir o meu ponto de vista é bem individual, pulsante e singular dentro desse “pacote” de lembranças, palavras e termos que invadem meu imaginário e se instalam como verdadeiras pérolas de memória como … creme rinse / condicionador (atual) - rouge / blush - cafona brega - calça cocota / calça de cintura baixa - pasta de dente / creme dental - primário e ginásio / ensino fundamental - radio de pilha / ipod - retrato / foto - fotocópia / xerox - folhinha / calendário - embrulho / pacote lycra / stretch - quadro negro / lousa - laquê / spray - costureira / estilista, dentre tantos outros...
Sem falar é claro dos objetos, conteúdos, moda e tantas outras alegrias que fizeram parte e harmonizaram o cenário da vida dos que viveram esse período tão criativo e enriquecedor, abrindo caminho para essa avalanche sociocultural até os dias de hoje, como … a vitrola de prato com agulha / LP's / discos de vinil (atual) - compacto simples e compacto duplo - Revistas Sétimo Céu / Cruzeiro / Manchete - calça pantalona - vestido rendigote - ferro de passar roupas aquecido por carvão - retrato de binóculo / monóculo e muito mais ...
Ah! o passado, quantas recordações. Afinal, tantos anos depois muita coisa mudou e/ou deixou de existir, ousar relembrar, dá um certo saudosismo, reviram as lembranças, desconecta a mente do presente, desperta o inconsciente, abre a caixa das emoções ... enfim,é um verdadeiro presente para a alma e o coração, teria outra razão?
terça-feira, 9 de agosto de 2011
FILME Capitão América - O Primeiro Vingador / The First Avenger - 3D
![]() |
Diretamente das revistas em quadrinhos para as telonas, o super herói Steve Rogers (Chris Evans) que queria servir o seu país, mas devido ao seu baixo peso não conseguia ingressar no exército americano, então começam as suas tentativas, até que um agente realiza o seu desejo e ele consegue, mas para tal, o governo realiza um experimento para criação de soldados superiores para lutar contra os nazistas na 2ª Guerra Mundial e o então Steve se transforma, surgindo o garoto propaganda, trajando literalmente a bandeira americana, ou seja, ele se faz de cobaia de um novo experimento militar que o transforma num homem alto e forte, surgindo o então Capitão America que participa de missões ultra difíceis, ganhando fama pelo país afora.
É um filme de ação e aventuras bem ao genêro dos super heróis. Vale como entretenimento especialmente em 3D.
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
FILME: Namorados para Sempre / Blue Valentine
![]() |
Trata-se de um filme sensível, comovente e contagioso, baseado na história do casal Dean (Ryan Gosling) e Cindy (Michelle Williams) que estão tentando responder as perguntas: o que deu errado entre eles? Por que a paixão que outrora os unia agora desmoronou? Teria alguma explicação ,se sim, onde poderia buscar? Enfim, esse é o mote dessa fita baseada na relação entre Dean e Cindy, casados a 6 anos e com uma filha pequena que passam por momentos de crises e incertezas no casamento e tentam seguir em frente a fim de superar os problemas de uma relação já desgastada.
O pano de fundo são as diferenças psicossociais entre os dois e a própria maneira de ambos de encarar a vida, seja pessoal como profissional, desmistificando a fantasia de que o amor é para sempre e trazendo à tona uma realidade seca e cruel da vida a dois. As cenas são intercaladas através de flashback, desde quando se conheceram, ou seja, ela estudante de medicina e ele ajudante de mudanças, vivendo uma paixão energizante sendo transformada em uma relação amarga e doída, restando apenas a escolha da separação como algo inevitável.
Essa busca de respostas para o que realmente aconteceu para o amor entre eles ter acabado é que cria uma atmosfera de interesse e encantamento, cabendo ao espectador identificar-se ou não com a história que também desconstrói a instituição casamento, desnudando todo o desgaste causado pela convivência no dia a dia.
Vale ressaltar que o diretor Derek Cianfrance preparou esse filme durante 12 anos, permitiu que os protagonistas se encantassem um com o outro para filmar o passado e fez com que morassem juntos um mês para que a química dos dois se tornasse real e visível. Merece destaque a sensibilidade e a atuação individual de cada um.
A produção é EUA/2010. A trilha sonora é de Grizzly Bear.
FILME: O Homem ao Lado / El Hombre de Al Lado
![]() |
É uma comédia dramática argentina que conta a história do impasse causado entre dois vizinhos encarnados por Leonardo (Rafael Spregelburd) e Vitor (Daniel Aráoz) por causa da construção de uma janela “indiscreta” que este último insiste em abrir e que dá para a casa do outro, ou seja, indispensável para Vitor e indesejável para Leonardo.
Tudo começa quando Leonardo, um designer industrial bem sucedido que ganhou reputação, fama e dinheiro graças ao desenho de uma cadeira que foi internacionalmente reconhecida e elogiada, mora numa mansão com a esposa Anna (Eugenia Alonso), a filha Lola (Ines Budessi) e a empregada percebe que o seu vizinho está reformando a casa e abre uma janela na parede que dá vista para sua sala, tirando toda a privacidade. Desde então, começa a desenrolar e esquentar a trama e aumentar o desgaste entre os dois, visto que Leonardo considera uma invasão de privacidade e o outro só quer aproveitar alguns raios de sol vindo desta possível janela.
Passeando pelo perfil psicológico, os dois tipos são bem distintos: Vitor é um machão cafona, rude, destemido e sem meias palavras que contrapõe com Leonardo, um intelectual, professor, de gosto refinado e rico, distinguindo as diferenças sociais, intelectuais e de personalidade entre os dois.
É uma trama sempre atual entre vizinhos e as reações e possíveis consequências a partir da disputa de desejos e de poder, podendo gerar ou não diversos níveis de confrontos entre eles.
Vale ressaltar que o filme homenageia o arquiteto suiço Le Corbusier, o mestre do modernismo e a única residência que ele assinou na América no nº 320 do Boulevard 53 na cidade de La Plata, em Buenos Aires, fazendo cenário para o filme, sobressaindo a arquitetura, funcionalidade e o senso de urbanismo, em razão disso, a casa vive sendo visitada e fotografada por admiradores.
Elogios também quanto ao desempenho dos atores, sem exageros, exibindo o tom na medida certa e ao final que surpreende, deixando o espectador em suspense quanto ao destino dos protagonistas.
Produção Argentina / 2009 e a direção é de Mariano Cohn e Gastón Duprat.
Assinar:
Postagens (Atom)




























