quinta-feira, 4 de agosto de 2011

FILME: O Homem ao Lado / El Hombre de Al Lado









É uma comédia dramática argentina que conta a história do impasse causado entre dois vizinhos encarnados por Leonardo (Rafael Spregelburd) e Vitor (Daniel Aráoz) por causa da construção de uma janela “indiscreta” que este último insiste em abrir e que dá para a casa do outro, ou seja, indispensável para Vitor e indesejável para Leonardo.
Tudo começa quando Leonardo, um designer industrial bem sucedido que ganhou reputação, fama e dinheiro graças ao desenho de uma cadeira que foi internacionalmente reconhecida e elogiada, mora numa mansão com a esposa Anna (Eugenia Alonso), a filha Lola (Ines Budessi) e a empregada percebe que o seu vizinho está reformando a casa e abre uma janela na parede que dá vista para sua sala, tirando toda a privacidade. Desde então, começa a desenrolar e esquentar a trama e aumentar o desgaste entre os dois, visto que Leonardo considera uma invasão de privacidade e o outro só quer aproveitar alguns raios de sol vindo desta possível janela.
Passeando pelo perfil psicológico, os dois tipos são bem distintos: Vitor é um machão cafona, rude, destemido e sem meias palavras que contrapõe com Leonardo, um intelectual, professor, de gosto refinado e rico, distinguindo as diferenças sociais, intelectuais e de personalidade entre os dois.
É uma trama sempre atual entre vizinhos e as reações e possíveis consequências a partir da disputa de desejos e de poder, podendo gerar ou não diversos níveis de confrontos entre eles.
Vale ressaltar que o filme homenageia o arquiteto suiço Le Corbusier, o mestre do modernismo e a única residência que ele assinou na América no nº 320 do Boulevard 53 na cidade de La Plata, em Buenos Aires, fazendo cenário para o filme, sobressaindo a arquitetura, funcionalidade e o senso de urbanismo, em razão disso, a casa vive sendo visitada e fotografada por admiradores.
Elogios também quanto ao desempenho dos atores, sem exageros, exibindo o tom na medida certa e ao final que surpreende, deixando o espectador em suspense quanto ao destino dos protagonistas.
Produção Argentina / 2009 e a direção é de Mariano Cohn e Gastón Duprat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário