terça-feira, 20 de março de 2012

FILME / MOVIE: A Separação / Jodaeiye Nader az Simin


É um envolvente drama familiar que desnuda a história da família de Simin (Leila Hatami) que quer sair do Irã com o marido Nader (Peyman Moaadi) e a filha Termeh (Sarina Farhadi, filha do diretor), mas depois de tudo preparado, Nader desiste da viagem por conta da doença crônica de seu pai e a partir desse momento começa a desenrolar e a enrolar (?) a vida de cada um …

Com a desistência da viagem, Simin pede o divórcio, mas sua solicitação não é aceita, então, ela decide sair de casa por um período e em consequência, Nader precisa contratar uma ajudante para dar apoio ao seu pai já idoso e com Alzheimer.

É justamente por causa da diarista Razieh (Sareh Bayat), muçulmana praticante que começa a desencadear uma série de situações e um incidente que levará as famílias para um conflito e consequente julgamento de cunho moral e religioso, surgindo dúvidas, incertezas e culminando as queixas em um tribunal.

O longa é reflexivo e tenso, gera perguntas, estimula dúvidas, busca a verdade dos fatos, faz julgamentos de valor. Envolve o espectador na trama emotiva da crise e dissolução de um casamento que tem como pano de fundo o retrato da sociedade iraniana e seu universo social e religioso.

Enfim, só assistindo para entender esse drama e conhecer sobre a cultura, religião, justiça, preconceitos, usos e costumes do Irã. O longa não propõe soluções, permite sim, que a plateia tire suas próprias conclusões.

Ponto para o elenco afinado e o tom da dramaticidade nos diálogos e cenas altamente inquietantes e turbulentas.

Foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro / 2012. A direção é de Asghar Farhadi. Irã / 2011. Vale a pena conferir. Imperdível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário