sexta-feira, 2 de março de 2012

FILME / MOVIE: A Dama de Ferro / The Iron Lady


É a cinebiografia de Margaret Hilda Thatcher, nascida em 13/10/1925 na Inglaterra, atualmente com 86 anos.
Encarnada por Meryl Streep, o filme retrata a vida de uma mulher que exerceu grande poder, prestígio e respeito em um mundo de muitos preconceitos e dominado essencialmente por homens. Escreveu seu nome de maneira definitiva na história do Reino Unido.

Através da narrativa vamos conhecendo essa mulher de personalidade forte, decidida, determinada, cheia de ideais e pensamentos de vanguarda, advogada de profissão, dotada de boa retórica e frases de efeito.

Desde adolescente, foi influenciada por seu pai que era ativo na política local e, seguindo seus conselhos, buscou o caminho da vitória, ingressou na vida pública e política, liderou o Partido Conservador e assumiu o status de Primeira-Ministra Britânica (a única mulher no posto até hoje) e saiu vitoriosa.

Em 1975 foi eleita líder do Partido Conservador sendo a primeira mulher a liderar um dos principais partidos do Reino Unido e em 1979 se tornou a primeira mulher a ser Primeira-Ministra.

Durante o seu mandato (1979-1990) enfrentou episódios que marcaram sua trajetória, como os conflitos com a Argentina, a falada Guerra das Malvinas, as altas taxas de desemprego, o IRA, tributos e a impopularidade. Seu sucessor foi John Major.

Adotou medidas recessivas e impopulares para combater e recuperar o país da recessão econômica causada pela crise do petróleo no final da década de 70, ocasionando uma baixa popularidade, mas obtendo uma rápida recuperação econômica, conseguindo reduzir a inflação e melhorar a cotação da libra esterlina.

O filme é um retrato da vida de uma mulher que foi denominada “Dama de Ferro” pela segurança com que atuava no cargo, por ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato em 1984, por sua dura oposição aos sindicatos e sua forte crítica à União Soviética.

E em tempos atuais, luta para combater as alucinações que a perseguem e são através de suas lembranças e delírios é que vamos conhecendo e admirando essa importante e no mínimo interessante figura.

Vale ressaltar a atuação brilhante de Meryl Streep que cada vez mais se supera e mais uma vez sai vitoriosa nesse filme ganhando o Oscar de Melhor Atriz.

A direção é da britânica Phyllida Lloyd. Inglaterra / França/2012. Vale a pena conferir. Imperdível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário