terça-feira, 18 de outubro de 2011

FILME CAPITÃES DA AREIA

















É uma adaptação para o cinema da história do romance do escritor Jorge Amado (1912-2001) e seus personagens Pedro Bala (Jean Luís Amorim), Gato (Paulo Raimundo), Sem Pernas (Israel Gouvea), Boa Vida (Jordan Mateus), Dora (Ana Gabriela Conceição), Professor (Robério Lima) e tantos outros que deram vida e ficaram conhecidos como “Capitães da Areia, título também do filme.

As histórias são tristes e sofridas, abandonados por suas famílias, esses adolescentes são obrigados a viver nas ruas de Salvador e consequentemente aprenderam a lutar para sobreviver entrando no submundo do crime, cometendo todos tipos de delitos, desde a prática de roubos e assaltos até outros mais complicados.
Essas crianças estão na faixa etária de 14/15 anos, marginalizadas e delinquentes que tem Pedro Bala como o líder do grupo e personagem principal que se envolve com as histórias de seu pai sindicalista e entra no mundo dos jovens infratores, lidando com as amarguras do crime.

A narrativa da realidade da época é bem atual e muito rica em impressões pois retrata a infância e adolescência abandonada nas ruas de Salvador e utiliza a vida dos personagens como forma de denunciar uma realidade cruel e dramática, uma verdadeira crítica social para os problemas existentes em uma cidade por volta dos anos 30.

O filme tem belas fotografias e caracteriza bem a cidade de Salvador tanto no seu espetáculo natural e vivo como em suas manifestações culturais e religiosas, valorizando o folclore, a capoeira, misto de luta e dança com seus belos e maliciosos movimentos. Ponto para a trilha sonora de Carlinhos Brown. 

Vale ressaltar a beleza e o desempenho de Ana Cecília Costa, atriz baiana, encarnando Dalva, mulher que está em decadência e revigora quando Gato, que pertence ao bando, entra em sua vida.

A direção é de Cecília Amado, filha de Paloma e neta de Jorge Amado. Vale a pena ser visto nas telonas.  Brasil / 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário