sexta-feira, 18 de julho de 2014

As letras choram ... João Ubaldo se calou ...


Foto/Fonte: "o nordeste.com"

Nascido João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro (1941-2014), conhecido como João Ubaldo, fez carreira que o consagrou como romancista, cronista, jornalista, tradutor, roteirista, professor e acadêmico.

Estreou no jornalismo em 1957. Na carreira literária, já em 1959 participou da antologia Panorama do Conto Baiano, com o conto “Lugar e Circunstância”. 

Aos 21 anos de idade, quando escreveu o seu primeiro livro “Setembro não tem Sentido”.

Desde então, escreveu inúmeras obras ao longo de sua fértil trilha traçada e temperada com a cultura e os costumes do povo brasileiro.

É autor de romances memoráveis como “Sargento Getúlio”, “O Sorriso do Lagarto”, “A Casa dos Budas Ditosos”, “Viva o Povo Brasileiro”, entre muitos outros.

Teve obras adaptadas para a televisão e para o cinema. Teve reconhecimento na Alemanha e marcou presença na Avenida Marquês de Sapucaí, onde seu livro “Viva o Povo Brasileiro” foi escolhido como samba-enredo da escola Império da Tijuca no carnaval de 1987.

Em 1993, foi eleito para a cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras. Em 1994 participou da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, recebendo o prêmio Anna Seghers. Em 2008 recebeu o Prêmio Camões.

Aclamado pelo estilo literário singular. Estilo irônico e inteligente e de forte contexto social voltado para o povo e a realidade brasileira. Linhagem literária única e especial. Merece aplausos e respeito pelo sério e grande legado deixado para a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário