terça-feira, 16 de junho de 2015

O Olhar Sutil Através das Lentes de Vivian Maier



Tudo começou quando o historiador John Maloof, em busca de imagens que retratasse a trajetória de seu bairro em Chicago, EUA, deparou com uma grande quantidade de negativos na Casa de Leilões RPN, em 2007, descobrindo a fotógrafa amadora de rua e babá, Vivian Maier (1926-2009).

John arrematou um lote com 30 mil negativos ou 1600 rolos de filmes não revelados. As fotos eram um achado histórico pela arquitetura e suas construções e por desvendar como as cidades de Chicago e Nova York eram nas décadas de 50 e 60.

Ele ficou impressionado e fascinado. Mergulhou num árduo trabalho investigativo sobre a autora das fotos.

Descobriu que a fotógrafa norte-americana foi babá por 40 anos, entre os anos 1950 e 1990. Tirou mais de 100.000 fotografias pelo mundo, da França a Nova York, a Chicago e dezenas de outros países, através de um olhar peculiar e sensível. Um verdadeiro retrato do pós-guerra americano.

John, em buscas de respostas, criou um blog para compartilhar as fotos que havia encontrado. A resposta foi imediata. Muitas histórias apareceram sobre elas.

Depois de muitas pesquisas e intenso trabalho, abriu pistas para editar o livro “Vivian Maier: Self-Portraits” com 60 autorretratos da sua musa inspiradora.


Imagem do livro "Vivian Maier: Self-Portraits" editado
por John Maloof

Nenhum comentário:

Postar um comentário