quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Feira do Livro de Frankfurt / Frankfurt Book Fair / Frankfurter Buchmesse / 2013


Foto/Imagem: Divulgação


A Feira do Livro de Frankfurt é o maior e tradicional encontro mundial do setor editorial e uma das maiores feiras de livros do mundo. É a mais prestigiada e movimenta um mercado gigantesco guiado por livros e conteúdos editoriais.

Desde 1949 é realizada em Frankfurt, na Alemanha, atraindo anualmente mais de 7000 expositores e 280.000 visitantes. As cifras que movimentam as contas são bastante expressivas. 

Historicamente, desde 1988 a cada ano um país é homenageado e convidado a apresentar a literatura nacional. Essa escolha é feita dois anos antes.

O evento possui características específicas que mede o grau de importância e de negócios fechados.

Como exemplo, a logística na organização dos pavilhões envolve um mapeamento que pode significar prestígio, crescimento econômico ou mesmo perda de importância.

Por ser uma feira voltada essencialmente para negócios, a cada ano as coisas podem mudar. Os livros são vendidos no 5º e último dia, visto que o foco maior é o movimento de compra e venda dos direitos de tradução, de publicação, de exportação, de adaptação que ocorrem com os editores, agentes, livreiros, leiloeiros e advogados nas mais diversas modalidades de negócios que envolvem o mercado editorial.

As presenças de intelectuais, diplomatas, escritores e políticos visitando os stands de seus respectivos países são muito concorridas e dá para medir o valor em capital intelectual.

Para se ter ideia, a visibilidade e o interesse pelo mercado editorial e pelo país aumenta muito, tornando uma espécie de “venda de imagem” ao mundo com repercussão maciça na mídia.

Os interesses passam pela literatura, livros, cinema, artes visuais, culinária, história, língua e os atrativos turísticos despertam e atraem os olhos do mundo, modificando também o panorama cultural.

Este ano o evento aconteceu entre 10 a 14/10 e o país convidado foi Nova Zelândia e em 2013 o Brasil será o homenageado no período de 09 a 13 de outubro.  Ações estão sendo desenvolvidas para difundir a literatura brasileira e já estão sendo promovidas palestras para divulgar o programa de apoio à tradução e publicação de autores brasileiros no exterior.

Dos autores brasileiros considerados clássicos os mais procurados pelas editoras são Clarice Lispector e Jorge Amado.


Foto/Imagem: Divulgação

Foto/Imagem: Divulgação



Nenhum comentário:

Postar um comentário