terça-feira, 2 de outubro de 2012

O sucesso ou (In)Sucesso da Telenovela Avenida Brasil



Ao relembrar o inesquecível Nelson Rodrigues e a série da televisão baseada em suas obras “A Vida Como Ela É”, não posso deixar de refletir e comparar com a atual telenovela Avenida Brasil.

Vejo como um retrato fiel e até mesmo cruel do ser humano, através de suas ações e pensamentos refletidos em cada personagem.

A telenovela mostra o que as pessoas não querem ver, desnuda o lado perverso e desalmado do ser humano, o lado mau, o lado real. Daí o sucesso diário de público ao longo desses oito meses.

Chega!!! O público se cansou de ver mocinhos X mocinhas. A vida não se faz somente de tipos (en)quadrados e nem de tipos politicamente corretos.

A vida se faz também de tipos depravados, pervertidos, corruptos, desumanos, de índole perversa, de mau caráter, aproveitadores e oportunistas, tais os exibidos no tapete transparente da telenovela.

A vida se faz das espevitadas Suelen’s, das Soninha’s Catatau, das batalhadoras Monalisa, do trio das fúteis e peruas Noêmia, Verônica e Alexia, das vilãs Carminha e seu instinto nocivo, das sofredoras mães Janaína's, das vingativas e determinadas Nina's, das ingênuas  e bobocas Ivana's, enfim, de personagens reais frios e calculistas.

No universo masculino, a vida se faz também do fogoso e incansável Cadinho, do ingênuo e boa fé Tufão, do bon vivant Leleco, do infantil Adauto, do preguiçoso e canalha Maxwell, do perturbado Jorginho.

Enfim, para elencar todos os elementos que compõe a vida não basta assistir a ficção, mas examinar ao nosso redor e ampliar o olhar de observação e verificar que o mundo é mesmo cruel em suas diversas formas de manifestações, até mesmo a humana. E para ser pessimista, diria que tende a piorar. Será???????????????????????

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário