terça-feira, 7 de junho de 2011

FILME INCÊNDIOS / INCENDIES







O título original é "Os Gêmeos" e na realidade o filme retrata a história de 02 irmãos gêmeos encarnados por Jeanne (Mélissa Désormeaux-Poulin) e Simon (Maxim Gaudette) que após a morte da mãe recebem duas cartas na abertura do testamento que irá mudar a vida de ambos, ou seja, recebem a incumbência de procurar o pai e um outro irmão, ambos desconhecidos para eles, para entregar-lhes uma carta.
A jornada de Jeanne começa no final da década de 1970, início da guerra civil do Líbano, quando sai em busca do passado de sua mãe Narwan (Lubna Azabal), buscando recompor sua história, responder as inúmeras interrogações que vão surgindo e tentar entender o comportamento e os traços da mesma.  Esse passado é entremeado de inserções de flashback, tendo como pano de fundo um contexto político - uma guerra civil  -, religioso e familiar para justificar uma vida / escolha de uma mulher / mãe desesperada diante da rigidez religiosa.
O filme mergulha fundo nos mistérios que envolvem a vida da mãe Narwan, entrelaçando os momentos de busca dos irmãos por um país do Oriente Médio em meio a uma guerra e religião, potencializando o enredo a uma carga emocional de alta comoção e cheia de surpresas, pisando fundo nas dores de uma família.
O final é surpreendente e imprevisível, abrindo-se uma caixa de surpresas e imprevistos que nocauteam o espectador que fica paralisado diante das tantas revelações e por fim, confunde a sua credulidade.
É um longa canadense / francês / 2010, indicado ao Oscar / 2011 de melhor filme estrangeiro, cuja direção é de Denis Villeneuve.
Vale a pena conferir. Muito bom.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

FILME REENCONTRANDO A FELICIDADE / RABBIT HOLE






É um drama bastante denso envolvendo a história de um casal que perde um filho de 04 anos e tenta se recuperar gradativamente da dor da perda de um ente querido  e das dificuldades de enfrentar o dia a dia.
Nicole Kidman encarna com destreza Becca, a mãe sofrida que, após a morte do filho, vem tentando obter forças para superar o sofrimento, tentar entender as adversidades da vida e buscar alternativas para reencontrar e recuperar a paz.  E Aaron Eckhart encarna Howie Corbett um profissional bem sucedido que também tenta buscar forças para se refazer e o próprio casamento que encontra-se em crise.
O filme é tocante, envolvente e cativante, consegue passar o sofrimento do casal e a resignação da perda que ambos vem tentando se recuperar.
As cenas são um pouco arrastadas, imprimem comoção, conseguindo estabelecer um laço de solidariedade com o espectador que torce para o tempo, mestre de todas as dores, curar as feridas emocionais que tanto os feriu.
O filme trabalha muito bem o quanto uma situação tão delicada e sofrida consegue "quebrar" a rotina de duas pessoas e ao mesmo tempo desequilibrar uma harmonia, sendo superada pela força do amor e compreensão entre ambos.
Outro aspecto a ser ressaltado são as dificuldades de lidar com o desapego pelos objetos do filho, fortalecendo, assim, as lembranças do passado.
A direção é de John Cameron Mitchell, EUA / 2010.

FILME O PODER E A LEI / THE LINCOLN LAWYER






A trama policial é alimentada pelas cenas de um tribunal e o advogado Dr. Mick Haller (Matthew McConaughey) de moral duvidosa, que vive sua profissão de maneira perigosa e irreverente. Seu escritório funciona no próprio carro, um desses carros grandes, tipo Cadillac, onde ocorrem os trambiques e extorsões aos seus clientes. Sua vida pessoal inclui a exmulher, a promotora Maggie McPherson (Marisa Tomei) e uma filha, além de um auxiliar e amigo o detetive Frank Levin (William H. Macy).
O enredo começa a esquentar quando o advogado recebe um caso milionário, envolvendo o jovem Louis Roulet (Ryan Phillippe) acusado de estupro e agressão a uma prostituta. A princípio parecia inocente, mas no decorrer das cenas, as situações vão se modificando e complicando, tornando o filme bem interessante.
O advogado encontra o desafio de agir conforme a lei e provar a sua competência, daí, vão ocorrendo uma sucessão de reviravoltas e coincidências, o que cria uma expectativa excitante na platéia.
Vale ressaltar o desempenho de Matthew McConaughei como o advogado ganancioso, saltando a passos largos a superficialidades das comédias que já atuou. E, claro, a intimidade entre o Poder e a Lei, alertando o quão os inescrupulosos fazem uso tão bem da proximidade delicada entre os dois.
Vale como entretenimento. A direção é de Brad Furman / EUA / 2011.

terça-feira, 24 de maio de 2011

FILME LOPE





É a cinebiografia do poeta e dramaturgo espanhol Felix Lope de Vega (1562-1635), considerado o herói da literatura que teve uma vida marcada por grandes paixões, como a arte, o teatro e a boemia. Autor de obras como "Amarilis" e "La Arcádia".
O filme aborda o período da juventude de Lope (Alberto Ammann) que ao regressar da guerra para Madri do século XVI, o jovem e talentoso soldado se depara com a dura realidade e, após a morte e o enterro de sua mãe Paquita (Sonia Braga) que o faz endividar-se para manter as aparências perante a sociedade da época, duas mulheres cruzam o seu caminho, a liberal Elena (Pilar López de Ayala) filha de um empresário do teatro local e a virginal e sonhadora Isabel (Leonor Watling), pretendente do Marquês de Navas (Selton Mello), marcando a sua vida profundamente e transformando-o de herói a vilão.
A coprodução é Brasil/Espanha /2010, dirigido pelo carioca Andrucha Waddington.Concorreu ao prêmio Goya, considerado o Oscar do cinema Espanhol e venceu dois prêmios: melhor canção original e melhor figurino. Vale ressaltar a qualidade da produção em termos de fotografia e montagem.
O brasileiro Ricardo della Rosa assina a direção de fotografia.

terça-feira, 17 de maio de 2011

* Não recue diante das dificuldades, a dor pode tornar você mais madura.
   Não fuja quando ela aparecer - entende-a.