terça-feira, 7 de junho de 2011

FILME INCÊNDIOS / INCENDIES







O título original é "Os Gêmeos" e na realidade o filme retrata a história de 02 irmãos gêmeos encarnados por Jeanne (Mélissa Désormeaux-Poulin) e Simon (Maxim Gaudette) que após a morte da mãe recebem duas cartas na abertura do testamento que irá mudar a vida de ambos, ou seja, recebem a incumbência de procurar o pai e um outro irmão, ambos desconhecidos para eles, para entregar-lhes uma carta.
A jornada de Jeanne começa no final da década de 1970, início da guerra civil do Líbano, quando sai em busca do passado de sua mãe Narwan (Lubna Azabal), buscando recompor sua história, responder as inúmeras interrogações que vão surgindo e tentar entender o comportamento e os traços da mesma.  Esse passado é entremeado de inserções de flashback, tendo como pano de fundo um contexto político - uma guerra civil  -, religioso e familiar para justificar uma vida / escolha de uma mulher / mãe desesperada diante da rigidez religiosa.
O filme mergulha fundo nos mistérios que envolvem a vida da mãe Narwan, entrelaçando os momentos de busca dos irmãos por um país do Oriente Médio em meio a uma guerra e religião, potencializando o enredo a uma carga emocional de alta comoção e cheia de surpresas, pisando fundo nas dores de uma família.
O final é surpreendente e imprevisível, abrindo-se uma caixa de surpresas e imprevistos que nocauteam o espectador que fica paralisado diante das tantas revelações e por fim, confunde a sua credulidade.
É um longa canadense / francês / 2010, indicado ao Oscar / 2011 de melhor filme estrangeiro, cuja direção é de Denis Villeneuve.
Vale a pena conferir. Muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário