segunda-feira, 25 de julho de 2011

Frans Krajcberg




EXIBIÇÃO DA EXPOSIÇÃO EM SALVADOR/BAHIA - FOTOS DA AUTORA

Com minha obra, exprimo a consciência revoltada no planeta.”

Tudo que nasce neste mundo tem o direito de viver.”
                                         (Frans Krajcberg)

Esta é a visão itinerante deste artista único, universal, transcendental. Tornou-se um mito. Sua sensibilidade pela natureza fez dela a matéria-prima de suas obras. A sua preocupação sempre foi a de penetrar mais e mais nesse universo, não deixando-se seduzir pelas novas tecnologias, e sim, exprimir uma consciência revoltada das agressões ao meio ambiente do planeta.
A ética e a estética entrelaçam-se em um compromisso com a natureza, perpetuando através de suas obras a insignificância do homem diante da exuberância da mesma.
Este mago e artista, escultor, pintor, gravador e fotógrafo universal, nasceu na Polônia, em 1921, escolheu a Bahia para morar e montar o seu ateliê precisamente no Sítio Natura, em Nova Viçosa, plantou sua casa em cima de um tronco de árvore, personificou sua vida, suas obras e suas utopias. Em 2011, com 90 anos, este artista ativista, desenhista dos galhos secos e florestas devastadas que berra aos prantos e lamenta nos cantos esculpe e fotografa nas cinzas do fogo das queimadas, criando suas obras com cheiro e gosto da terra molhada, dos galhos queimados e das cinzas incandescentes, ensanguentadas e sofridas.
A natureza se tornou o palco de sua consciência e de sua sensibilidade e sobre ela, lançou o seu olhar crítico que questiona, alerta, denuncia, busca respostas, se transforma … - é a consciência planetária -, é a luta contra a poluição dos sentidos, do cérebro e do sentimento.
Na sua exposição -”Grito! Ano Mundial da Árvore” no Palacete das Artes Rodin Bahia, em Salvador / BR, somos presenteados com um vídeo documentário e de pesquisas, que mostra a natureza pedindo socorro, o fogo se alastrando e destruindo o oxigênio natural – seu trabalho é acima de tudo um manifesto solitário e solidário. O vídeo éO Poeta dos Vestígios”:

Fotografia: Walter Carvalho
Produção: Carla Niemayer
Narração: Paulo José
Texto e Roteiro: João Moreira Salles
Direção: Walter Salles Jr.

Krajcberg é um artista ecologista, uma alma andante em busca de imagens e arte através das raízes e troncos, sua expressão maior. Parte em defesa da Floresta Amazônica e de seus predadores, fotografa o fogo e o que gera dele, denuncia o holocausto da destruição, tudo isso, serve de material e inspiração para suas obras. E o mundo se encanta e se rende a esse maestro das artes.
Descobriu os desenhos da terra e sentiu-a em sua grandeza, explora suas formas, brinca com suas cores, faz um pacto de transformação sem dor, respeitando seus mistérios.
Suas obras são valorizadas e bem cotadas no mercado de artes internacional.
É um gênio que consegue ver através da destruição a fonte de inspiração para a sua arte. A exposição tem atraído inúmeros visitantes que busca conhecer e rever a sua arte e tentar compreender, se é que é possível, a grandeza de uma mente tão brilhante e desprovida do medo e tão sedenta de amor à natureza. Imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário