segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

FILME / MOVIE: Um Conto Chinês / Un Cuento Chino

















                                                              
É uma comédia leve, divertida e sensível, com pinceladas dramáticas e baseada em fatos reais que conta a história de Roberto, encarnado por Ricardo Darín, veterano da guerra das Malvinas e Jun (Ignacio Huang), um chinês que foi parar em Buenos Aires, e por acaso, o destino fez a sua obra.

Somos apresentados a Roberto, homem honesto, solitário, mal humorado, metódico, cheio de manias, ferreiro de profissão, é dono de uma loja de ferragens e mora no mesmo local. Vive sua solidão de forma tranquila e o seu hobby preferido é recortar e colecionar notícias de jornais envolvendo mortes bizarras.  Dorme exatamente às 23:00 hs e passa o tempo contando parafusos.
Está tão envolvido em sua solidão que não percebe a presença de Mari, moça simpática e alegre  encarnada por Muriel Santa Ana que faz de tudo para chamar a sua atenção.

Até que um dia o destino bate em sua porta e por acaso, no aeroporto. Ele está se distraindo do lado de fora do seu carro, tomando uma cervejinha e observando os aviões, quando vê uma cena em que um chinês é vítima de um assalto por parte do motorista de um táxi ilegal e seus comparsas. O chinês mal consegue se comunicar, não tem dinheiro e está desesperado. Imediatamente Roberto presta solidariedade e a partir daí, tudo muda, se para melhor ou pior, só assistindo essa película engraçada e interessante que tem como ponto em comum na vida dos três, uma vaca.

Apesar das diferenças e dificuldades entre Roberto e Jun, visto que o primeiro mantém sua reclusão em casa e o segundo só quer encontrar seu tio, o único parente vivo, a narrativa passa a mensagem que a vida tem sentido, mesmo que o destino pregue suas peças de mau gosto, que é o sentido da solidariedade e do viver.

As cenas evoluem de forma lenta, os diálogos são amarrados de forma inteligente, toca o espectador em alguns pontos e o estimula a penetrar na vida de todos, torcendo para que consigam resolver a situação, já que nem o argentino fala chinês e nem o oriental fala espanhol. Que situação! Como resolver tal impasse?

Ponto para o ator argentino Ricardo Darín que transforma o rabugento e mal humorado Roberto em um homem carismático e engraçado e a competência de Huang que para falar, utiliza das mais diversas expressões faciais.

É mais uma jóia de qualidade do cinema argentino. Muito legal, vale a pena conferir. A direção é de Sebastián Borensztein. Argentina / Espanha / 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário