sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

FILME / MOVIE Uma Loura por Um Milhão / The Fortune Cookie

















É uma comédia leve que narra a história de dois cunhados, Harry Hinkle (Jack Lemmon) e Willie Gingrich (Walter Matthau), ou seja, um câmera de televisão e um advogado de caráter duvidoso.

Vamos conhecendo a personalidade de Harry, honesto, bom caráter, cinegrafista, mas sem muita sorte na vida. Foi abandonado pela mulher Sandy (Judi West), ambiciosa e safada que tenta a vida como cantora, mas sem ter sucesso. Trabalhando como cameraman da CBS na cobertura de um jogo de futebol americano, sofre um acidente, desmaia, fica ferido e vai parar inconsciente no hospital. O acidente foi provocado pelo astro do futebol do Cleveland Browns, Boom Boom Jackson, que sente-se culpado e começa a dar apoio e assistência a Harry.

Aí entra Willie, advogado espertalhão, pouco confiável e desprovido de moral, vê no acidente uma oportunidade de ganhar dinheiro e propõe a Harry que finja ter sofrido lesões muito sérias para receber uma boa indenização. 
Inicialmente Harry até tenta escapar do esquema da fraude, mas acaba concordando em fazer o jogo, desenrolando várias sequências de situações engraçadas.

O filme é dividido em capítulos e o detalhe interessante vem por conta do cunhado picareta que leva para o hospital uma comida chinesa, com um biscoito da sorte que é exatamente o nome do capítulo  O Biscoito da Sorte, The Fortune Cookie, o título original do filme. A mensagem que vem do papelzinho é a frase de  Abraham Lincoln "Você pode enganar todas as pessoas durante algum tempo, você pode até enganar algumas pessoas todo o tempo, mas não conseguirá enganar todos o tempo todo".

O filme agrada e abusa de diálogos inteligentes e sarcásticos. Esse foi o primeiro trabalho dos doze filmes estrelados pela dupla cômica Lemmon e Matthau, parceria que rendeu ótimos frutos. Nesse, especificamente, Walter ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
A direção é de Billy Wilder / EUA /1966.




Nenhum comentário:

Postar um comentário