quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Filme / Movie: Gonzaga - De Pai pra Filho




É a cinebiografia de dois inesquecíveis ícones da Música Popular Brasileira Luiz Gonzaga (1912-1989), conhecido como o Rei do Baião e seu filho Gonzaguinha (1945-1991) que juntos protagonizaram uma vida com muitas histórias para contar e chorar.

É a trajetória da vida do sanfoneiro Luiz Gonzaga, nascido na cidade de Exu, interior de Pernambuco que sai do lugarejo em busca de novos horizontes e melhores condições de vida. Na virada do destino, conhece Odaléia, encarnada por Nanda Costa e como fruto de uma relação conturbada, nasce Gonzaguinha.

O então Gonzagão pensando em dar uma vida decente e um futuro tranquilo para o menino, entrega-o aos cuidados de amigos no Rio de Janeiro e sai em busca do sucesso.

A distância dificultou a relação e compreensão entre ambos, potencializada pela forte personalidade dos dois e a narrativa com muita propriedade se baseia nessa relação conflituosa entre pai e filho que durou praticamente a vida inteira para revelar as feridas mal curadas de um amor incompreendido e sofrido.

O espectador embarca e se comove com a vida embaraçada dos personagens sem emitir julgamento, apenas tenta compreender os problemas e os dramas individuais que compõem a história.

No filme, Luiz Gonzaga é encarnado por três atores nas suas diferentes fases de vida: Land Vieira (dos 17 aos 23 anos), Nivaldo Expedito de Carvalho, o Chambinho do Acordeon (dos 27 aos 50 anos) e Adélio Lima (aos 70 anos). Apenas os dois últimos tem origens artísticas na música. E Gonzaguinha é interpretado com habilidade e desenvoltura por Júlio Andrade na fase adulta.

O longa agrada e emociona o espectador, que sem querer, acaba tornando cúmplice de duas histórias sofridas e desencontradas. Vale a pena conferir.

A direção é de Breno Silveira, lê-se "Dois Filhos de Francisco". Brasil/2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário