segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A Inspiração do Pastel de Santa Clara


Foto/Imagem: Divulgação


Um dos mais conhecidos e tradicionais doces de origem portuguesa, o Pastel de Santa Clara, tem suas raízes no convento de mesmo nome, Santa Clara-a-velha, na região de Coimbra.

O convento do Séc. XIII, já abrigou rainhas e traz em sua história a época em que as claras dos ovos eram usadas para engomar tecidos e as freiras inventavam receitas usando as gemas dos ovos, criando entre elas, o Pastel de Santa Clara.

A arte da doçaria levou as freiras a venderam aos estudantes da Universidade de Coimbra, tornando popular na região.

Atravessou fronteiras com a vinda dos portugueses para o Brasil trazendo na bagagem a tradicional receita.  É bastante apreciado não só em Portugal, como em outros lugares do mundo.

Vale lembrar que doçaria conventual os doces são confeccionados nos conventos, caracterizados por serem, na sua maioria, compostos por grandes quantidades de açúcar e gemas de ovos.

A receita é feita basicamente de farinha de trigo, manteiga e água, o que dá um sabor delicado e uma textura leve e folhada.

O recheio é uma mistura de doce de ovos e amêndoa e pode ser apreciado em outros sabores, como goiaba e nozes. De formato variado, pode ser meia-lua, estrela, coração e outras formas e tamanhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário