quinta-feira, 17 de novembro de 2011

FILME / MOVIE: Medianeras / Medianeras - Buenos Aires na Era do Amor Virtual













É uma comédia deliciosamente inteligente, criativa e bem humorada que se passa em Buenos Aires e traça três paralelos que se distinguem entre si, mas que fazem conexão entre a vida de dois vizinhos que não se conhecem e tem muita coisa em comum, a arquitetura das grandes cidades e a vida urbana moderna.

Aos poucos vamos conhecendo Martin (Javier Drolas), rapaz solteiro, designer de sites, aficionado e dependente de computador, vive plugado em sites de relacionamentos e faz sua vida em cima da Internet, desde os pedidos de comida até as mais variadas compras.

E Mariana (Pilar López de Ayala ), arquiteta, trabalha como vitrinista, ou seja, monta e veste os manequins para decorar a vitrine de uma loja de roupas. Ah! tem fobia por elevadores, o que transtorna sobremaneira a sua vida, sem esquecer também que está saindo de um relacionamento de quatro anos.

E o outro personagem é a própria cidade e sua arquitetura, dentro do contexto urbano é projetada , delineada e construída para que as pessoas vivam afastadas e em isolamento, como as medianeras, título também do filme.

A história é simples, montada em cima desses jovens solitários que moram bem próximos, mas nunca se encontram e tem como pano de fundo a vida moderna de uma grande cidade, responsável pelos problemas dos dois, daí, o espectador viaja na esperança de que algo de bom aconteça entre eles e que possam juntar as solidões e compartilhar os sentimentos e dificuldades juntos.

O filme agrada muito, é divertido, atual e se inspira na solidão intrínseca do ser humano, principalmente nessa era virtual, além dos belos passeios por Buenos Aires com sua arquitetura cheia de irregularidades estéticas.

A direção e o roteiro são assinados por Gustavo Taretto. ARG / ESP / ALE / 2011. Trilha sonora incrível. Ganhou os Prêmios de Público da Mostra Panorama do Festival de Berlim e no recente Festival de Gramado. Sucesso de crítica / 2011. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário