terça-feira, 8 de novembro de 2011

FILME / MOVIE A PELE QUE HABITO / LA PIEL QUE HABITO















FOTO DE ALMODÓVAR E BANDERAS NO SET DAS GRAVAÇÕES


É um drama psicológico com elevada carga de suspense que envolve a vida de Robert Ledgard encarnado por Antonio Banderas, um cirurgião plástico conceituado e respeitado na comunidade científica e dono de uma clínica que abriga em sua mansão situada nos arredores da cidade e que é palco de curiosos experimentos científicos.

O roteiro é dividido estrategicamente em três atos de forma linear que alimenta a boa estrutura da narrativa e tudo começa quando Robert quase perde a sua mulher queimada em um acidente de carro e para tentar salvá-la ele passa a fazer experimentos com o objetivo de criar uma nova pele mais resistente e que é um verdadeiro escudo contra qualquer agressão.

Nesse contexto, vamos conhecendo a psiquê de Robert como médico e como pessoa e descobrindo os seus segredos e consequentemente buscando entender as causas que o levaram a ter esse tipo de comportamento.

E vamos penetrando nesse mundo doentio através da morte da sua mulher que desistiu de viver e então a filha adolescente Norma (Bianca Suárez) passa a ter sérios problemas psicológicos ao presenciar o incidente com a sua mãe.

Um certo dia, durante uma festa na casa de amigos, Norma sofre uma tentativa de estupro, ou digamos assim, uma investida mais avançada de um rapaz que também estava na festa, o que piora o seu estado e fica internada numa clínica psiquiátrica para tentar se recuperar, mas acaba se suicidando.

As angústias dos acontecimentos que abateram sobre sua filha, fizeram Robert ir em busca do rapaz responsável pelo ocorrido, decide mantê-lo preso em cárcere privado e começa a desenvolver um série de experimentos até o transformar em um ser totalmente novo. É aí que entra Vera (Elena Anaya) que passa a ser objeto de trabalho e cobaia humana do médico ao servir de experimento para a construção de uma nova pele sintética perfeita e mais resistente, fica prisioneira 24 hs na mansão, sendo atendida por Marília (Marisa Paredes). A partir desse ponto passam-se seis anos da vida dos personagens e as transformações ocorridas durante esse tempo e como elas chegaram até onde estão, desencadeando uma sequência de cenas ousadas e cruéis.

O filme experimenta uma temática diferente e curiosa, é envolvente, surpreende e prende a atenção do espectador do começo ao fim e penetra em um mundo cheio de mistérios, desenrolando uma trama ousada e focada na imprevisibilidade de seus personagens, o que gera uma certa dificuldade de definir o gênero terror ou suspense.

Uma das características fortes do filme é a tendência a não explicação e tecnicamente investe na clausura dos ambientes. Ponto para atuação de Banderas como o cirurgião pois sabe dosar os diferentes tons na trama induzindo o espectador a dúvida se realmente é patológico ou por simples vingança.

A trilha sonora é de Alberto Iglesias que pontua habilmente os momentos de tensão e o roteiro é de Pedro Almodóvar e Thierrry Jonquet. A direção é assinada pelo próprio Almodóvar.
Espanha / 2011.

Curiosidades:
1)O filme é baseado no romance “MyGate” de Thierry Jonquet que também assina o roteiro e o figurino é assinado por Jean Paul Gualtier. O orçamento ficou em torno de 13 milhões de euros.

2) A parceria de Almodóvar com Antonio Banderas começou em 1990 com o filme Áta-me e desde então tem colhido bons frutos.

Um comentário:

  1. Sinopse interessantíssima... Nos instiga a querer assistir ao filme, Deixando no ar aquele sabor de quero mais...

    Parabéns Leyla!
    Queremos mais! :)

    ResponderExcluir