terça-feira, 29 de novembro de 2011

FILME / MOVIE: Orgulho e Paixão / The Pride and The Passion






É uma história dramática que tem como pano de fundo a varredura que as tropas de Napoleão estão fazendo na Europa e a Espanha é a próxima a ser invadida.  Nesse contexto estão dois homens, um bravo guerreiro e um oficial inglês na disputa pelo amor de uma bela e sensual mulher encarnada por Sophia Loren.

Lá pelos idos de 1810, as tropas de Napoleão avançam pela Espanha, o que obriga ao exército espanhol a recuar e se desfazer de um canhão gigante que pesa 7 toneladas. Os ingleses também querem o dito cujo e enviam para a missão o capitão britânico Anthony Trumbell (Cary Grant) que ao chegar depara-se com o equipamento semidestruído e largado em um vale. O oficial precisa do canhão para levá-lo até Santander, mas para isso, necessita da ajuda do líder espanhol Miguel (Frank Sinatra), homem valente e corajoso que está disposto, juntamente com mais 200 guerrilheiros, içar e consertar o canhão para atacar o exército de Napoleão usando como barreira os muros de Ávila, de ocupação francesa. Mas devido a falta de armamentos para a façanha, Miguel precisa confiar no oficial naval Trumbell.

Nesse ínterim, Miguel muda de ideia e diz que irão para Ávila onde está o quartel general francês na Espanha. Depois de discordâncias, Trumbell  finalmente concorda, apesar de ser um percurso de mais de 1000 km. No trajeto, ele começa a se sentir atraído e se apaixona por Juana, então namorada de Miguel.  Internamente começa uma forte atração entre os dois, o que gera ciúmes e trava um conflito entre os dois homens.

Aliados no campo de batalha, eles travam uma batalha ainda pior e mais dolorosa que é a disputa pelo amor de Juana.

É um clássico e uma super produção dos tempos de guerra. A direção é de Stanley Kramer. EUA / 1957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário