terça-feira, 11 de agosto de 2015

“John Lennon em Nova York – Os Anos de Revolução” de James A. Mitchell




O jornalista americano James A. Mitchell lançou a biografia ilustrada de um dos mitos mais adorados do Sec. XX, o ex-Beatles, John Lennon.

Foto/Imagem: Divulgação

A obra intitulada John Lennon em Nova York – Os Anos de Revolução fala sobre os anos que Lennon morou em Nova York e o seu papel nos movimentos políticos e sociais da época.

Dividido em sete capítulos, as histórias são exploradas através de depoimentos de pessoas que conviveram com ele.

Começa depois da separação da banda inglesa The Beatles, quando Lennon e Yoko mudaram-se para Nova York e o seu ativismo político de esquerda ganhou mais força. Ele se voltou contra o conservadorismo e sofreu perseguição do governo do então presidente americano  Richard Nixon.

O ativista Yippie Lennon se engajou na libertação do também ativista radical John Sinclair, que fora condenado a 10 anos de prisão por porte de dois baseados de maconha. Apesar de perseguido, John conseguiu fazer um show em 1971 com direito a uma música de sua autoria, dedicada a Sinclair, que entoava “let him be, set him free”. Dois dias depois, devido ao apelo midiático , Sinclair foi libertado.

O livro relembra a banda americana Elephants Memory, formada por Stan Bronstein, Rick Frank, Gary Van Scyoc, Adam Ippolito, Michel  Shapiro e Wayne Tex Gabriel. Os elefantes eram considerados uma banda do underground nova-iorquino, que não durou muito, devido às questões da imigração de Lennon, a espera de uma resposta do governo do EUA. A parceria entre ele e a banda durou o ano de 1972 e um álbum “Sometime in New York City”, que não obteve o sucesso esperado.

O leitor e fã do ex-Beatles vai poder apreciar uma época pouco explorada do músico que conquistou o mundo.

Publicado no Brasil pela Editora Valentina. 248 páginas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário