quinta-feira, 27 de junho de 2013

FILME / CINÉMA: O Filho do Outro / Le Fils de l’Autre



É um drama emocionante que toca a vida de duas famílias, uma palestina e outra judia, que foram vítimas do destino ao terem seus bebês trocados na maternidade, tendo como pano de fundo as complexas questões árabe-israelense que refletem os conflitos e as dificuldades existentes entre dois povos bem diferentes.


Conhecemos Alon (Pascal Elbé) e a médica Orith (Emmanuele Devos) que após exames médicos de rotina para o ingresso do filho Joseph Silberg (Jules Sitruck) de 18 anos de idade no serviço militar em Israel, eles dão conta que o garoto não é filho biológico do casal. As investigações apontam para um erro do hospital, ou seja, os bebês foram trocados devido aos bombardeios ocorridos.


E do outro lado, na Palestina, vive o mecânico de automóveis Saïd (khalifa Natom), sua mulher Leila (Areen Omari) e seus dois filhos: Bilal (Mahmud Shalaby), militante da causa palestina e Yacine Al Bezaaz (Mehdi Dehbi), mora e estuda medicina na França e é o filho do outro (título do filme) que foi trocado.


A narrativa contagia pelo tom sério e ao mesmo tempo leve que conduz o drama familiar e os conflitos entre Israel e Palestina, evidenciando o importante papel das mães no processo de enfrentamento de suas dores e na busca de um novo caminho, especialmente para seus filhos.

O espectador é empático com os rapazes Joseph e Yacine, torce pelo fortalecimento da amizade entre eles, pela reconstrução de uma nova identidade e pela melhor escolha de cada um. 


Elenco afinado, roteiro bem construído e fotografia compatível com o tema. Vale a pena conferir.

O filme é dirigido por Lorraine Lévy. França / 2012.




Nenhum comentário:

Postar um comentário