quinta-feira, 13 de junho de 2013

FILME / MOVIE: O Que Traz Boas Novas / Monsieur Lazhar



O filme é um drama sensível e comovente que se passa numa escola para alunos pré-adolescentes no Canadá que após o suicídio da professora dentro da sala de aula, abre espaço para a contratação de um professor substituto.
Surge então, o imigrante argelino Bashir Lazhar encarnado por Mohamed Fellag que diante das circunstâncias dolorosas é contratado para preencher a vaga. O professor se depara com o choque cultural, o preconceito e as dificuldades em se adequar ao ensino moderno, visto que por aplicar uma metodologia pedagógica mais tradicional e antiga, revela seu lado mais conservador.
Segundo o mestre, Lazhar quer dizer “sorte” e Bashir é “o que traz boas novas” (expressão que dá nome ao longa), sugerindo que a medida que o tempo passa, Lazhar vai conquistando a confiança da turma, guiando as suas descobertas, confortando as suas dores e ensinando sobre a vida o que não se aprende em livros.
A narrativa é reflexiva. Sob o olhar de um estrangeiro, o espectador é convidado a questionar a pedagogia tradicional e observar valores sem emitir julgamento. A intenção é mostrar o drama, explorar as dores dos envolvidos e as feridas de um homem marcado pelo passado e pela solidão.
Palmas para as interpretações das crianças Émilien Néron e Sophie Nélisse que junto com o protagonista dá força a história.

O longa conquista a plateia pela simplicidade e sinceridade. Recomendado para todas as idades.
Adaptado da peça teatral de Evelyne de La Chenelière. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro / 2012. Escrito e dirigido por Philippe Falardeau. Canadá / 2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário