segunda-feira, 17 de junho de 2013

FILME / MOVIE: Amor Profundo / The Deep Blue Sea



É um romance intenso e profundo, ambientado em Londres, no período pós-guerra na década de 1950 que retrata o triângulo amoroso entre a esposa do juiz Hester Collyer (Rachel Weisz), o juiz Sir William Collyer (Simon Russell Beale) e o piloto aéreo atormentado pela guerra Freddie Page (Tom Hiddleston).

A narrativa cheia de sentimento e emoção conduz o espectador a penetrar num universo de encontros e desencontros, marcado pela aridez da vida, reflexões sobre decisões e escolhas, acertos e tentativas de consertos.

A protagonista dá o tom melancólico, sombrio e força na trama. Culta e inteligente, gestos e gostos refinados, sente-se infeliz e insatisfeita no casamento, abrindo espaço para um envolvimento extraconjugal com um homem instável emocionalmente e marcado pelos horrores da guerra. Apaixona-se louca e dolorosamente por ele, pagando um preço alto demais pela infelicidade e dependência absoluta de sua presença.


A relação entre Hester e Freddie marcada por tristezas e melancolias é o ponto alto da produção, que se esmera na impecável reconstituição da época, nas belas fotografias assinadas por Florian Hoffmeister pontuada pela trilha sonora de Samuel Barber.


As sequências das cenas são penetrantes, íntimas e silenciosas. A passagem do tempo favorece a compreensão do dilema amoroso penoso e difícil de uma personagem frágil, mas ao mesmo tempo forte e decidida. O espectador se envolve no drama complexo e denso delineado por uma aventura passional e sem controle. 

O longa é baseado na peça homônima do dramaturgo inglês Terence Rattigan (1911-1977). Dirigido pelo britânico Terence Davies.  EUA / Reino Unido / 2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário