quarta-feira, 8 de junho de 2011

FILME CAMINHO DA LIBERDADE / THE WAY BACK







Magnífico. O ponto de partida é a Polônia de 1940, devastada pela guerra e dividida entre as forças de Hitler e de Stalin, onde a insegurança social e política assumem o controle e traça o pano de fundo para a história do jovem polonês Janusz (Jim Strrgess) que é denunciado por espionagem pela própria esposa e é condenado e enviado para a Sibéria para trabalhos forçados em condições subhumanas. Mas  o espírito de determinação e de liberdade nunca o abandonou, fazendo com que se articule com outros companheiros de cela para a mais tensa, corajosa e dramática aventura - a fuga.
As cenas ganham peso quando Janusz e os companheiros conseguem fugir do campo de concentração e se veem na mais desoladora e gélida paisagem. Ida sem volta, só resta uma única solução: caminhar, caminhar. caminhar ...  são mais de 6.400 km, uma luta incessante e cruel pela sobrevivência.
O filme é tocante e comovente.  O enredo desenvolve uma gratificante amizade, companheirismo e interdependência entre os 7 homens.  No decorrer das cenas, vidas vão sendo encerradas, mas o objetivo único é a própria sobrevivência.  Eles juntos lutam desesperadamente contra o frio e o gelo mortífero, o sol causticante dos desertos, a fome, a sede, o medo, o esgotamento emocional, o sentimento de derrota, mas acima de tudo, demonstra que a lição mais importante é a luta, a persistência, a determinação, a amizade e a lealdade.
As fotografias são belíssimas, incluindo locações na Índia, Marrocos, Austrália e Bulgária.    
Vale ressaltar as maquiagens nas cenas de calor intenso nos desertos, a dor e a insolação estampados nos rostos de cada um e as excelentes atuações de Colin Farrell e Ed Harris, desempenhando toda uma dramaticidade que as cenas exigiram.
Curiosidades: 
1-Baseado no livro The Long Walk: The True Story of a Trek to Freedom, publicado em 1956, onde o tenente polonês Slanovir Rawicz escreve sua própria história. Capturado pelos russos e condenado por espionagem durante a 2ª Guerra, foi enviado para um campo de concentração na Sibéria, onde conseguiu escapar.O livro virou roteiro cinematográfico pelo documentarista Keith R. Clarke e o filme assinado pelo australiano Peter Weir, diretor de Sociedade dos Poetas Mortos / O Ano que Vivemos em Perigo / O Show de Truman.
2- Foi um fracasso de bilheteria nos EUA, não chegou a faturar US$ 3 milhões.
Enfim, o filme é imperdível e é para ser visto e revisto nas telonas.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário