segunda-feira, 20 de junho de 2011

FILME A Minha Versão do Amor / Barney's Version








É um enredo com narração retrospectiva para contar a história de Barney Panofsky (Paul Giamatti) que está na faixa dos 60 anos e resolve contar a "sua versão" dos fatos de sua vida. O produtor de televisão da "Totalmente Inútil Produções" tem um temperamento difícil e uma vida marcada por sucessões de tropeços, fracassos, instabilidades emocionais, passos em falso, dentre outras intempéries, vê-se ora como vítima, ora como executor de atos "condenáveis", ou não?
Bem, passeando pela vida amorosa de Barney, conhecemos a sua primeira mulher, uma artista hippie, neurótica e depressiva que acabou se suicidando. O segundo casamento foi marcado pelo fato que na hora da festa, ele conheceu e se apaixonou por uma outra mulher, deixou a recepção para perseguir até o trem e não mais a tirou da cabeça. Até que aos poucos foi se desligando da segunda esposa até, finalmente, conseguir casar com Miriam (Rosamund Pike) que se tornaria a terceira esposa e realmente a que ele amou até o resto de sua vida e com quem teve 02 filhos. Mas, quando o casamento também entra em crise e Miriam vai passar alguns dias com o filho e volta para casa, descobre que Barney teve uma pequena aventura extra conjugal, não se conforma e pede a separação. Barney fica enfurecido, resiste ao divórcio, mas acabam concordando.
O tempo passa, Miriam casa com outro e Barney começa o processo de demência senil, levando o espectador a perceber que esta última esposa foi o único amor da vida dele. Nessas passagens de tempo, o grande amigo Boogie (Scott Speedman) morre e ele é acusado da morte. Após 30 anos, o fato é esclarecido e finalmente as suspeitas sobre Barney são arquivadas.
É um drama de humor melancólico.
O ator Paul Giamatti atualmente é um dos mais requisitados de Hollywood, devido aos tipos que encarna suscetíveis a fracassos, fraquezas, incertezas, hesitações, enfim, personagens que se identificam com o espectador.
Vale ressaltar o excelente desempenho, como sempre, de Dustin Hoffman, já envelhecido e como pai de Barney e um ex policial  de tipo bem vulgar e dotado de muita esperteza.
Paul Giamatti foi o ganhador d última edição do Globo de Ouro.
A direção é de Richard J. Lewis / Canadá / Itália / 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário