terça-feira, 28 de junho de 2011

FILME Potiche - Esposa Troféu / Potiche










É uma comédia sem romantismos, atual, para todas as épocas, é o retrato de um tempo ilustrando a emancipação feminina dos anos de 1977, precisamente. A história passa em uma província francesa onde mora uma dedicada mãe e dona de casa Suzanne Purjol (Catherine Deneuve), esposa burguesa, dependente e submissa ao marido autoritário e ditador Robert Pujol (Fabrice Luchini). Até que um dia, o mesmo adoece e ela tem que assumir o comando da fábrica de guarda-chuvas, herdada do pai dela. É aí que começa a virada da personagem, com sua capacidade de trabalho e dom para administração, ela adota medidas que conseguem alavancar as vendas e as exportações e “quebrar” o clima de greves e guerra que os empregados vinham enfrentando na antiga gestão.
Depois de um tempo, Robert retoma ao trabalho, mas aí tudo muda, já foi plantada a semente do trabalho feminino, da igualdade e da liberdade. Suzanne não se sente mais a esposa troféu, a esposa bela que decora, mas não emite opinião, não admite mais as traições do marido e quer ser produtiva, para isso, depois que perde a presidência da fábrica, investe na política, tornando deputada.
É um filme que trata dos universos masculino x feminino, do machismo do homem, do papel da mulher no mundo do trabalho, enfim, questões que podem ser analisadas e reformuladas – é isso que a personagem faz, combate a relação submissa e subserviente e contribui para o feminismo ganhar espaço.
Destaques para as atuações de Catherine Deneuve, ícone do cinema francês, sempre bela e elegante e Gérard Depardieu como o prefeito. Dobradinha perfeita.
A direção é de François Ozon. França / 2010
Sessão pipoca alegre e divertida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário